Quer ter uma experiência diferente em Paris? Vá para o cinema.
“Minuit à Paris”, o novo filme de Woody Allen que abriu o Festival de Cannes no último dia 11 de maio, é uma declaração de amor à cidade. O filme é recheado de imagens lindas e evoca o imaginário que se formou através da literatura, da música, das artes plásticas e do próprio cinema ao longo dos anos.
Para os parisienses, pode ser uma sucessão de clichês. Para os turistas que estão em Paris, uma experiência absolutamente mágica.
O filme fala de um roteirista americano, bem sucedido em seu país, que chega à cidade com a família de sua futura esposa. Ela veio fazer as compras ‘chics’ pré-casamento. A ele interessa um outro lado da cidade. Frustrado com o métier hollywoodiano, ele sonha em morar em Paris para terminar de escrever seu livro, inspirado pelos artistas que povoam suas memórias e pelo clima festivo da cidade pós Primeira Guerra. Quem nunca sonhou em estar na Paris dos anos 20 e se encontrar com Picasso, Dali, Buñuel, Hemingway, Scott e Zelda Fitzgerald na casa de Gertrude Stein?
Mais não conto, mas quando saí do cinema, emocionada e feliz, tive a inesquecível sensação de estar entrando no próprio filme. Um ‘Rosa Púrpura do Cairo’ às avessas.
“Minuit à Paris” está sendo exibido em 32 salas de cinema na cidade, mas se você for ao UGC Danton (99, Boulevard Saint-Germain), ainda verá a fachada do cinema passando dentro do filme. Ficção ou realidade?
Veja o trailler aqui: http://www.festival-cannes.fr/pt/mediaPlayer/11018.html
Artigo de autoria de Kátia Becho
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
150 Comentários
Beth
Eymard
“Se você tiver a sorte a sorte de ter vivido em Paris quando jovem, não importa por onde ande pelo resto de sua vida, leva isso junto, porque Paris é uma festa ambulante. ” Ernest Hemingway.
Essa sorte eu e Dodô tivemos, risos.
Agora, só resta ver o filme!
Abs nostálgicos…
Aurea Costa
Fiquei com pena quando o filme terminou! O personagem Gil convivendo com todos aqueles personagens e eu revendo cada lugar conhecido.! Mas meu lugar e tempo é aqui mesmo, hoje e em Fortaleza! Ótimo filme!
SueliOVB
Simplesmente adorei o filme!
Tudo, tudo mesmo e digo a vocês que a Carla não faz apenas uma breve aparição. E ela está muito bem.
Ludwig, levanta, sacode a poeira e dá volta por cima… Pensei em você durante o filme e em muitos outros participantes do CP.
Adriana Pessoa e Jorge Fortunato, o fim do filme foi feito para nós.
eymard
Ludwig e Suely, estou indo hoje! Ingressos comprados. Que bom que voces gostaram. Bateu com o que eu havia dito antes sobre W.A e seus filmes. Ludwig, ainda bem que voce pagou para ver e ainda saiu com um “sorriso” do cinema. Ja valeu. Abs.
Beth: voce tem que ir com o Dodo e depois fala pro Dodo escrever algo…será ótimo ler a critica de Dodo.
Ludwig Wallerstein Neto
É exatamente isso, um filme leve, que mostra a linda Paris!
Não sou fã de carteirinha de Woody Allen, mas “este filme” me fez sair com sorriso nos lábios, coisa que estou precisando demais, até porque, mesmo após uma viagem de 32 dias pela Europa, meu casamento acabou e dormir bem e sorrir, para mim, ultimamente, tem sido raro…
conexaoparis
Ludwig
Fica triste não, faz outra viagem, desta vez somente Paris. Vai sorrir de novo.
Suely
Oi Beth
Vá ver depois nos conte se gostou.
Abs.
Beth
suely
Eu ainda não vi o filme!
Mas já estou com um sorriso nos lábios…
Abs.
Suely
Eu também acabei de assistir o filme e gostei bastante.
Não esperem muita ação nem muitas surpresas,mas é bem interessante é um filme leve e pra nós que amamos Paris é muito bom rever todos os lugares e personagens da história que tanto admiramos.Saímos do cinema com um sorriso nos lábios…
Recomendo também…
Ludwig Wallerstein Neto
Gente,
Acabei de assistir e simplesmente AMEI!!!
Recomendo demaaaaais.
Ludwig
Beth
Katia
Esse filme está me parecendo cada vez mais interessante!
Não vejo a hora de assistir.
Abs.