Quer ter uma experiência diferente em Paris? Vá para o cinema.
“Minuit à Paris”, o novo filme de Woody Allen que abriu o Festival de Cannes no último dia 11 de maio, é uma declaração de amor à cidade. O filme é recheado de imagens lindas e evoca o imaginário que se formou através da literatura, da música, das artes plásticas e do próprio cinema ao longo dos anos.
Para os parisienses, pode ser uma sucessão de clichês. Para os turistas que estão em Paris, uma experiência absolutamente mágica.
O filme fala de um roteirista americano, bem sucedido em seu país, que chega à cidade com a família de sua futura esposa. Ela veio fazer as compras ‘chics’ pré-casamento. A ele interessa um outro lado da cidade. Frustrado com o métier hollywoodiano, ele sonha em morar em Paris para terminar de escrever seu livro, inspirado pelos artistas que povoam suas memórias e pelo clima festivo da cidade pós Primeira Guerra. Quem nunca sonhou em estar na Paris dos anos 20 e se encontrar com Picasso, Dali, Buñuel, Hemingway, Scott e Zelda Fitzgerald na casa de Gertrude Stein?
Mais não conto, mas quando saí do cinema, emocionada e feliz, tive a inesquecível sensação de estar entrando no próprio filme. Um ‘Rosa Púrpura do Cairo’ às avessas.
“Minuit à Paris” está sendo exibido em 32 salas de cinema na cidade, mas se você for ao UGC Danton (99, Boulevard Saint-Germain), ainda verá a fachada do cinema passando dentro do filme. Ficção ou realidade?
Veja o trailler aqui: http://www.festival-cannes.fr/pt/mediaPlayer/11018.html
Artigo de autoria de Kátia Becho
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
150 Comentários
EduLuz
Eymard, já que toda unanimidade é burra, deixa eu ficar do lado do Ludwig.
Também não sou muito fã do Woody, não. Acho que ele está fazendo um belo “merchã” ao fazer filmes em belas cidades mundo afora.
O que demonstra que inteligente ele é e bastante.
Ainda bem que ele parou um pouco com aquela mania de ser o galã do próprio filme!! 🙂
Abs a todos.
mirelle
Ah Eymard, eu aprendi a gostar muito desse tipo de filme morando aqui na FR, o cinema francês é assim, bons roteiros, historias do cotidiano, com dialogos e atores interessantes, sem muita picuinha. O que nao gostei no Minuit à Paris foi justamente a falta de muitas dessas coisas. Os dialogos sao previsiveis, chatinhos, eu ja sabia o que ia aconyecer no final o filme todo, e isso pra mim é meio chato. Acho justamente que Woody Allen pecou por cair fazer um filme que qq um faria. Tirando os cenarios (que sao realmente indos), nao sobrou muita coisa nao. Quer dizer, a ideia do roteiro até que é bem boa, mas achei bem chato, sem falar que o casalzinho americano é muito fraco. rs
Pra quem esta querendo saber da CArla Bruni, ela faz uma pequena participação de alguns segundos com no maximo 5 falas, coisa de marketing, so pra aparecer no filme e trazer espectadores pras salas do cinema mesmo…
Juliana, sobre roupas, venha com o que vc quiser! Não tem essa de short ou saia curta nao, as francesas ( principalmente as mais jovens, claro) usam e abuso dos micro shorts e micro vestidos no verão, ngm vai implicar (a nao ser que seja um lugar mais chique, durante a noite mesmo), mas pra bater perna, fique beeeeem a vontade!!!!
beijos!
Jane
Lina,
…só depois, percebi que o artigo é de autoria de Kátia Becho.Sinceramente, parecia você falando…
Abs
Ludwig Wallerstein Neto
Eymard,
É isso aí! Concordo 100% com você!
Abraço,
Ludwig
Beth
Madá
Concordo com vc!
Eu acho que shorts e bermudas são roupas confortáveis para usar na beira do mar…
Paris é uma cidade européia, mais conservadora e sem praia!
A não ser aquela do Sena, risos.
Eu prefiro andar por Paris e qualquer outra capital européia de forma mais adequada.
Madá
Isabel, também engrosso o coro de nao vi e ja gostei. Só de ter Paris no cenário ja incentiva. Custo a crer que não há um diálogo que surpreende, as sacadas que o Eymard menciona.
Juliana, acho que não há proibições desse tipo, mas sugiro vc trocá-los por saias/vestidos que podem ser curtos e leves. Já tivemos uma discussao dessas por aqui. Na minha opinião, vai chamar a atenção se vc nao for muito jovem. Porém, fica a cargo de cada uma. Eu ja me senti mal por chamar a atencao na rua pelo fato de eu estar de bermudas. Enquanto aqui no Rio as mulheres de 80 usam bermudas e as de 40 usam shorts, não vejo o mesmo em Paris (ou mesmo em outras cidades tipo Barcelona, Milao). Porém, muitas americanas usam shorts/bermudas em qualquer idade na Europa.
Juliana
lina, preciso de uma ajuda, vou a paris em junho, e queria saber se posso usar shorts e bermudas pra sair durante o dia em museus, e etc. ou se tem lugares que nao deixam entrar vestido dessa maneira…
Andrea Defanti
Será que o filme ainda estará em Paris no mês de Agosto?…gostaria de assistí-lo lá…
Isabel A
faço coro com “não vi e já gostei”. ultimamente ele tem feito filmes mais leves, o que não quer dizer menos inteligentes. woody allen e paris são tudo de bom.
Jane
Lina
Gosto tanto quando você relata nas publicações suas vivências e percepções…gosto de sentir você presente nas palavras e imagens.
Abs
conexaoparis
Jane
Pois é, o texto é da Kátia, uma grande amiga.