O restaurante Mini Palais, situado no Grand Palais, faz parte da minha lista de restaurantes preferidos em Paris. Sabia os motivos lendo o artigo.
Estamos continuamente testando os novos restaurantes parisienses para mantê-los informados dos endereços do momento.
Como reservo meu tempo – e meu orçamento – para conhecer as novidades, tenho uma lista pequena dos preferidos onde volto com prazer.
Um deles, é o Mini Palais que se encontra no Grand Palais.
Adoro este restaurante. Em termos puramente gastronômicos, não é o melhor de Paris. Mas se reunirmos todas as variáveis, ele se torna, para mim, um dos melhores.
Os motivos
Primeiro, a localização. Ele se encontra no interior do maravilhoso Grand Palais. Uma das suas janelas, à esquerda, logo na entrada, dá acesso aos nossos olhares à grande nef deste monumento. Ele está localizado entre a ponte Alexandre III, para muitos, a mais bonita da cidade, e a avenida Champs Elysées. Quer dizer, ao sair do restaurante você está em uma das áreas mais bonitas de Paris.
Para aqueles que estão aqui por poucos dias, muito melhor um endereço bem localizado do que atravessar a cidade para conhecer um bistrô – mesmo excelente – perdido em bairros afastados.
Segundo, ele é dirigido pelo grande chef Éric Frechon. O Mini Palais não está à altura do restaurante gastronômico de Fréchon, mas sua cozinha é muito gostosa e executada com excelentes produtos. Aliás, a gougère servida imediatamente, à título de amuse bouche, é famosa. Ela se tornou “a gougère do Mini Palais”, um mito. Veja a receita no final do artigo.
Terceiro, o restaurante é amplo e confortável.
Sua varanda, nos dias quentes, é deliciosa. O atendimento é sorridente, gentil, descontraído. Como a gougère desaparece assim que é servida, pedimos outras e fomos prontamente atendidos.
E para terminar, o Mini Palais fica aberto de 10h da manhã até meia noite todos os dias da semana. Neste endereço podemos pedir refeições rápidas fora dos horários do almoço e do jantar, tomar somente um chá ou uma coupe de champagne no final da tarde ou prever um jantar romântico na varanda.
Fomos ontem, domingo. Estávamos acompanhadas por uma amigo querido e pela simpatissíssima Consuelo Blocker.
Um momento perfeito.
Nosso pedido foi:
- Noix de coquilles Saint-Jacques poêlées, purée de céleri au lait de coco, 35 euros. Saint Jacques com pirê de céleri e leite de coco.
- Rouget et calamars cuits au jus de poissons de roche, pomme de terre grenaille, 32 euros. Peixe rouget e lulas cozidas no suco de peixes, batatas assadas.
- Filet de boeuf poêlé, jus de cresson au beurre noisette, purée de Ratte, 33 euros. Filé de boi com suco de cresson e pirê de batatas.
- Ravioles de ricotta, beurre de sauge et copeaux de Parme, 18 euros. Raviole de ricotta, manteiga perfumada com sauge e presunto parma.
- E o seu delicioso, baba au rhum, como sobremesa.
Receita da famosa gougère do Mini Palais: 10 cl de leite, 5 cl de creme de leite, 50 gr de farinha de trigo, 40 gr de manteiga, 15 gr de comté (queijo) ralado, 1 ovo, 2.5 gr de açúcar, uma pitada de sal e de flor de sal. Na panela colocar o leite, o creme de leite, o açúcar, o sal, a manteiga e deixar ferver até que a manteiga se derreta. Tirar do fogo e acrescentar a farinha e mexer vigorosamente com uma espátula. Voltar com a panela para o fogo baixo durante 2 minutos mexendo sem parar. Acrecentar o ovo e cozinhar ainda 1 minuto. Terminar com o queijo ralado e a flor de sal. A massa deve ser homogênea. Pré aquecer o forno a 200 graus. Colocar a massa em forminhas de muffins e deixar assar durante 15 ou 20 minutos. Servir as gougères mornas.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
12 Comentários
VERIDIANA
BOA TARDE,,, GOSTARIA DE SABER SE CONSIGO, E ONDE, FAZAER UMA RESERVA NESSE RESTAURANTE, NO REVEILLON/2019.
OBRIGADA
Rodrigo Lavalle
Veridiana, ainda está muito cedo para fazer reservas para o réveillon, de qualquer forma, as reservas são feitas pelo telefone: +33 01 42 56 42 42
Ludmila
Há necessidade de comprar ingresso para o Grand Palais para poder almoçar no Mini Palais? Merci!
Rodrigo Lavalle
Ludmila, não. O restaurante tem entrada independente.
Abraços.
marcia
o atendimento foi correto e atencioso, quase caloroso. A Pavlova de sobremesa foi uma experiência positiva. Obrigada pela indicação
Julia tortima
Excelente programa depois de ver as exposições no Grand Palais.
Consuelo
Cara Lina, que honra e enorme prazer foi almoçar com todos!! Gastronomia, beleza e ótimas risadas!! Foi tão bom! Obrigada!! E também pela menção no teu blog! bjs Consuelo
Barbara Mendes
Excelente dica! Com certeza iremos em março! Conexão Paris ocupando quase 90% do meu roteiro! Muito show!
eymard
Tambem conferimos o Mini Palais, após visita ao Grand Palais (programa completo). Comeria as gougeres em quantidades absurdas, como diz um conhecido jurado brasileiro. Atendimento e serviço corretos. Boa carta de vinho. Combinação do menu do dia a preço justo para o local e serviços.
rita gomes
– estive no Mini Palais e adorei. recomendo!!!
Rosangela Cardozo
Jantamos nesse restaurante no começo de dezembro de 2014, fomos muito bem atendidos apesar de ser tarde da noite e a cozinha já estava para fechar. Comemos maravilhosamente bem, mas infelizmente não nos serviram a famosa gougère. Sinto que preciso voltar!!!!
João Luiz
Almocei neste restaurante, em Setembro, realmente muito bom! Preços bastante acessíveis, pela qualidade da comida e do atendimento. Isto sem contar o lugar.