Mictório da discórdia na Ilha Saint Louis em Paris.
O assunto pode parecer fútil ou de mau gosto, para a Prefeitura de Paris a questão é essencial. Como impedir os “épanchements d’urine sauvages”. Dito em português, como impedir as efusões de urina selvagens pelas ruas de Paris?
Várias soluções foram testadas e algumas deixadas de lado. Muros pintados com tintas “repelentes de urina”, provocando um retorno do líquido sobre as pernas dos homens. Eficaz mas caro demais. Muros cobertos por espelhos, a prefeitura apostando que o ato de incivilidade refletido seria um fator de dissuasão. Totalmente ineficaz, solução abandonada. Multa de 68 euros aplicada se diante de um flagrante delito. Eficaz, mas impossível colocar um agente da prefeitura abordando os homens antes que fechem a braguilha.
Enfim, a quarta solução é uma coisa chamada uritrottoirs, uma caixa de plástico colorido contendo um sistema de colheita da urina. O dispositivo possui sistema de controle de odores e um termômetro que anuncia quando o reservatório está cheio. Mais tarde a urina é transformada em adubo.
No início, quando os primeiros uritrottoirs foram instalados ao lado das estações ferroviárias e perto de ruas conhecidas pelos seus bares, todos acharam a solução inteligente. Quer dizer, enquanto os objetos ficaram escondidos em áreas menos nobres da cidade, tudo bem.
Acontece que a Prefeitura acabou de instalar um objeto desses na Ilha Saint Louis, em um dos pontos mais nobres da cidade, perto da Notre Dame, ao lado de mansões deslumbrantes.
A reação dos habitantes foi imediata. Não é para menos. Imagine as pessoas que moram nos imóveis por perto, acostumados a verem barquinhos passeando pelo Sena. Agora elas veem os gestos masculinos necessários para esvaziar a bexiga.
Mesmo os turistas estão consternados. Ao chegarem na ilha, atraídos pelo seu aspecto romântico, eles descobrem esse mictório sem nenhum recurso que possibilite uma certa intimidade. Conclusão, desvio de olhares e sensação de constrangimento diante dos utilizadores que desabotoam a braguilha e urinam diante de todos.
As reações na mídia são numerosas e divertidas. Minha preferida é a reação das mulheres francesas: “será que os homens possuem uma bexiga frágil? Por isso fazem xixi na rua? Por que eles não conseguem seguir o nosso exemplo: segurar, entrar em um bar, pedir um cafezinho, ir ao banheiro?
Outros comentários.
. “Se os uritrottoirs se generalizam, eles se tornarão um novo símbolo da capital. Não evocaremos mais Paris pelas belas imagens da torre Eiffel e do Arco do Triunfo, mas pelas representações de um grosseiro personagem inundando, publicamente, um cubo de plástico vermelho”.
. “Grande classe… passear por Paris olhando os caras urinar”.
. “Não vejo a necessidade de colocar algo tão imodesto e feio em um local tão histórico”.
. “Os homens não podem se controlar? Toda a sociedade é obrigada a se adaptar à falta de controle? Um absurdo, ninguém precisa urinar na rua”.
Ontem os jornais noticiaram a retirada do mictório da ilha.
Sobre a questão de toilettes em Paris, ou banheiros parisienses, nós temos outros artigos. Clique aqui para ler sobretudo o “Como usar os banheiros públicos em Paris”.
Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
11 Comentários
Adene Muniz
Em Lisboa, próximo ao Castelo de São Jorge, tem um mictório, bem antigo por sinal, que é um simples biombo no cantinho da calçada. Assim, preservam-se os mijões e os passantes, que não são expostos ao constrangimento de uma cena bizarra.
Norma
Nos pontos turísticos Notre Dame torre e outros têm banheiros, agora na rua não saberia como usar se houver necessidade, alguém me ajuda?
Rodrigo Lavalle
Norma, há banheiros públicos gratuitos, na rua, perto de todas as atrações turísticas. Clique aqui e leia nosso artigo que explica como usá-los.
rita
Em Amsterdã tem esses mictórios em alguns pontos, um pouco mais fechados que esses de Paris. Tem uma espécie de cerca que veda o ocupante, não ficando exposto ao público que no local. No fim da tarde o cheiro fica insuportável.
Julia Brito
Fui a Paris e nao entendo como um país de primeiro mundo nao tem banheiros em metros e trens. O Brasil da de dez a zero na França nesse quesito….Problema resolvido!
Fatima
Na minha última visita a Paris (julho) tive o desprazer de presenciar esse costume horroroso em duas ocasiões diferentes mas ambas em estações do metrô, que aliás, está mais sujo e fedorento que nunca.
Cristiane
Mas gente, que absurdo! Esses homens não conseguem segurar? Deveriam, porque as mulheres, que são as pessoas que têm a uretra menor, conseguem! Eu tenho nojo quando sem querer avisto alguém urinando na rua! Quando fui em Paris com a minha sogra que tinha incontinência urinária, conheci banheiros nos 4 cantos da cidade, e digo que tem sim como fazer as necessidades de forma mais humana!
Rose Bevilacqua
Q/horror !!! Estimular a “desinibição”
masculina… que ideia mais burra !!!
Cristiane Pereira
Estou de pleno acordo com as críticas: achei completamente “non sense” esse mictório!!! Que ideia ridícula foi essa, gente?!? Isso é praticamente uma “autorização” pro sujeito tirar o bilau pra fora e fazer xixi à hora que quiser, na frente de quem for. E é claro que vai ter algum engraçadinho “tarado” aproveitando a chance pra se exibir, né? Achei a iniciativa muito machista – pois protege os homens – ao mesmo tempo que desrespeitosa com os próprios, pois os expõe! Como já disse alguém, se uma mulher consegue segurar a vontade de fazer xixi até o banheiro mais próximo, por que o homem não pode fazer o mesmo? E, por último mas não menos importante, a pergunta que não quer calar: ninguém em Paris nunca ouviu falar de banheiro químico?!?
Amorecos na Zoropa
É isso aí! O cheiro de urina e as marcas por todo lado são totalmente inaceitáveis na nossa amada Paris.
Rogéria
Polêmico objeto… concordo com as mulheres francesas: não dá para entrar num café???