Por Rita, fotógrafa do Conexão Paris
Paris é muito mais do que a cidade da Torre Eiffel, do Museu do Louvre ou dos melhores croissants do mundo. Pessoalmente, aquilo que verdadeiramente me atraiu foi a diversidade cultural, oferecida por mais de um século de imigração oriunda num primeiro momento, de vários países europeus, asiáticos e africanos e finalmente, do mundo inteiro.
O que demonstra bem esta realidade é a constante pergunta Tu est de quelle origine? (Qual é a sua origem?) no momento de conhecer alguém. Mesmo um “verdadeiro” francês terá certamente uma origem estrangeira e isso está estampado nos rostos que nós cruzamos no dia a dia. É maravilhoso! É maravilhoso sentir-se parte de uma sociedade onde co-habitam várias culturas que geração após geração acabam por se misturar, dando origem à verdadeira globalização da humanidade.
De há uns anos para cá, sinto um inexplicável fascínio pela África e a minha vinda para Paris, há quatro anos atrás, foi o melhor compromisso que encontrei. Viver em solo europeu, com todas as minhas referências, bem pertinho de uma densa comunidade africana bem instalada e integrada na cidade luz!
Por sinal, Paris é mesmo a cidade do amor. Três meses depois da minha chegada conheci aquele que é hoje o meu marido, oriundo do Senegal. E é justamente a pretexto do meu casamento que surgiu a ideia deste artigo.
Foi uma cerimonia bem simples, só com os amigos mais íntimos e uma produção muito caseira. Mas casamento é casamento! O vestido da noiva tinha que ser muito especial. Eu desejava que o meu vestido fosse o símbolo dessa fusão de culturas.
Fui para o 18éme distrito, metro Château Rouge, e mergulhei no universo africano. Tinha uma ideia bem fixa do que queria. Um dos mais nobres tecidos africanos: o bazin. Encontrei-o numa loja muito simpática e aí mesmo me recomendaram um costureiro que trabalhava numa lojinha logo ao virar da esquina. Em apenas uma hora ficou tudo decidido! A empatia com o costureiro foi imediata. Expliquei para ele a minha ideia. Um vestido com um tecido africano e um corte europeu. Desenhamos um croqui bem simplificado. O nosso entendimento foi de tal ordem que eu dei a ele liberdade total para se exprimir nos detalhes e acabamentos. Marcamos encontro para dali a cinco dias.
O tempo demorou a passar. A minha ânsia e medo da desilusão eram grandes! Eu dei um tiro no escuro baseado só na intuição! Mas o dia chegou e eu lá fui. No meio do caos daquele lugar minúsculo com três costureiros e as clientes à porta sem espaço para entrar, lá fui apresentada ao meu vestido de noiva. Não dá para descrever o sentimento. O meu costureiro senegalês do 18 éme ousou na criação. Aplicou um bordado maravilhoso na frente, bem africano e delicado. Restava-me experimentar essa peça única, cheia de carácter. Foi quando caiu a primeira lágrima de emoção, de muitas outras desse meu casamento cheio de significado!
Rita é de Lisboa, fotógrafa e mora em Paris. Rita é também a fotógrafa dos leitores do Conexão Paris. Durante nosso último encontro, surgiu a idéia deste lindo artigo assinado por ela. Clique aqui para conhecer sua proposta.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
18 Comentários
João - DF
Cara Rita. Seu depoimento, ou melhor sua narrativa literária, é digno de romance. Parecia que eu estava lendo uma obra da Lucinda Riley. O encadeamento gradual dos fatos e a sua forma emocionante de escrever nos conduz a uma verdadeira viagem. Há muito tempo não leio um “post” gostoso e ilustrativo. Parabéns e felicidades.
Cristiane Pereira
Vestido lindo, história linda! Vida longa para seu amor, Rita!
Luciana Rodrigues - Turismo em Roma
Há um certo tempo li um artigo sobre um jovem costureiro americano que trabalha suas coleções com tecidos africanos. São tailleurs, tubinhos, saias lindas. Ler sobre seu casamento me fez voltar à tona essa beleza dos tecidos africanos. Parabéns pelo casamento e pela escolha do vestido que imortalou esse dia especial.
Marcello Brito
O post é tocante e muito bem escrito. É apenas isso o que precisa ser dito.
Lena Ranghetti
Rita, teu vestido é lindo, romântico! Que sejas muito feliz no teu casamento!
Também aprecio muito a diversidade cultural de Paris desde que as gentes , que se misturam por aí, respeitem os franceses, sua cultura, seus espaços, seus hábitos. Afinal, estão sendo recebidos num país que os acolhe e oferece muitas coisas boas que muitas vezes não encontram em seu país de origem…
Madá
Linda a história do seu casamento. A foto mostra bem a ternura do momento, parabéns.
Maurício Christovão
Parabéns!!! Pelo casamento e pela vontade de ousar no vestido, que ficou lindo!!!
Rita
Muito obrigada meninas! 🙂
Ana Paula
Rita, seu vestido é lindo e romântico. Muito fofo o post. Amei!
Silvia
Muito lindo e original seu vestido! Delicado, mas ao mesmo tempo, marcante!!