Charles Marville é um dos grandes fotógrafos do século XIX. Suas fotos nos revelam a cidade no final do século XIX e a Paris das ruelas medievais que desapareceram com as reformas urbanas do Barão Haussmann.
Após uma exposição em Washington, as obras de Marville estão agora no Metropolitan Museum de New York. Mais de cem fotos emprestadas pelo Museu Carnavalet, pelo Museu Orsay e pela Bibliothèque Nationale de France ficarão expostas até dia 4 de maio de 2014.
Marville imortalizou a Paris das ruelas e dos esgotos na rua, dos imóveis insalubres, das favelas no alto do 20ème arrondissement, do córrego chamado Bièvre que cortava o Quartier Latin.
Marville imortalizou a destruição da Paris pobre e medieval e a construção da Paris haussmaniana.
Charles Marville: Photographer of Paris –Metropolitan Museum de New York – 1000 5th Ave
Dica enviada por Sergio T. Gonçalves.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
8 Comentários
Fatima
O que seria da história se não fosse a arte? Fotos sensacionais!!! Exposição belíssima!
Mauricio Christovao
Enquanto isso, aqui no balneário, Eduardo Paes, o Nero carioca, derruba muito e faz pouco… Nosso metrô continua incipiente e limitado. Os trens e suas linhas continuam sucateados, os engarrafamentos torturam a população, que não tem mais para onde correr, nem a quem recorrer.
Cristiane Pereira
Dei uma fuçada na internet e achei dois filminhos ótimos nos quais dá pra ver um pouco da exposição:
http://youtu.be/4pMecgat44k
http://youtu.be/AfZMMcHybXw
Paulo R. Filomeno
É muito interessante ver como era a Paris pré-haussmaniana. É como estas mostram, é algo ainda mais marcante do que ver fotos antigas de SP sem as grandes avenidas que rasgaram o centro (aqui, a modernidade trouxe mais feiura, que o diga o Anhangabaú). Aliás, por ser uma cidade que foi fotografada permanentemente após a invenção da fotografia, fica fácil de ver toda a evolução pela qual a cidade passou nestes últimos dois séculos. Recebi algum tempo atrás uma série de fotos da construção do metrô parisiense, tem fotos fantásticas lá como o congelamento (artificial!) de parte do Rio Sena para uma escavação, outra da construção da estação Saint Michel, que mostra a rua totalmente aberta e uma estrutura que lembra as costelas de um esqueleto gigante sendo montada lá dentro. E hoje, com o Google dá para passar boas horas “visitando” a Paris antiga, existem centenas de sites com fotos antigas de todos os temas. Eu mesmo baixei fotos coloridas de Paris na época da pré 2.a guerra. Fantásticas. E mais fantástico ver que pouco mudou. Como é linda a preservação quando há conservação e conscientização.
Cristiane Pereira
Deve ser interessantíssima. A reforma haussmaniana trouxe mudanças urbanísticas profundas e definitivas, construindo a Paris que conhecemos hoje. Esse tipo de exposição nos ajuda a entender o impacto das mudanças, ao nos oferecer as imagens de antigamente.
Adriana Pessoa
Incrível. Adorei.
Adriana
Ate favela tinha.
Bianca
Bendito Barão Haussmann!!