A maior parte das estações de metrô de Paris tem o mesmo padrão de acabamento, sendo revestidas com o mítico azulejo branco retangular.
Algumas fogem desse padrão e incorporam na sua decoração temas e informações do seu entorno, veja nesse artigo quais são elas.
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
Breve história do metrô parisiense
O metrô de Paris é um dos mais antigos do mundo. Antes da capital francesa, somente Londres, Nova Iorque, Chicago e Budapeste já tinham metrô. A construção da 1ª linha parisiense – a linha 1, que cruza Paris de leste a oeste, na época da Porte de Vincennes à Porte Maillot – foi iniciada em 4 de outubro de 1898 e inaugurada no dia 19 de julho de 1900, com 3 meses de atraso.
O crescimento da rede de metrô parisiense foi rápido. Em 1910 já haviam 6 linhas (não exatamente iguais as que temos hoje) e, até 1935, 13 das 14 linhas atuais já haviam sido criadas. A 14, a última a ser construída, foi inaugurada em 1998.
Hoje em dia o metro de Paris conta com 14 linhas principais mais 2 suplementares (3bis e 7bis), 302 estações e 203 km de vias. Mais 4 linhas (15, 16, 17 e 18) estão sendo construídas na periferia de Paris e deverão começar a funcionar em 2024.
Não esqueça seu SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Estações atípicas
-
Louvre – Rivoli, linha 1
A estação Louvre – Rivoli, na época chamada simplesmente de Louvre, foi a primeira estação do metro de Paris a ter uma decoração diferenciada. Inaugurada em 1968 pelo Ministro da Cultura André Malraux, ela possui reproduções de esculturas expostas no Museu Louvre e o acabamento das paredes e piso faz referência aos materiais usados na construção do museu.
-
Arts et Métiers, linha 3
Uma das estações mais peculiares e luxuriantes de Paris. 800 placas de cobre fixadas na parede reproduzem o interior do submarino Nautilus, personagem do livro 20.000 Léguas Submarinas de Jules Vernes. Esta decoração, criada em 1994, celebra o bicentenário do Conservatoire National des Arts et Métiers. As engrenagens no teto, associadas às idas e vindas dos metrôs, lembram o funcionamento dos motores de combustão interna.
-
Saint-Germain-des-Prés, linha 4
Em 2000, para celebrar o centenário da abertura da primeira linha do metrô de Paris, a RATP (empresa que administra o transporte público parisiense) redecorou várias estações, incluindo a estação Saint-Germain-des-Prés, onde os nomes de grandes artistas e intelectuais parisienses, bem como algumas de suas citações, são projetados nas paredes e teto.
-
Concorde, linha 12
No começo dos anos 1990 a estação foi reformada e suas paredes revestidas com azulejos brancos quadrados, cada um contendo uma letra. O conjunto cita horizontalmente passagens da Declaração dos Direitos do Homem e dos Cidadãos de 1789, texto fundador da República Francesa.
O QUE FAZER EM PARIS: DICAS PARA VOCÊ MONTAR SEU ROTEIRO |
Qualidades e defeitos do metrô de Paris
Recentemente republicamos no Facebook um artigo de 2017 que fala sobre as qualidades e defeitos de Paris (clique aqui para ler).
Muitos dos nossos leitores apontaram a sujeira, mal cheiro e falta de acessibilidade do metro de Paris como o principal defeito da capital francesa.
Sem sombra de dúvida esses aspectos precisam ser melhorados – principalmente a acessibilidade pois há muuuuitas escadas – mas o metrô de Paris é rápido, confiável, barato e cobre a cidade toda.
Clique aqui e leia nosso artigo super completo dedicado ao metrô de Paris: como usar o metrô de Paris, preço, tickets, mapa, horário, linhas, estações mais próximas dos pontos turísticos, o que evitar e muito mais!
Leia também
- Quando o metrô de Paris vira ator de cinema
- Metrô de Paris – Guia completo: como usar, mapa, preço
- Comparação entre os passes do metro de Paris
- O cartão Navigo Découverte: como fazer, onde fazer e onde usar
- Como economizar com transporte em Paris
- Regras de sobrevivência no metrô de Paris
- Como ir dos aeroportos até Paris
- Algumas regras do metrô de Paris
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
3 Comentários
Sônia Maria Carrasco Guilen
Obrigada!
Adorei.
Rodrigo Lavalle
Sônia, estamos à disposição.