Francês tem fama de mal humorado. Toda fama tem sua parcela de exagero, mas uma coisa é fato: os franceses são muito bons em resmungar (em francês, râler) e em xingar. Muitas vezes, acabam ficando mais charmosos ainda. Outras, ganhariam o Oscar (ou o César) da grosseria. No começo, eu ficava assustada. Depois, descobri que é só levantar o nariz e retrucar.
Abaixo, alguns dos resmungos e xingamentos mais comuns:
– Em primeiro lugar, o básico merde! Esse é leve, você pode se arriscar a soltar uns merdes de vez em quando que não vai fazer mal a ninguém.
– Depois, temos putain! O significado ipsis litteris é o mesmo do português, mas o uso é diferente. Não o use para ofender ninguém! Quando acontecer algo inesperado ou ruim, solte um putain. Se quiser salientar seu descontentamento, você pode optar pela versão mais elaborada: putain de bordel de merde!
– Quer mandar alguém calar a boca, de forma curta e grossa? Ta guele!
– Se precisar ofender alguém de forma vulgar, chame-o de con ou se precisar ser ainda mais agressivo, connard. Se for uma mulher, conasse. Tem também o salop! – salope! para as meninas. O con, quando antecedido pelo adjetivo “velho” (vieu), passa a ser carinhoso: vieu con! Ou seja, você pode usá-lo brincando com velhos amigos.
– Agora, se o negócio ficar feio de vez, você pode apelar para o va te faire foutre. Esse eu nunca tive coragem de usar e também não ouso traduzir. Temos o equivalente em português e é feio!
Espero que vocês não precisem de nada disso, e fiquem apenas no merci, je vous em prie!, c´est merveilleux!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
83 Comentários
Jane Curiosa
FernaNda,claro!
Jane Curiosa
Fernada H
Eu também estive por lá e dou a maior força ao convite feito pela Mariana.
Fernanda H.
Ola’ Mariana !
Um convite para escrever no Conexão ? Que honra, claro que aceito ! 🙂
Vou começar a preparar algo, e assim que testar o tal do rodizio mando para vocês! Pode ser ?
LuciaC, meu blog esta meio abandonado, rs, mas um dos objetivos da semana é voltar à ativa (assim que eu desencalhar as coisas aqui no trabalho, estou quase…) Apareça sempre que quiser e obrigada pela visita
mberutto
Oi fernanda, que ótimo! Fico esperando seu texto entao, ok? Pode mandar para mariana [@] conexaoparis ponto com ponto br
bjs
Beth
Madá
Eu tenho uma palavrinha infalível que não ouso repetir aqui…
risosss
Patrícia
Olá Fernanda! Muito obrigada pelas dicas, tudo anotado, já vou correndo…
Abraços!
Madá
Muito bom esse post!
Essencial para quando a gente ouve aquele desolée (com o interlocutor rindo por dentro)!
Só nos resta recorrer ao General De Gaulle do Dodô (perfeito).
E aquele famoso spéce de … ? Caiu em desuso ?
Luciana
Há umas confusões que também se deve evitar, como as palavras queue (fila) cou (pescoço) e cul (essa é perigosa). Se não caprichar na pronúncia a coisa pode encrencar!
Adorei o post!
Luciana
Há umas confusões também se deve evitar, como as palavras queue (fila) cou (pescoço) e cul (essa é perigosa). Se não caprichar na pronúncia a coisa pode encrencar!
Adorei o post!
Cinthia Rangel
Gente,
Acabei de retornar da França. Da primeira vez, só fui a Paris.
Dessa, fomos a Lyon, Provence, Aix, Nice e Marselha.
Posso dizer que só fomos bem tratados no interiorzão, na Provence, em uma cidade minúscula que ficamos, pq nas cidades grandes, cruzes, NUNCA vi tanta gente mal educada e mal humorada na minha vida.
Era uma patada atrás da outra! E olha que eu tinha saído com boa impressão de Paris da primeira vez que fui. Dessa, voltei indignada mesmo com os franceses.
Ab,
Cinthia.
LuciaC
Fernanda H
cliquei em seu nome e adorei conhecer o blog!
Vou ver se consigo alugar o filme por aqui.
Como foi a praia?