Francês tem fama de mal humorado. Toda fama tem sua parcela de exagero, mas uma coisa é fato: os franceses são muito bons em resmungar (em francês, râler) e em xingar. Muitas vezes, acabam ficando mais charmosos ainda. Outras, ganhariam o Oscar (ou o César) da grosseria. No começo, eu ficava assustada. Depois, descobri que é só levantar o nariz e retrucar.
Abaixo, alguns dos resmungos e xingamentos mais comuns:
– Em primeiro lugar, o básico merde! Esse é leve, você pode se arriscar a soltar uns merdes de vez em quando que não vai fazer mal a ninguém.
– Depois, temos putain! O significado ipsis litteris é o mesmo do português, mas o uso é diferente. Não o use para ofender ninguém! Quando acontecer algo inesperado ou ruim, solte um putain. Se quiser salientar seu descontentamento, você pode optar pela versão mais elaborada: putain de bordel de merde!
– Quer mandar alguém calar a boca, de forma curta e grossa? Ta guele!
– Se precisar ofender alguém de forma vulgar, chame-o de con ou se precisar ser ainda mais agressivo, connard. Se for uma mulher, conasse. Tem também o salop! – salope! para as meninas. O con, quando antecedido pelo adjetivo “velho” (vieu), passa a ser carinhoso: vieu con! Ou seja, você pode usá-lo brincando com velhos amigos.
– Agora, se o negócio ficar feio de vez, você pode apelar para o va te faire foutre. Esse eu nunca tive coragem de usar e também não ouso traduzir. Temos o equivalente em português e é feio!
Espero que vocês não precisem de nada disso, e fiquem apenas no merci, je vous em prie!, c´est merveilleux!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
83 Comentários
Patricia
Olá!!! Gostaria de saber onde encontro em Paris um bom restaurante brasileiro com um bom arroz com feijão e uma picanha????
Desde já agradeço,
Patricia
mberutto
Oi Patricia! Bem, encontrar um arroz com feijão maravilhoso é coisa dificil em Paris. Meu palpite é que você deixe para matar saudade da nossa comidinha caseira no Brasil. Mas uma sugestão bacana é o Favela Chic. É um restaurante/bar brasileiro com muita personalidade e sem aquele ranso de “Brasil para turista ver”. Lá tem picanha, pão de queijo, feijoada, moqueca, pudim… O favela Chic fica na Republique. http://www.favelachic.com/paris/
Gláu
que ótimooo!!!
adorei as dicas curtas…acabei de chegar hje de Paris, minha terceira viagem a essa cidade incrível e nunca tive que usar nenhum termo parecido com os franceses, que sempre foram extremamente gentis comigo e com meu parco francês.
mas nunca custa saber dessas dicas, porque gente de mal humor tem em todo o canto – seja na França, em Portuga, na Espanha ou até aqui no Brasil..
Lenna
Certo! Os franceses precisam ouvir isto da gente, às vezes!!!
Mayra
Olha, não é por nada não…mas é sempre bom saber essas coisas,viu!
Sabe como é ,né?! Se não p/ xingar, pelo menos p/ saber se está sendo xingado.rs
obrigada!
mirelle
Lina, muito bom!
Vc ja viu esse video? http://www.youtube.com/watch?v=GSeaDQ6sPs0&feature=share
Da pra usar o putain em tudo na verdade, né? E acho lindo que putain e merde sao permitidos na TV, eles nao colocam o piiiii em cima!
🙂
mberutto
Mirelle, não tinha visto ainda! É muito bom! Rs. Obrigada por compartilhar!
Fernanda H.
Pior que essa “rabugice” francesa é contagiosa, eu estou ficando cada vez mais resmungona… 😉
Agora, tem hora que não tem nada melhor do que soltar um bom “pu-taaaaaaaaaaaaain” para aliviar os espiritos hehehe
Rogéria
A-M-E-I!!!
Confesso que às vezes precisamos usar alguns deles com os próprios franceses…
jorge fortunato
Aprendi essas palavrinhas no meu curso de francês, há muitos anos e tantas outras com os professores (homens) que davam essas dicas. é claro que precisamos saber. Nunca usei em viagem, até porque nunca tive grandes problemas e como estoud e férias quero mais é diversão. Só uma vez no correio uma funcionária implicou com a embalagem que eu ia mandar um Cd, dizendo que era indicada só para livros (tava resmundando e com cara feia) e eu respondi com a cara mais feia ainda : “et alors???” . Ela postou a encomenda e pronto. No mais, tenho encontrado garçons simpáticos, donos de lojas legais que conversam e até me oferecem desconto. Acho que tudo funciona bem quando você trata bem, dá um sorriso e é gentil. Gentileza gera gentileza. E vale em Paris, Rio e mundo afora.
katya leitzke
Hahaha!
Muito bom!
“Tudo o que você queria saber em Francês e a Aliance Française nunca teve coragem de ensinar”.
Espero nao precisar usar nunca, mas é bom conhecer, pra uma emergência! 🙂
Katay
eidia
Tenho um amigo que me chama de salope desde que a gente se conheceu há mil anos atrás. E daí surgiu meu imeio que é chezsalope@ . Mas tenho um outro imeio pra determinadas situações, porque já fui deletada por quem sabia o significado da expressão…rrssssss……Ficou pensando que era virus. Daí, pra ocasiões sérias uso o mais “normal”…rs
eidia