Quando os parisienses querem morar bem, o primeiro critério é o bairro. Em artigo passado descrevi as características dos bairros de Paris. Os situados a oeste são mais elitistas que os a leste e no interior de cada bairro certas áreas ou ruas são mais caras do que as outras. Às vezes, o lado esquerdo de uma mesma avenida é mais caro do que o lado direito. A orientação solar, a vizinhança, a arquitetura dos imóveis, inúmeras as variáveis que contam na procura de um apartamento considerado pelo mercado imobiliário como bom.
Nos anúncios imobiliários publicados nos jornais, ou presos nas vitrinas das agencias imobiliárias, vemos sempre estas três letras: pdt. Esta é uma das variáveis importantes na determinação do status do imóvel, a pierre de taille. A bela arquitetura do Barão Haussmann que caracteriza Paris é toda ela em pierre de taille, blocos de pedra calcária. Os prédios das duas fotos acima ilustram este tipo de imóvel.
Em contraposição aos imóveis pierre de taille temos os outros, simplesmente rebocados e pintados. Mesmo situados em bairros nobres e em áreas simpáticas, o fato de não ser pdt provoca a queda do valor do apartamento.
As fotos acima são de Francisco de Assis Andrade. A primeira mostra o Quartier Latin nos arredores do Panthéon e do Jardin du Luxembourg, provavelmente a rue Soufflot. A segunda, estamos perto da torre Eiffel, um dos pontos mais nobres de Paris. A foto pode ter sido tirado de algum ponto do bairro 7, ou talvez do 15. As duas últimas fotos estou na dúvida, a primeira talvez seja a famosa rue Mouffetard.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
47 Comentários
Ana Luiza
Olá Lina,
Adorei seu blog!!! Estou indo para Paris em Maio e ficarei por 5 dias. Vou me hospedar no Ibis La Villete. Vc poderia me dizer se a localização deste hotel é legal? Confesso que estou muito ansiosa!! Comprei seu guia e estou aguardando chegar. Em relação às fotos, acho melhor opinar quando eu voltar…rsrsrsrsr
CLAUDIA COSTA
Beth
Concordo com você. Primeiro um friozinho. Depois aquele frio de rachar. Em último lugar o calor de verão, seja em Paris ou em qualquer lugar.
Beth
Marcello
Depois desta sua apologia ao mês de junho es estou quase com vontade de voltar a Paris em junho, risos.
Quando eu fui morar na Europa, no princípio de julho, fiquei muito impressionada com a fartura das frutas vermelhas, especialmente das cerejas embrulhadas em cones de jornal usado… Mais as flores em profusão e a alegria das pessoas andando pelos parques. Só que para mim, carioca criada a beira mar era muito frio para ser verão de verdade, risos.
Mas eu só me senti morando realmente na Europa quando o outono chegou tingindo todas as árvores de vermelho e dourado, coisa que a gente não tem por aqui… Amei o inverno, especialmente quando a neve chega, perto do Natal. E nunca curti tanto a primavera, quando ela é tão esparada depois de um longo inverno.
Bem, quando o verão chegou, de novo não era tão quente quanto aqui, risos. Abs.
Marcello Brito
Katya,
Se vc gosta de flores e cerejas, Junho é o mes! Os jardins estão tinindo e o vermelho das frutas rouges nos cconvidam. Opte pelas 2 primeiras semanas. E o melhor seria a ultima de maio e a primeira de Junho.
Ao contrario do que poderia se supor junho é um mes de tarifas bem mais aprazíveis nos hoteis e cidades significativamente mais vazias na europa.
O turismo mais esperto e hype de abril/maio que abarrota os hoteis e lugares ja se foi e as ferias escolares ainda nao chegaram. Resultado: as tarifas dão uma caida e tudo fica um pouco espaçoso e confortavel. É a falsa calmaria antes do tranco da tempestade das multidões turisticas de julho/agosto.
Eu recomendo.
Beth
Jorge
Eu tenho uma visão de Paris diferente da sua.
Para mim, a melhor estação do ano para ir a Paris é o outono. Depois o inverno, seguido pela primavera e por último o verão…
jorge fortunato
KATYA
São muitos os motivos para ir a Paris em Junho. Primeiro deles é o sol, o fim da primavera e o início do verão. Pode-se passear à vontade, conhecer todos os parques, jardins, tomar sorvete e ficar de bobeira contemplando o Sena. Além disso, Versailles está bombando com os espetáculos das águas. E por fim temos no dia 21 a Fête de la Musique. Já estive 2 vezes em Paris no mês de junho e não me arrependi. Por outro lado, Outubronão é de todo ruim e vc ainda pode apreciar a temporada de ópera, ballets etc. É isso.
Eymard
Katya,
eu acho junho um mês bem interessante! Tem muitas atividades. Não é frio nem quente. Na Opera haverá apresentação que eu recomendaria. Trata-se de “La Donna del Lago”, uma opera de Rossini. Será no Palais Garnier, mais um motivo para ir. No mes de Junho com um tenor jovem que tem feito grandes apresentações: Juan Diego Florez (pois no mes de julho muda o tenor). É uma ópera romântica. Se você nunca experimentou o gênero, é uma boa dica! E, como diz a Lina, no intervalo não deixe de tomar uma coupe a champagne!
Marcelo M
Certa feita, vendo essa sigla ao lado dos anúncios de uma imobiliária, fiquei muito curioso pra saber o significado. Agora está resolvido.
Vendo os valores do metro quadrado informado pela Lina, só me resta dizer, como reles mortal que sou, QMD = Quem Me Dera !!!
Mara
Dica pra “tira-teimas”:
google maps…busca pela rua, puxa o bonequinho amarelo até o local desejado e aí é só “flanar” virtualmente!
Foi isso que fiz pra selecionar os hotéis da viagem.
Bjs
Beth
Katia
Junho, julho e agosto são os meses mais procurados pelos turistas (do mundo inteiro) para ir a Paris, mas não é a época ideal para quem procura por atividades culturais. As atrações maiores são as atitvidades ao ar livre. Eu já passei um 14 de Julho em Paris e adorei a festa popular, com desfiles e tudo o mais, comemoração do aniversário da Revolução Francesa, maior festa!