Quando os parisienses querem morar bem, o primeiro critério é o bairro. Em artigo passado descrevi as características dos bairros de Paris. Os situados a oeste são mais elitistas que os a leste e no interior de cada bairro certas áreas ou ruas são mais caras do que as outras. Às vezes, o lado esquerdo de uma mesma avenida é mais caro do que o lado direito. A orientação solar, a vizinhança, a arquitetura dos imóveis, inúmeras as variáveis que contam na procura de um apartamento considerado pelo mercado imobiliário como bom.
Nos anúncios imobiliários publicados nos jornais, ou presos nas vitrinas das agencias imobiliárias, vemos sempre estas três letras: pdt. Esta é uma das variáveis importantes na determinação do status do imóvel, a pierre de taille. A bela arquitetura do Barão Haussmann que caracteriza Paris é toda ela em pierre de taille, blocos de pedra calcária. Os prédios das duas fotos acima ilustram este tipo de imóvel.
Em contraposição aos imóveis pierre de taille temos os outros, simplesmente rebocados e pintados. Mesmo situados em bairros nobres e em áreas simpáticas, o fato de não ser pdt provoca a queda do valor do apartamento.
As fotos acima são de Francisco de Assis Andrade. A primeira mostra o Quartier Latin nos arredores do Panthéon e do Jardin du Luxembourg, provavelmente a rue Soufflot. A segunda, estamos perto da torre Eiffel, um dos pontos mais nobres de Paris. A foto pode ter sido tirado de algum ponto do bairro 7, ou talvez do 15. As duas últimas fotos estou na dúvida, a primeira talvez seja a famosa rue Mouffetard.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
47 Comentários
Leandro
Cláudia Oiticica e Lina
Obrigado pelas informações.
Acho que pelo preço, ao invés de comprar 03, vou ter que me contentar com 02 imóveis…..rssssssss…….
Beth
Claudinha
Parabéns!
Em matéria de Paris vc é imbatível…
Divertida essa brincadeira da Lina em colocar locais de Paris para os comentaristas identificarem. Gostei!
A rue Mouffetard é realmente muito lindinha. Minha netinha disse que parecia uma “rua de brinquedo”, risos.
Eymard
O troféu vai de novo para a Claudia! Lu/Floripa e Adriana, também recebem o troféu de hoje! Bravo.
Mas, nesse caso, fico impressionado com a capacidade de vocês de lembrar de nomes de ruas. Lembro-me bem dos lugares, mas sou péssimo para guardar nome de rua. Assim como fico igualmente impressionado com a descrição dos pratos e das fotos que o Eduardo Luz mantém no seu blog. Acho que nas proximas viagens vou ter que levar bloquinho de anotação….
eidia
Rue Mouffetard…gostaria de morar lá…Amo
eidia
oquevivipelomundo.blogspot.com
Sueli OVB
LINA E CLÁUDIA
Dou minha mão à palmatória. Perdi feio! A rue Clair é mais plana, não tem nada a ver.
Encontrei exatamente o lugar onde a 3ª foto foi tirada e, como diz a Cláudia, é realmente a rue Mouffetard, no cruzamento com a rue de l’Epée de Bois, examente no ponto onde o google não cobre mais.
As fotos estão no mesmo sentido, só que a 4ª um pouco mais abaixo. O prédio ao fundo é mesmo.
Bravo Claudinha! Confesso que nunca andei por aí. Foi um desafio para mim, quando consegui desvendar a charada, Cláudia, você já havia postado sua resposta.
conexaoparis
Leandro
Depende do bairro.
O mais caro: 40.000 euros o m2
O mais barato: 5.000 euros o m2.
Cláudia Oiticica
A 3ª foto acho que também é a rua Mouffetard, tirada no sentido contrário na continuação da rua. Olhando a sequência das cobertas de lona dá para chegar a essa conclusão.
Cláudia Oiticica
A 4ª foto é na Rua Mouffetard. Certeza absoluta!! rsss. O plaquinha de cinema que aparece é o cinema de arte Epée de Bois. Voilà!
Sueli OVB
Quando eu falei da 1ª e da 2ª foto, não são na vedade as duas primeiras, mas as duas últimas, onde a Lina teve dúvida. As duas primeiras fotos são, como disse a Lu, da rue Soufflot. Falei da 3ª e da 4ª rua.
Adriana Pessoa
Isso aí, Lu/Floripa.
As duas primeiras fotaos são sim, da Soufflot em posições invertidas, feitas inclusive, bem em frente a sorveteria Amorino!