Quando os parisienses querem morar bem, o primeiro critério é o bairro. Em artigo passado descrevi as características dos bairros de Paris. Os situados a oeste são mais elitistas que os a leste e no interior de cada bairro certas áreas ou ruas são mais caras do que as outras. Às vezes, o lado esquerdo de uma mesma avenida é mais caro do que o lado direito. A orientação solar, a vizinhança, a arquitetura dos imóveis, inúmeras as variáveis que contam na procura de um apartamento considerado pelo mercado imobiliário como bom.
Nos anúncios imobiliários publicados nos jornais, ou presos nas vitrinas das agencias imobiliárias, vemos sempre estas três letras: pdt. Esta é uma das variáveis importantes na determinação do status do imóvel, a pierre de taille. A bela arquitetura do Barão Haussmann que caracteriza Paris é toda ela em pierre de taille, blocos de pedra calcária. Os prédios das duas fotos acima ilustram este tipo de imóvel.
Em contraposição aos imóveis pierre de taille temos os outros, simplesmente rebocados e pintados. Mesmo situados em bairros nobres e em áreas simpáticas, o fato de não ser pdt provoca a queda do valor do apartamento.
As fotos acima são de Francisco de Assis Andrade. A primeira mostra o Quartier Latin nos arredores do Panthéon e do Jardin du Luxembourg, provavelmente a rue Soufflot. A segunda, estamos perto da torre Eiffel, um dos pontos mais nobres de Paris. A foto pode ter sido tirado de algum ponto do bairro 7, ou talvez do 15. As duas últimas fotos estou na dúvida, a primeira talvez seja a famosa rue Mouffetard.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
47 Comentários
Sueli OVB
LU/FLORIPA
Exatamente! E que máquina essa do Francisco! A 2ª foto está fantástica, num zoom espetacular!
E as outras duas?
Lu / Floripa
Bom dia a todos,
A 1ª e 2ª fotos são da rua Soufflot, porém, a 2º é em sentido contrário à 1ª, isto é, enquanto na 1ª foto o fotógrafo estava posicionado de frente para o Panthéon e de costas para o Jardim de Luxemburgo, na 2ª ele está de costas para o Pantheón.
Sueli OVB
KATYA
Junho é um mês ótimo, principalmente para quem, como eu, detesta muito frio e muito calor. Fomos ano passado e foi muito bom. Ainda não é alta e não está muito cheio.
Cláudia Oiticica
Leandro,
baratinho,rsss.
http://www.meilleursagents.com/prix-immobilier/paris-75/
Katya,
acho junho um mês ótimo.
Sueli OVB
LINA, querida
Vou ter que discordar de você quanto à primeira rua ser, provavelmente, a Mouffetard. Acho que é a rue Cler no 7ème. A segunda foto não sei, talvez alguma daquelas ruazinhas que ficam em volta da Saint-Etienne-du-Mont, Place Saint Geneviève, ou Place de l’Abbe. Mais um desafio e esse, talvez, só o Francisco para esclarer?
katya Leitzke
Pra mim, um apartamentinho na Place de Vosges já estava de bom tamanho!! 🙂
Mudando de assunto, a TAM conseguiu fazer uma lambança nas nossas passagens, e vamos ter que reemiti-las. Aí surgiu a dúvida: Como sempre vamos em Março/Abril ou Outubro, nos questionamos sobre Junho ser o não uma época muito lotada, ou cara demais.
Por outro lado, estou louca pra estar em Paris em outra estação do ano que não seja início ou fim do inverno.
Vocês que já foram em Junho, o que me dizem?
E algum evento que não devemos perder?
Vanessa Fernandes
SUELI OVB
Eu reparei…hehehe…como eu estava enganada 😛
Sueli OVB
VANESSA FERNANDES
Lá está o Panthéon! rs
Leandro
Por mera curiosidade, quanto custa o metro quadrado em Paris? abraços!!!!
Helena Bäuerlein
Já havia visto essa sigla, e me perguntado o que seria. Pierre de taille, blocos de pedra cálcaria, devem ser a base dos prédios mais antigos, aqueles que caracterizam a arquitetura parisiense.
Muito interessante essa curiosidade.
Lina, vc é , ou está se tornando,uma expert em Paris. E nós tb ganhamos com isso. Obrigada !