Elas se chamam babá au rhum, tarte tatin, fondant au chocolat, tarte au citron, Paris Brest, millefeuille, riz au lait, crêpe, crème brulée, éclair, mousse au chocolat.
Elas são receitas clássicas francesas ou clássicas “importadas” como o cheesecake e o tiramisu.
Se tivermos sorte, as encontramos nos cardápios dos bistrôs e restaurantes. O problema é que os pratos mudam, rapidamente, de acordo com as estações. Às vezes cito uma sobremesa degustada em determinada restaurante e, mais tarde, os leitores me informam que ela já foi substituida por outra. Publico abaixo, endereços de restaurantes e pâtisseries onde encontrarão com frequência as sobremesas citadas.
Tiramisù, degustar no Stern (leia aqui), 47 Passage des Panoramas, 75002. Este foi o melhor tiramisù da minha vida. Comprar na pâtisserie We are Tiramisù (leia aqui), 10 rue Bayen, 75017.
Tarte au citron, degustar no Da Rosa (leia aqui), 19 bis rue du Mont Thabor 75001, ou no Jacques Génin (leia aqui), 133 rue de Turenne 75003. Comprar no Sébastien Gaudart (leia aqui), 22 rue des Martyrs 75009.
Cheesecake, no Marcel, em Montmartre, (leia aqui), 1 Villa Leandre 75018, e no Rachel’s, 25 rue du Pont aux Choux 75003. Rachel’s, pequeno restaurante do Marais, é dirigido por uma americana especialista em cheesecake.
Baba au rhum, degustar no Mini Palais (leia aqui), 3 avenue Winston Churchill 75008 e comprar na pâtisserie e padaria chamada Des Gâteaux et du Pain (leia aqui), 89 rue du Bac, 75007. Esta padaria é um dos melhores endereços de Paris para bolos, tortas e pães.
Millefeuilles, citamos um só, o nosso preferido: Jacques Génin (leia aqui), 133 rue de Turenne 75003.
Paris Brest, citamos um só: Pâtisserie de Rêves (leia aqui), 93 rue du Bac 75007.
Riz au lait, na realidade o nosso arroz doce, e citamos só um, o melhor de todos: Régalade Conservatoire (leia aqui), 9 rue du Conservatoire, 75010.
Crêpe, na Brasserie Lazare. Parvis de la Gare Saint-Lazare, Rue Intérieure, 75008. E no melhor endereço para degustar crepes salgadas e doces de Paris: Breizh Cafe (leia aqui), 109 rue Vieille du Temple 75003 Paris.
Fondant au chocolat ou petit gâteau, na brasserie Castiglione (leia aqui), e no Régalade Conservatoire, veja acima.
Éclair, um dos melhores endereços para comprar é o Éclair de Genie (leia aqui), 14 rue Pavée no Marais. Para minha perdição, pois moro ao lado, foi inaugurado na Lafayette Gourmet um balcão do Éclair de Genie.
Tarte Tatin, no restaurante Ma Bourgogne, na Place des Vosges (leia aqui).
Aproveitem bem.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
37 Comentários
Francine
E o creme brulee?
Elaine
Olá, qual seria o melhor local para comer Macaron? Obrigada
Rodrigo Lavalle
Elaine, os melhores macarons de Paris são os do Pierre Hermé. Ele tem lojas espalhadas pela cidade, clique aqui e veja os endereços.
Flávia Furtado
Faltou o pain perdu… Na minha opinião, a melhor sobremesa disparado! Onde encontramos pain perdu em Paris?
Heloísa
Gente, que artigo irresistível!!! De dar água na boca…
Sonia Persiani
Adoro ler os comentarios pois estão sempre cheios de novidades. Não sei se perdi alguma parte mais não lí nada a respeito de Sadaharu Aoki, quem em 2013 ganhou o prêmio na apresentação do Salon du Chocolate por aquele maravilhoso waffle de the marcha e macaron de chocolate. Tem uma sobremesa chamada Zen que deixa a qualquer um …meditando… saudações.
Fátima
Rodrigo, bom saber que é regra. Pensei que o garçom não tinha ido com a minha cara.
Abraços e obrigada!
Fátima
A tarte tatin do Ma Bourgogne não é vendida separadamente do menu completo para almoço ou jantar. Estive ontem a tarde lá, me sentei numa das mesas do lado de fora (estava bem vazio) pois pensei que poderia pedir apenas a tarte com um chá ou café, mas o garçom foi irredutível.
Rodrigo Lavalle
Fátima, sentimos muito! Mas realmente não é permitido pedir somente sobremesa nos restaurantes. Isso é permitido somente nos cafés.
Abraços.
Luiz Roberto
Faltou mostrar o crème brulee. Paris e uma festa gastronomica.
Maria Inês
Em Montmartre, comi um éclair em uma patisserie de cujo nome nem lembro. Mas foi o melhor doce que já experimentei na vida!
Maria Montandon
matéria maravilhosa. De dar água na boca! Muito interessante para quem quiserr conhecer as pâtisseries francesas. Amei!