O interior da França é mais rígido e tradicional do que Paris com relação aos horários.
Nos fins de semana, sobretudo aos domingos, as médias e pequenas cidades ficam desertas com comércio e bons restaurantes fechados. Vivi a experiência de um fim de semana em Avignon e não gostei. Ruas vazias, tristes e entregues à bandos de jovens barulhentos. Os únicos endereços abertos eram todos turísticos com preços caros e qualidade duvidosa.
O mesmo acontece com os horários de funcionamento de museus, monumentos e pontos turísticos reputados. Um exemplo, o Atelier de Paul Cezanne de Aix en Provence fecha suas portas aos domingos no inverno.
E fui pega de surpresa com os horários de visita das caves da Champagne Ruinart. Durante um fim de semana em Reims, tentei visitar as caves desta famosa champanhe e as encontrei fechadas.
Sempre que quiserem sair de Paris prefiram os dias de semana para estas pequenas viagens rápidas pelo interior da França.
Veja aqui algumas opções de transporte para viajar pelo interior da França
- Avião: Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
- Trem: Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Carro: Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
- Ônibus: Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
51 Comentários
luiza malta
Gente, eu estou indo a França com o meu esposo, vamos agora dia 12/06 e ficaremos até 12/07. gostaria da ajuda de vocês quanto ao tempo lá. Será que pegamos ainda algum friozinho?
Estamos com vontade de conhecer alguns interiores, vinhetos, essas coisas, o que vocês indicam? obrigada gente!!
Rodrigo Lavalle
Luíza, vocês vão pegar o fim da primavera e o início do verão. Antes de fazer as malas consulte esse site: http://www.meteo-paris.com/ile-de-france/previsions.php.
Leia os nossos artigos sobre o interior da França: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/outras-regioes/.
Se vocês querem visitar vinhedos a região da Bourgone é uma boa pedida. Para castelos vale a região do vale do Loire. Campos de lavanda na Provence. Praias na Normandia (Deauville) e na Côte d’Azur.
Abraços.
carla alessandra
Vou para Paris em setembro , eu e meu esposo, é nossa primeira viagem pra lá , estou gostando muito das dicas de vcs, vamos passar 8 dias, gostaria de conhecer tbm alguma região do interior, mas pelo tempo que teremos , vou ter que ir talvez a apenas um lugar, minha vontade era o vale do Loire ou jardins de Monet, ou conhecer alguma cave, na região de Champagne ,o que vc me sugere?
Rodrigo Lavalle
Carla, ir à região de Champagne ou aos jardins de Monet é bem fácil e gasta-se somente um dia. Leias esses artigos: https://www.conexaoparis.com.br/2009/05/19/uma-visita-a-reims-terra-do-champagne-de-tgv/ e https://www.conexaoparis.com.br/2007/06/27/giverny-a-casa-e-os-jardins-de-monet/.
Para o vale do Loire é preciso de, no mínimo, 2 dias. Você pode ir de excursão com a empresa Paris City Vision: http://www.pariscityvision.com/pt/?a_aid=4f665e0d06268, clique em França e depois em Castelos do Vale do Loire.
Abraços.
Saulo Padilha Vilela
Estaremos em 4 adultos em Paris entre 04 e 18 de julho, pretendemos passar 5 ou 6 dias em Paris, ir de trem para Marseille, ficando 3 0u 4 dias na Provence, talvez com uma para da em Lyon, no caminho, de Marseille de avião para Barcelona (2 dias), voltando para Paris, fazendo um ida e volta mesmo dia para Amsterdam e outras regiões próximas a Paris. Gostaria de ter suas sugestões?
Rodrigo Lavalle
Saulo, leia esses artigos:
– Provence/Marseille: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/outras-regioes/regiao-sul/provence/;
– Lyon:https://www.conexaoparis.com.br/2013/10/28/lyon-dicas-de-hoteis-e-restaurantes/, https://www.conexaoparis.com.br/2013/10/21/o-bairro-mais-atraente-de-lyon-le-vieux-lyon/, https://www.conexaoparis.com.br/2013/10/14/parislyon-dias-cidades-bonitas-franca/;
– Barcelona: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/outras-regioes/outros-paises/barcelona/, https://www.conexaoparis.com.br/2013/12/19/trem-tgv-direto-parisbarcelona/;
– Amsterdã: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/outras-regioes/outros-paises/amsterdam/.
Abraços.
Evelline Vasconcelos
Olá pessoal!!!Estou gostando muito do site. Será minha primeira vez em Paris e pensei de ficar uns 4 dias em Paris e 3 no interior. Vou no período de 04/07 a 13/07, quais cidades e lugares vcs me recomendariam. Desde já…Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Evelline, vá ao Mont Saint-Michel: https://www.conexaoparis.com.br/2008/03/31/como-ir-de-paris-ao-mont-saint-michel/. Como dito no artigo você pode ir de trem por conta própria ou de excursão com a empresa Paris City Vision (http://www.pariscityvision.com/pt/montesaintmichelcomguia/?a_aid=4f665e0d06268).
Outro passeio interessante é a região do Vale do Loire, famosa pelos castelos: https://www.conexaoparis.com.br/2008/07/16/como-visitar-os-castelos-do-vale-do-loire/. Nesse caso você iria de trem até a cidade de Amboise ou de Tours e lá alugaria um carro. Outra opção é com a Paris City Vision (http://www.pariscityvision.com/pt/franca/castelos-do-vale-do-loire).
Outras cidades próximas à Paris: Rouen (https://www.conexaoparis.com.br/2010/02/23/parisrouen-ida-e-volta-no-mesmo-dia/) e Reims, terra do champanhe (https://www.conexaoparis.com.br/2009/05/19/uma-visita-a-reims-terra-do-champagne-de-tgv/).
Abraços.
VaneZa
Victor Hugo,
Por favor, me permita intervir…Visitei estas cidades justamente no início de Setembro de 2012 (5-10/09): Eze, Monaco, villefranche, Cannes, Grasse e St Paul de Vence. Fazia calor e muita movimentação. Vários cruzeiros aportavam naquela região nesta época . Visitei a Fragonard em Grasse, Museu Matisse em Nice, Oceanario de Monaco estava aberto. A vila ephrussi estava aberta e movimento tranquilo e os jardins belíssimos. Visitei o jardin exótico de Eze que tem uma vista maravilhosa para o mar. St Paul de Vence foi o village que mais gostei. Restaurantes abertos e famílias se divertindo. Em Nice, antes de ir pro aero, peguei uma feira de antiguidades, me parece que ocorre sempre as segundas. Os centros de informação turística também estavam funcionando normalmente.Usei transporte público, custava 1 euro. As águas do mediterrâneo estavam uma delícia… Enfim, fui , amei e recomendo!
Sanchez
Concordo com a Maria Eugenia, a feira de Isle Sur La Sorgue é simplesmente fantástica.Tem comidas, especiarias, antiguidades lindas, roupas, sabonetes da Provence, pena que não conhecemos o restaurante a que ela se refere.Almoçamos num pequeno restaurante ao lado da feira. Isso tudo sem falar que a feira acontece nas margens de um riacho cristalino e maravilhoso, cheio de cisnes.Passamos lá pelo menos meio dia. Quem puder não deixe de ir a Isle Sur La Sorgue no final de semana.Vale muito a pena e fica bem perto de Avignon.
Moacir Rabin
Fiz este roteiro gastronômico com a Karen Goldman em Paris agora, maio 2013.Uma pessoa encantadora,profunda conhecedora da culinária francesa e que sabe muito bem transmitir seu conhecimento.
Foram horas muito agradáveis .
Recomendo.
Abraço Karen.
Moacir e Deborah Rabin
Maria Eugenia
Fim de semana em Isle sur La Sorgue é bem agradavel! Sábado tem uma feira que, para mim, é disparada a melhor da França. Tb tem bons hoteis e um restaurante Le Jardin du Queue, se nao me engano, maravilhoso!!!
Rodrigo Lavalle
Maria Eugênia, obrigado pela dica.
Abraços.
Victor Hugo
E com relação a Côte d’Azur na primeira semana de setembro? Eze, St Paul de Vence, etc tbm corro esse risco?
Rodrigo Lavalle
Victor, provavelmente pois são cidades pequenas e o período de férias já terá terminado (ele termina no fim de agosto).
Abraços.
mara
Em viagem recente, pude confirmar essa informação em Dijon. Cidade conhecida pela comida de qualidade, além do vinho famoso, não consegui ir a nenhum dos restaurantes indicados.
Não só no domingo, na segunda-feira, pela manhã, pouca coisa funciona, e os bons restaurantes, só a partir da terça-feira.