A francesa Christelle Brua foi recentemente eleita a melhor chefe confeiteira / pâtissière do mundo pela associação Les Grandes Tables du Monde.
Quem acompanha o Conexão Paris ou o universo da gastronomia francesa sabe quem são os grandes chefs confeiteiros da França. Entre eles temos Pierre Hermé e seus macarons, Christophe Michalak e seus chocolates, Jacques Genin e seu milfolhas e, mais recentemente, Cédric Grolet e suas “frutas reconstruídas”. Mas na profissão ainda são poucas as cheffes confeiteiras e menos ainda aquelas que têm algum destaque na mídia. Segundo a Les Grandes Tables du Monde, associação criada em 1954 e que reúne 174 grandes restaurantes em 25 países ao redor do mundo, para cada 3 chefs (homens) há somente 1 cheffe (mulher).
As “frutas reconstruídas” do chef Cédric Grolet
O Prêmio Valrhona de Melhor Confeiteiro de Restaurante do Mundo
Ano passado a Les Grandes Tables du Monde, junto com a marca de chocolates Valrhona, criou o Prix Valrhona du Meilleur Pâtissier de Restaurant du Monde, ou seja, um prêmio para o melhor confeiteiro do mundo que trabalha em restaurante.
O eleito na 1ª edição da premiação foi o jovem pâtissier Cédric Grolet citado acima (clique aqui e leia nosso artigo sobre ele). Na época ele somente trabalhava no restaurante do hotel Le Meurice. Hoje ele já tem uma pequena loja no 6 rue de Castiglione onde suas obras-primas são vendidas em velocidade recorde.
Christelle Brua, chefe confeiteira / pâtissière do restaurante le Pré Catelan
Esse ano quem recebeu o prêmio foi a patissière Christelle Brua, chefe confeiteira do restaurante 3 estrelas Michelin ‘Le Pré Catelan’.
Christelle Brua
Christelle não é novata no cenário das premiações. Ela já havia recebido dois outros prêmios em reconhecimento ao seu talento: chefe confeiteira do ano dado pela revista Le Chef em 2009 e pelo guia gastronômico Gault & Millau em 2014.
Nascida na cidade de Sarrebourg na região de Moselle (nordeste da França), Christelle, que sonhava ser estilista, começou a estudar letras e literatura francesa. A fim de ajudar os pais, que possuíam um restaurante, ela muda seus estudos para cozinha e se especializa na confeitaria. Formada em 2003, e decidida a se mudar para Paris, ela envia seu currículo somente ao restaurante Le Pré Catelan – cujo chef Frédéric Anton, era seu ídolo – onde está até hoje.
La Pomme / A Maçã, a sobremesa emblemática de Christelle
A sobremesa emblemática de Christelle se chama La Pomme / A Maçã. Uma esfera verde transparente de açúcar em cujo interior encontramos um creme gelado de caramelo, cidra e açúcar efervescente. Mas os críticos gastronômicos aconselham os clientes a não esquecer as outras delícias criadas por Christelle como seu Paris-Brest, seu tiramissu, sua torta de limão.
Informações práticas
Restaurante Le Pré Catelan: Bois de Boulogne, 75016 Paris. Aberto de terça a sábado. Para reservar clique aqui.
O restaurante Le Pré Catelan
Leia também:
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, pâtisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
0 Comentários