Acabei de ler artigo no Le Figaro sobre as adaptações do McDonald’s às exigências gastronômicas francesas.
A empresa oferece agora sanduiches feitos com a famosa baguette. Na hora do almoço, podemos pedir um menu “crasse-croûte” com sanduíche de baguette, galettes de batata, carne de vaca, frango ou presunto + uma bebida por 4.50 euros. E atenção: sem batatas fritas. Se a experiência der certo, o “casse-crôute” fará parte do cardápio McDo ao lado do Happy Meal e outros best of.
Qual o objetivo do rei do fast-food?
Primeiro, concorrer com os sanduíches que compramos nas padarias e nas cadeias como Paul ou Cojean.
Segundo, fortalecer sua estratégia de mudança de imagem. No início dos anos 2000 McDonald’s foi assimilada à malbouffe como dizem os franceses e que poderiamos traduzir por “comida ruim” ou “comer mal”. Para reconquistar os franceses a empresa criou o McDo à la française com introdução de saladas, frutas e a transformação dos seus pontos de venda em verdadeiros restaurantes.
Para agradar o mercado francês, segundo colocado na lista dos principais mercados da cadeia, McDonald’s introduziu baguette com manteiga nos McCafés e o sucesso foi imediato. Em seguida a empresa criou o Big Mac de pão integral e sanduíches com queijos franceses como o McCantal. E este ano, a firma pretende lançar um sanduíche com o mais francês de todos os queijos, o camembert!
No país da gastronomia, McDonald’s tenta adquirir uma certa respeitabilidade.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
27 Comentários
Regina Vasconcelos
Well, não irei nem com mudanças, jamais!
Sandra, SP
Olá Lina, não sou do tipo que curte ir a Mc Donalds pelo mundo afora, mto menos em Paris, mas eles tiveram que ceder; afinal na terra da gastronomia, com ótimas boulageries, era imperdoável não oferecerem nem um sanduiche em uma baguette! Antes tarde do que nunca.
Mas não vou matar a curiosidade; qdo estiver em Paris farei como sempre, ou seja, vou comprar meus queijinhos, meu vinho e minha baguette que ganharei muito mais.
Um abraço e Feliz 2013. Sandra
carlos
Quem vai comer no McDonald’s em Paris, ou em qualquer viagem, não merece a viagem. Deveria ficar em casa vendo televisão…
Denise
Boa Lina ! E que falta de criatividade ir a Mac Donald em qualquer lugar do mundo !
Ainda mais em Paris com tanta boulangerie e patisserie .
José Rodrigues
Excetuado caso de vida ou morte nunca entrem no MacDonalds do Arco do Triunfo nos fins de semana à noite.
Um inferno de gente, gente sem educação que desconhece o conceito de filas.
Para piorar no meu combo o lanche estava frio, a batata murcha e sem sal e o refrigerante quente e sem gás, perfeito não.
Comi também em Versailles mas lá, tirando o habitual desconhecimento do conceito de filas, o conjunto foi adequado.
Acho o Mac válido para uma refeição rápida, para quem está com pressa e para os não gourmets.
Só não pode ser a rotina, é um quebra galho.
Lina
José Rodrigues
É fato conhecido a falta de educação dos frequentadores habituais da avenida Champs Elysées.
Maurício Christovão
Nunca pensei em ir a um McDonald’s em Paris…
Para experimentar as variações locais, talvez valha a visita.
Paulo Junior
McDonalds da Franca é um dos piores du mundo. A varieda é super limitada e os produtos lights simplesmente nao existem (fora bebidas).
Nick
Eu quando estou em Paris, passo longe desse tipo de lugar, mas já encontrei vários americanos na rua, perguntando pra mim onde encontrar um McDonald´s. Aliás, não entro num lugar desse já faz um tempão e pretendo continuar assim…
Juliana W
De todos os McDonald’s em que já comi, os de Paris estão muito bem-cotados! Tenho uma brincadeira com o namorado, de sempre comer um sanduíche no McDo local quando viajamos – tão bom quanto aqui, só o de Tóquio.
Imagino o que os parisienses falariam do McDo carioca! Pra quem chega, a diferença no cardápio já é visível, e acho que a qualidade dos produtos também é superior. Sem contar o preço, que no Brasil está abusivo – um best of estava beirando os 20 reais da última vez que fui. Proporcionalmente, acho os preços franceses um pouco mais “razoáveis”…