Estamos começando a temporada das moules de bouchot no Mont Saint Michel.
Moules são mariscos e a palavra bouchot quer dizer as estacas de madeira onde os jovens mariscos colhidos no Atlântico são fixados para “engordarem”. Eles são presos nestas estacas em maio e junho e são consumidos a partir verão do ano seguinte. Estes mariscos possuem desde 2006 um label AOC ( Appellation d’Origine Contrôlée).
Eles são mais redondos e possuem uma cor laranja mais acentuada. Deliciosos.
Recomendo a visita dos bouchots nas marés baixas. Um carro/trator adaptado para circular na areia faz o circuito das “fazendas marinhas”. Escolham o programa com degustação. Atenção, melhor se proteger com botas de borracha. Senão tênis, mas saibam que eles ficarão molhados. No site abaixo, escolham a opção Mytili-Mobili o nome do carro/trator.
Cliquem aqui para mais informações e para reservas.
Nos restaurantes, se pedirem mariscos, verifiquem se são as moules de bouchot.
Atenção: A ParisCityVision, principal empresa de ônibus de turismo em Paris, oferece 10% de desconto aos leitores do Conexão Paris para os passeios de um dia ao Mont Saint Michel. Clique aqui.
Como ir de Paris até o Mont-Saint-Michel
Se você não puder dormir no MSM opte pela excursão de ônibus ou pelo transfer privativo de carro:
- Excursão da ParisCityVision, principal empresa de ônibus de turismo em Paris, que oferece 10% de desconto aos leitores do Conexão Paris para passeios de um dia ao Mont Saint Michel. Clique aqui.
- Quem quiser conforto e praticidade máximos pode optar pelo transfer em carro privativo com motorista brasileiro. Clique aqui.
Para ir por conta própria:
- Trem: a viagem tem cerca de 4 horas de duração, saindo da estação Montparnasse. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Carro: Dependendo da estrada que você escolher, é possível passar por cidades como Giverny, Caen. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
- Ônibus: esta é a opção mais barata, mas também é a mais longa, a viagem tem cerca de 4h45 de duração. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
63 Comentários
Jane Curiosa
Francy
Eu também estou amando,mas está surreal.
Lá se foi o último nó de pinho na lareira,está tudo muito frio e eu me sentindo moída e tremendo tal qual uma vara verde,com febre!
Eu estou me sentindo um allien.
Dengue.
Devo ter sido picada pelo último Aedes contaminado da face da terra.Tá,sei que eu exagero,mas no fim da temporada?! Isto é o fim da picada.
E essas comidinhas desfilando ….e o meu estômago no maior baticundum…
conexaoparis
Jane Curiosa
Estou torcendo de longe para que fique boa logo.
Francy
Edu,Beth e cia… Estou amando esta conexão gastronomica ,no dcpv anoto as receitas pra testar depois,Ah…as massas .Estas batatas quando estou em Portugal me delicio….com bacalhau ,huummm.
EduLuz
Beth, só passamos e almoçamos em Biarritz na passagem pra Martillac-Bordeaux.
Madá, não é bem fritar. É pra colocar um fio de azeite e deixar torrar a casca até dourar. Se tiver paciência, deixe esfriar e repita esta operação umas 3 vezes! rs
Madá
Edu, eu adoro essas batatas ao murro! Só que após o murro, eu coloco no forno ao inves de fritar. Ponho tambem alecrim, alem do azeite de flor de sal.
Maria das Gracas, adorei a sua programacao para a conexao no Monte St Michel.
Beth, tambem adoro ver a mudanca de marés e aquele morro que vira ilha. Também sou mais Sancerre, mas sugiro fortemente o Quincy.
Beth
Edu
Vcs ficaram “naquele” hotel de Biarritz?
Adoro aquela região, das mais lindas da França..
E a comida é de chorar de boa!
Sou mais Sancerre, risos.
Jacqueline
Jane Curiosa e Eduluz
Era salgada. O restaurante era japonês. Dessa vez foram minhas amigass que ficaram sem comer. Preferiram não almoçar. Já eu, fui bem corajosa. E gostei.Só ficou o pensamento que intriga: o que seria?
Jane Curiosa
Beth
Esse purée é delicioso e básico em minha vida.Para você ter idéia, é uma das primeiras refeições para as crianças da família.Também gosto de o preparar
substituindo a batata por mandioquinha,batata doce ou maçãs.Só que no de maçã
eu uso um pouquinho de açúcar e o caramelizo.Às vêzes com um pouquinho de noz moscada.
Edu Luz
Eu nunca a comi frita assim,então vou experimentar.Cozida ao sal grosso?
Já a pimenta do reino é antiga companheira.
EduLuz
Beth, estou com o Dodô. Um Chablis, se bem que acabamos de tomar um Sancerre acompanhando moulles em plena Biarritz!!
Francy, poderíamos chamá-las de batatas ao gancho de esquerda!
A diferença básica é que o sal grosso em abundância (muito mesmo) vai na água de cozimento, você deve só dar uma pequena amassada na batata (uma batidinha leve de esquerda! rs) e fritar no azeite até deixar a casca ficar muito dourada e bastante crocante dos dois lados.
Da última vez que a fiz, fritei duas vezes e numa frigideira de fundo grosso.
Dá pra imaginar o contraste entre a casca e o interior que parece um purê? Funciona como uma batata frita gigante! Sem contar a flor de sal.
Hummm! estou com fome!! 🙂
Nilza Freire
Lina, amei mais essa dica. Conheci as moules do Leon de Bruxelles quando fui em janeiro a farmacie da Rue du Four, o Leon e bem pertinho…
Quando fui ao Mont Ssinr Michel nao sabia desse detalhe pitoresco das moules, quem sabe na viagem de setembro darei um pulinho la! Obrigada, Lina, voce excede em nos agradar!
Francy
Beth ,já experimentou tomar um Sancerre, com queijo da Serra da Estrêla? Combinação dos deuses !