Por Henrique Rochelle
A programação de dança em Paris é grande. Aqui, alguns destaques do mês de março organizados pra ajudar os planos e visitas culturais.
. Le Chant de la Terre, de John Neumeier / Opéra de Paris (até 12 de Março, no Palais Garnier)
A terceira coreografia de Joh Neumeier para o Ballet da Ópera de Paris é, mais uma vez, baseada em música de Gustav Mahler. Desse vez, o coreógrafo escolheu uma sinfonia melancólica escrita pelo compositor logo depois da morte de sua filha e inspirado pela versão do inglês Kenneth MacMillan, que ele mesmo dançou quando mais jovem. Uma criação intuitiva e emotiva.
http://www.operadeparis.fr/saison-2014-2015/ballet/le-chant-de-la-terre-john-neumeier
. O Lago dos Cisnes, de Rudolf Nureyev / Opéra de Paris (de 11 de Março a 9 de Abril, na Opéra Bastille)
Uma das coreografias mais tradicionais da história do balé, O Lago dos Cisnes, na versão de 1984 de Rudolf Nureyev, tem temporada de quase um mês na Opéra Bastille. Há meses já não há lugares para reservar pelo site da Ópera, mas pra quem realmente se interessa, ainda existem os ingressos da 8a categoria, que são vendidos direto na Ópera, uma hora e meia antes de cada apresentação. São lugares com visão bem limitada, mas também são os mais baratos da casa, a só 5 euros cada.
http://www.operadeparis.fr/saison-2014-2015/ballet/le-lac-des-cygnes-rudolf-noureev
. O Lago dos Cisnes, La Bayadère, Romeu e Julieta / Saint-Petesbourg Ballet Theatre (de 9 a 14 de Março [duas apresentações de cada obra] no Théâtre des Champs-Elysées)
Uma das mais reconhecidas companhias russas vem em março pra Paris, pra apresentar três coreografias clássicas em seis noites de ballet no Théâtre des Champs-Elysées. O grande destaque é a estrela da companhia, Irina Kolesnikova, que vai dançar todas as noites os papéis principais de algumas das mais emblemáticas coreografias do repertório clássico russo. Com ingressos a partir de 15 euros, o programa, além de encantador, é bem acessível.
LAGO: http://www.theatrechampselysees.fr/danse/danse/irina-kolesnikova-saint-petersbourg-ballet-theatre-1
BAYADÈRE: http://www.theatrechampselysees.fr/danse/danse/irina-kolesnikova-saint-petersbourg-ballet-theatre
ROMEU: http://www.theatrechampselysees.fr/danse/danse/irina-kolesnikova-saint-petersbourg-ballet-theatre-2
. 2a Bienal de Arte Flamenco (9 a 17 de Março, no Théâtre National du Chaillot)
Seguindo o sucesso da Bienal de 2013, o Chaillot apresenta a segunda Bienal de Arte Flamenco, com 9 espetáculos que mostram a diversidade da produção contemporânea dessa forma artística, em parceria com a Bienal e Sevilha. Dança, música, teatro e uma exposição compõem as atividades, em um dos teatros com a vista mais bonita da Torre Eiffel.
http://theatre-chaillot.fr/festival/2e-biennale-dart-flamenco
. Wiebo, de Philippe Decouflé (de 3 a 8 de Março, na Philharmonie de Paris)
Concebida como algo entre um espetáculo e um show, Wiebo é uma homenagem do coreógrafo Philippe Decouflé ao ícone do Glam Rock, David Bowie. Em cartaz na recém inaugurada e concorridíssima Philharmonie de Paris, durante a primeira semana de Março. Este espetáculo está esgotado. Mas você pode entrar no link abaixo e deixar seu email. Você será contatado em caso de novos tickets disponíveis.
http://philharmoniedeparis.fr/fr/activite/spectacle/14083-philippe-decoufle
. Bienal de Dança do Val de Marne (de 5 de Março a 3 de Abril, em Vitry-Sur-Seine)
Saindo um pouco de Paris, mas ainda bem perto, a Bienal de Dança do Val-de-Marne é um evento com 62 apresentações, incluindo a aclamada Pixel de Mourad Merzouki. Os eventos da bienal acontecem em Vitry-Sur-Seine, ao sudeste de Paris. A maior parte das apresentações são na Briqueterie, onde é facinho de chegar em alguns minutos, pela linha 7 do Metrô de Paris, ou com a linha 183 de Ônibus. Pra ajudar nos deslocamentos, algumas das apresentações, em locais mais afastados do metrô do que a Briqueterie, têm translado gratuito pra quem tem ingressos. Muita dança contemporânea de alguns dos criadores mais influentes da cena francesa atual. Vale a pena pra quem gosta de dança e quer ver um pouco daquilo que não chega a muitos outros lugares.
http://www.alabriqueterie.com/index.php/en/biennale-de-danse/agenda-biennale
Henrique Rochelle é Mestre e Doutorando em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas, e pesquisador do Laboratoire Esthétique, Musicologie, Danse et Création Musicale da Université Paris 8. Financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Teórico, Historiador e Crítico de Dança, colaborou com a Enciclopédia Dança em Rede, trabalhou com diversas companhias de dança brasileiras e internacionais, e é autor do blog Da Quarta Parede: www.daquartaparede.wordpress.com
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
8 Comentários
Ana Claudia
Olá Rodrigo, bom dia! Em primeiro lugar gostaria de parabeniza-los pelo site, realmente tem me ajudado muito a organizar minha viagem à Paris. Estarei em Paris de 26 a 29 de maio, e gostaria muito de assistir a um espetáculo de ballet, ja que sou aluna de dança aqui no Brasil, sou apaixonada pela arte. Vi que no período que estarei em Paris terá o espetáculo Les Enfants du Paradis no Palais Garnier, mas desde fevereiro acesso o site da ópera e o botão de reserva sempre está cinza. Vocês saberiam me dizer se neste caso os ingressos já estão mesmo esgotados? É um espetáculo concorrido? Será que é possível ainda comprar no dia da apresentação? Quanto aos trajes, existe algum “dress code” para apresentações deste tipo? Estou preocupada, uma vez que o espetáculo é relativamente cedo, e se conseguir os ingressos talvez tenha que ir direto da “turistagem” para o espetaculo. Gostaria de saber se há restrições para tênis, jeans, etc… Agradeço se puderem me ajudar!! Abs, Ana.
Rodrigo Lavalle
Ana, sim, o botão cinza significa que os ingressos já estão esgotados. Você pode tentar no local: a chamada “tarifa em pé” (debout), é vendida nas guichês automáticos, 1h30 antes do horário do espetáculo. Estes tickets custam 5 euros. Não precisa ir com roupa de gala. Leia esse artigo para informações mais detalhadas sobre esse assunto: https://www.conexaoparis.com.br/2015/02/20/tudo-sobre-a-opera-garnier/.
Abraços.
Rafael
Tem que ir de terno ou longo para assistir os espetáculos na Ópera da Bastilha?
Rodrigo Lavalle
Rafael, não sendo as noites de gala especiais, não é necessário.
Abraços.
Geraldo do Rego Monteiro
bom dia , gostaria de saber como proceder para compra de ingressos para apresentaçáo de Lago dos Cisnes no Opéra Bastille e para Le Chant de Laterre
de John Neumeier no Opéra Garnier, ambos os espetáculos de 17 à 20 de Março de 2015 ,
obrigado
Geraldo
Rodrigo Lavalle
Geraldo, creio que os ingressos para esses espetáculos já estejam esgotados. De qualquer forma procure no site oficial das óperas: http://www.operadeparis.fr/en/calendrier. Pesquise também no site Viagogo que revende ingressos de pessoas que compraram mas desistiram ou não poderão comparecer.
Abraços.
Marina Schuster
Olá,
Gostaria de saber se para espetáculos como o Lago dos Cisnes também há a categoria de ingressos “em pé” vendidos pouco antes do início da apresentação? Obrigada
Rodrigo Lavalle
Marina, sim mas eles também são disputadíssimos.
Abraços.