Francis Kurkdjian é um artista, mas acabou virando parfumeur. Mais do que isso, ele é um nez. Ou seja, é um criador, um compositor de perfumes.
Assim como ocorre com a maioria, Francis começou sua carreira criando perfumes para as grandes marcas como Guerlain, Jean-Paul Gaultier, Lanvin, Lancôme, Versace… São dele grandes hits de venda como Le Mâle do Jean-Paul Gaultier, Eau Noir da Dior e Le Parfum de Elie Saab.
Mas, para Kurkdjian, um perfume é muito mais do que um líquido cheiroso – uma fragrância é um pedaço de um sonho, um momento de alegria. Por esse motivo, ele foi contra a maré do mercado de massificação dos perfumes de luxo, e abriu sua própria marca – a Maison Francis Kurkdjian.
“Algumas pessoas usam palavras, outras usam cores. Eu uso fragrâncias para criar histórias“.
Em sua loja, perto da place Vendôme e a alguns metros do Hotel Meurice, Francis vende histórias em forma de perfume. Cada fragrância tem uma história por trás. O perfume APOM (que significa A Piece of Me) tem como inspiração o casal, que se entrega e oferece parte de si para o outro. Para retratar o casal, ele foi buscar inspiração no Líbano.
Para Francis, as fragrâncias deveriam fazer parte da vida da pessoa em todos os momentos. Além do perfume, há velas para a casa, incensos, bolhas de sabão aromáticas (sim, bolhas de sabão!), sabão e amaciante para roupas.
Assim, você pode escolher o seu perfume e ter aquela fragrância como a sua marca pessoal. (Isso me fez pensar nos gatos, que marcam o seu território.)
Há ainda pulseiras em couro aromatizadas, inspiradas nas luvas perfumadas usadas no século 18.
Ao entrar na loja, você imediatamente entende que está diante de um produto de luxo. Mas um luxo exclusivo, muito diferente das grandes marcas e suas lojas imponentes e abarrotadas de turistas. O atendimento é absolutamente delicado e personalizado. A loja é vazia e pequena. Sem pressa, a vendedora passa horas explicando cada perfume e cada história, e contando quem é Francis – suas motivações, sua infância, seus avós, sua relação com Paris (ele é francês, filho de pais armenos). Todos os detalhes foram pensados, tudo tem um porquê.
O perfume francês talvez seja um dos maiores ícones do luxo da cultura francesa. E, para nós do Conexão Paris, a Maison Francis Kurkdjian é a síntese deste luxo. Francis une o profundo domínio da técnica (estudou no ultra renomado ISIPCA – Institut Supérieur International du Parfum, de la Cosmétique et de l’Aromatique Alimentaire) à sensibilidade artística e ao rigor da qualidade (em todos os sentidos e dimensões). Mas mantém os pés no chão, é acessível. Sua loja é simples. Tudo é convidativo, nada é feito para intimidar.
Francis Kurkdjian é como comer uma baguette com camembert acompanhada de um bom vinho. Mais simples, impossível. Mas um luxo só.
Maison Francis Kurkdjian
. 5 rue d’Alger, 75001 Paris
Aberto de segunda a sábado, das 11h às 13h30 e das 14h30 às 19h00 (fechar na hora do almoço não é um luxo?)
. 7 rue des Blancs-Manteaux, 75004
Aberto de terça a sábado, das 11h às 14h4 e das 15 às 19h30; domingo das 12h às 14h e das 15h às 19h.
Preços aproximados:
APOM Femme, eau de parfum, 70 ml: 140 euros
Velas perfumadas, 190 gr: 55 euros
Bolhas de sabão, 45 ml: 14 euros
Obs.: Todas as fotos foram tiradas do site da Maison Francis Kurkdjian
Leia os demais artigos sobre Paris e o luxo:
– O hotel Le Meurice, em Paris
– L’Écume Saint Honoré: ostras e frutos do mar frescos em Paris
– Que tal pintar os cabelos em Paris
No nosso site Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
15 Comentários
Mara Dantas Tonheca
Gostei muito dessa publicação, adoro perfumes e concordo com o poder de co-criação de uma história inspirada num perfume, e fragâncias delimitando espaços é fundamental. E, além da escolha acertada ,eu observo que a intenção e emoção do momento em que se vive ao usar determinado perfume confere ao mesmo um poder adicional e um raro prazer aos sentidos de que vive a história conosco, e isto é muito mais do que “química cerebral “. É muito bom ser lembrada e reconhecida a presença da gente num local pelo nosso perfume…ouvir confissões do poder erotizante de nosso perfume. Adoro tudo isso…Parabéns pela loja e criações Francis K.
Madá
Muito bom, adoro essa sensibilidade olfativa. Essas bolinhas de sabão são novidades para mim.