Susana Almeida, em dois restaurantes em Paris, antes de pagar a conta deu uma conferida. Surpresa, descobriu duas contas superpostas.
A primeira – mais cara – não tinha relação com o pedido feito. Abaixo deste – muito mais barata – a correta.
Se o turista olha rapidamente o total, paga uma falsa conta e o(s) garçon(s) coloca(m) a diferença no bolso.
Esta eu não conhecia.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
86 Comentários
Fernando Rosato
Não tive problema em Paris , quando esse pessoal se aproximava de mim tratava eles com descaso e os mesmos saim fora rapidinho . Atenção nunca é demais . Esse tipo de malandro para brasileiros é fichinha , para roubar a gente eles tem muito que apreender , esse tipo de roubo no Brasil é coisa de 40 anos atraz .
Adriana
Nossa, Lina, então fui vitima de um outro golpe: peguei um taxi até o aeroporto CDG e o motorista me cobrou 10 euros como taxa “para retirar minhas malas do porta malas”. Achei o cúmulo, mas paguei para não sofrer represálias…fiquei com medo dele ir embora com minhas malas, sei lá. Agora acho que já sei como me comportar: anotando a placa e onde posso fazer denuncia?
Obrigada!!
Adriana
Lina, Tenho uma dúvida: usei o taxi em Paris e deu 35 euros a corrida marcada no taxímetro.
Eu paguei com 40 euros ou 50, nao me lembro, e o taxista nao quis dar o troco.
Eu pedi o troco e ele ficou muito agressivo, disse que não tinha trocado. Isso foi um golpe ou tem que deixar gorjeta além do que marca o taxímetro? Obrigada
Lina
Adriana
Foi golpe. Se acontecer de novo mostre que está anotando o número da placa e o nome dele. Existe sempre um papel com estas informações dentro do taxi.
Andrea
Aconteceu numa viagem pra Veneza. Ao descermos do ônibus, o guia nos disse que um funcionário do hotel buscaria as malas e levaria aos quartos. Minha mala chegou, mas a da minha irmã não…. Depois de rodar todo o hotel, em vão, uma colega de viagem disse, em alto e bom som, que ligaria para um primo, que era policial e morava por ali. Os funcionários que estavam na recepção saíram de fininho e a mala apareceu na porta do quarto… É preciso ficar de olho!!
cristine souza
Chegarei dia 7 de julho (sábado) em Paris.Ficarei uma semana.Vale a pena comprar a Carte Orange de uma semana? É verdade que ela começa a valer no domingo e assim eu pagaria por uma semana e utilizaria somente dois dias ?
Ou você me recomenda outra maneira econômica para andar de metrô?
Obrigada!
Cristine Marsico
Estes golpes em Paris são tão amadores que tá na cara que é golpe. Fiquei horas sentada no Jardim de Tuilleries assistindo os incautos serem vítmas. Na última viagem , a incauta fui eu… caí num golpe da surda muda, que pede dinheiro pra nem me lembro o que, fiquei com pena, dei 1 euro, ela pediu mais, não dei , e de repente a muda começou a falar e me xingou… no Montmartre. Acabou que a policia tomou providencias. Fiquei rindo de mim mesma… foi engraçado!!! Mas é Paris, e tudo é esquecido em menos de um segundo!!
Priscila Franceschi
Eu gostaria de deixar uma mensagem sobre como fazer a devolucao de um produto.Comprei uma blusa de lã (disse a vendedora ser de coelho) e solta pelo que nao pàra mais, um horror! Vou na loja reclamar hoje. Será que consigo meu dinheiro de volta? como proceder?
conexaoparis
Priscila
Não sei te responder. Tudo depende da marca. Marca séria aceita devolução.
Beth
Carlos
Conferir notas de restaurantes é imperioso!
E em qualquer lugar do mundo…
Aqui no Rio alguns restaurantes se “enganam” na conta de acordo com o jeito do freguês. Se for turista então…
risos e abs.
Carlos
Aconteceu algo parecido comigo no Restaurante Le Deauville, na Champs Elysées. O garçom trouxe uma conta reincluindo o imposto que já é incluido na conta. O garçom deu uma de “Jean Sans Brass”, se me entendem a tradução. Não aceitei e ele voltou com a conta certa, pedindo desculpas pelo “engano”.
Confiram a conta!
Alexandre
Quanto aos batedores de carteira (ou carteiristas), no caso de Lisboa muita atenção no 28E (bonde – elétrico). São sempre os mesmos à anos. Um mais velho careca baixinho e gordinho e um de meia idade, por vezes estão com uma cigana ou uma portuguesa magrinha de mal aspecto. É fácil de saber porque verão os portugueses todos nervosos quando entram (por vezes o condutor não os deixam entrar).
Morei em Lisboa anos e andava no 28E diariamente, já até “nos conhecíamos”. Uma vez entraram para “trabalhar” e deixaram cair no chão um cordão de ouro que roubaram, como já estava vazio sentaram, um ao meu lado e outro em frente, para pegar discretamente, peguei antes… haha não gostaram nada, mas levaram na esportiva… Infelizmente não sabia à quem devolver. Sempre que me viam no 28E me olhavam e davam uma risadinha pra minha cara ou faziam alguma gracinha. LOL
Na europa, mesmo os carteiristas, não costumam ser violentos, podem gritar, discutir para intimidar, mas dificilmente passam disso.