por Rodrigo Lavalle
Sempre repetimos no blog que Paris é uma cidade segura – e é mesmo – e que o grande problema são os mãos-leves batedores de carteira (que agem nos museus e nos metrôs) e os golpistas. Enquanto os primeiros têm o talento de um mágico, os últimos são verdadeiros atores dignos de um Oscar.
O leitor Antônio deixou um comentário no blog alertando sobre um golpe no qual ele QUASE caiu no dia 13 de maio. Um versão mais singela e menos audaciosa desse golpe já foi relatada aqui. Leiam e fiquem (mais) atentos!
“Rodrigo, QUASE caímos num golpe hoje em Paris. Gostaria que vc divulgasse no Conexão Paris, pra que ninguém caia.
O golpe é o seguinte: golpistas se passam por funcionários do metrô de Paris (usam camisa social e crachá com símbolo da SNCF). Eles abordam turistas que estão tentando comprar bilhetes/passes de metrô nas máquinas das estações (nas primeiras vezes, todo turista realmente tem dificuldade naquelas maquininhas…).
Eles abordam os turistas e oferecem ajuda (em inglês). E realmente ensinam certinho até o momento de colocar o cartão na máquina – aí, eles falam que deu erro porque seu cartão é estrangeiro. Ato contínuo, o golpista se oferece pra comprar o passe pra você, e você pagaria a ele em dinheiro. Ele finge que realiza a aquisição usando um cartão com o símbolo da SNCF/MetroParis.
No meu caso, ele retirou dois bilhetes da máquina (que na verdade estavam na manga do seu casaco), me entregou e cobrou os 71 Euros (por 2 passes ilimitados de 5 dias). Só que, na verdade, o que ele está entregando são 2 tickets infantis “single fare” (o mais barato que existe e que custam €0,60).
O golpe é muito bem bolado… já estávamos tirando o dinheiro da carteira pra pagar, quando desconfiei da situação (o ticket era muito parecido com o “single fare” que eu havia comprado nos dias anteriores).
Desconfiado, pedi a identificação funcional dele, e ele me mostrou só o cartão “SNCF”, sem nome ou foto (com apenas um número). Insisti que ele me apresentasse um documento com foto (provando que ele era funcionário) mas ele não mostrou (de repente ele fingia não entender mais inglês rsrs).
Então devolvi os tickets a ele, e procurei o guichê de informações da estação (pra perguntar se ele era mesmo funcionário). Nesse momento, o cara sumiu. O rapaz do guichê disse que não tinham nenhum funcionário ali ajudando nas máquinas. Depois, pesquisei na internet, e descobri um site em inglês que descreve o golpe. Realmente teríamos caído se fosse nossa primeira compra.
Enfim, NUNCA aceitem ajuda nas máquinas de tickets do metrô de Paris.”
Reafirmamos que Paris é uma cidade segura mesmo durante a noite. No seguinte artigo nós fizemos um resumão do assunto com dicas e sugestões: Questões sobre segurança em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
70 Comentários
Lenira
Bom dia Rodrigo! Me desculpe, já fiz essa pergunta, mas não sei em que parte do blog, e me perdi. Vou chegar de Londres de trem. Vou ficar num hotel que pelo Booking a parada de metrô mais próxima é Saint George. O hotel é o Joyce. Como pegar o metrô da Gare du Nord para lá? Agradeço muito se me responder.
Rodrigo Lavalle
Lenira, na Gare du Nord pegue o metrô linha 4 (sentido Porte de Clignancourt) e vá até a estação Barbès – Rochechouart. Lá troque pela linha 2 (sentido Porte Dauphine) e vá até a estação Pigalle. Lá troque pela linha 12 (sentido Mairie d’Issy) e desça na estação Saint-Georges.
Abraços.
Gilberto
Bom, com a indispensável ajuda deste site, já tive o prazer de visitar duas vezes Paris. Li e reli todo o conteúdo do site, e comprei o excelente guia deste. Cidade, sim, maravilhosa e enebriante, sem igual. Mas as autoridades francesas são lenientes no combate aos punguistas. É tudo tão escancarado, à vista de todos, que fica difícil entender a proliferaçào dos golpes etc. Destarte, comparada com o brasil, Paris é uma cidade segura sim. Se pretendo voltar? Se me for permitido por Deus, claro que sim. Vive la France. Ah, sempre muiiiiiiiiiiiiiiiito cuidado no metrô, e nos pontos turísticos lotados, ok. Outra coisa: pelo amor de Deus, não tente comparar Paris à disney. É comparar Jesus com genésio. Captou a mensagem?!?!?
dillemba
Jura, Maurício Christóvão? Eu falei para meu marido que iria fazer xerox de cédulas de real, deixar numa carteira bem acessível e depois sair dando risada das meninas romenas. Mas aí fiquei com medo que um comparsa delas me desse uma surra na saída do metrô e desisti. Se o fizeres depois conta aqui no blog.
Mauricio Christovão
Estou pensando em entrar no Metrô, com uma cara de distraído , levar um casacão com bolsos grandes, com uma carteira falsa, com dinheiro do jogo “Monopoly”, ou “Banco Imobiliário”e cartões falsos do Mickey Mouse…
Fernanda
Olá, chegamos na Gare Du Nord, para ir ao Ibis Styles Paris GAre de L’est, faço como? Compro ticket único, ou o semanal? Esse hotel tem uma boa localização.? e para ir a Giverny?
Rodrigo Lavalle
Fernanda, seu hotel fica a menos de 15 minutos de caminhada da Gare du Nord. Sugiro que vocês caminhem.
Para ir a Giverny pegue o metrô linha 7 na Gare de l’Est e vá até a estação Opéra. Lá troque pela linha 3 (direção Pont de Levallois – Bécon) e vá até a estação Saint Lazare. No térreo pegue um trem comum até a cidade de Vernon. A distância entre Vernon e Giverny é de 7 km. Você tem várias opções para este percurso: pegar um ônibus especial que sai à cada 15 minutos da estação de trem de Vernon e vai até Giverny; alugar uma bicicleta na estação mesmo ou pegar um táxi.
Abraços.
Mario Rene
Gostaria de alertar sobre os batedores de carteira em Paris. Embora já soubesse e estivesse atento , fui vítima desses ladrões . Entrei no metro com a carteira no bolso e saí sem. Eles são muito habilidosos e insuspeitos. Recomendo a todos que não carreguem muito dinheiro e nem documentos que são desnecessários . O cartão de crédito é a forma mais segura. Cancelei o meu e em menos de 24 horas a operadora me entregou um cartão emergencial no hotel onde eu estava hospedado. Também recomendo fazer o boletim de ocorrência em delegacia de policia (em todos os bairros tem uma unidade). Fui bem atendido e o BO foi me entregue na hora, em menos de 30 minutos.
Rodrigo Lavalle
Mário, sentimos muito pelo ocorrido. Obrigado pelas dicas.
Abraços.
Mary Filippo Braga
Os batedores de carteira estão usando pessoa disfarçada de cega para tumultuar a entrada do trem. Quem não quer ajudar uma pessoa cega? Nisso você se distrai e levam sua carteira. Cuidado ! Vi e comprovei esta situação .
Cicero Tavares
Bom dia! Gostaria de saber como faço pra chegar no hotel Kyriad Paris 18 – Porte De Clignancourt – Montmartre. Chegarei de Londres. Obrigado pela atenção.
Rodrigo Lavalle
Cícero, você chega de Londres de trem ou avião? Se de avião, em qual aeroporto?
Abraços.
Maria Cristina
o que voce poderia me falar sobre esse hote La Maison Montparnasse? localização boa?seguro? muito barulhento? fácil para locomoção? bom para quem gosta de ” bater pernas”?
Obrigada mais uma vez?
Rodrigo Lavalle
Maria Cristina, não conhecemos o hotel. A localização é segura mas um pouco afastada do centro turístico da cidade, você terá sempre que usar o transporte público para se deslocar.
Abraços.
Marina
Rodrigo, bom dia!
Minha mãe está em Paris e teve seu celula e carteiras furtados no café da manhã dentro do hotel.
Você sabe me dizer como são as leis de Paris? Se o hotel tem que se responsabilizar pelo ocorrido dentro dele e se deve reembolsar minha mãe dos prejuízos?
Abraço, Marina
Rodrigo Lavalle
Marina, pela lei o hotel é responsável e deve indenizar a vítima (veja essa página do site oficial do governo francês: http://goo.gl/5ZSrxb). Não sei lhe informar os tramites.
Abraços.