por Rodrigo Lavalle
Sempre repetimos no blog que Paris é uma cidade segura – e é mesmo – e que o grande problema são os mãos-leves batedores de carteira (que agem nos museus e nos metrôs) e os golpistas. Enquanto os primeiros têm o talento de um mágico, os últimos são verdadeiros atores dignos de um Oscar.
O leitor Antônio deixou um comentário no blog alertando sobre um golpe no qual ele QUASE caiu no dia 13 de maio. Um versão mais singela e menos audaciosa desse golpe já foi relatada aqui. Leiam e fiquem (mais) atentos!
“Rodrigo, QUASE caímos num golpe hoje em Paris. Gostaria que vc divulgasse no Conexão Paris, pra que ninguém caia.
O golpe é o seguinte: golpistas se passam por funcionários do metrô de Paris (usam camisa social e crachá com símbolo da SNCF). Eles abordam turistas que estão tentando comprar bilhetes/passes de metrô nas máquinas das estações (nas primeiras vezes, todo turista realmente tem dificuldade naquelas maquininhas…).
Eles abordam os turistas e oferecem ajuda (em inglês). E realmente ensinam certinho até o momento de colocar o cartão na máquina – aí, eles falam que deu erro porque seu cartão é estrangeiro. Ato contínuo, o golpista se oferece pra comprar o passe pra você, e você pagaria a ele em dinheiro. Ele finge que realiza a aquisição usando um cartão com o símbolo da SNCF/MetroParis.
No meu caso, ele retirou dois bilhetes da máquina (que na verdade estavam na manga do seu casaco), me entregou e cobrou os 71 Euros (por 2 passes ilimitados de 5 dias). Só que, na verdade, o que ele está entregando são 2 tickets infantis “single fare” (o mais barato que existe e que custam €0,60).
O golpe é muito bem bolado… já estávamos tirando o dinheiro da carteira pra pagar, quando desconfiei da situação (o ticket era muito parecido com o “single fare” que eu havia comprado nos dias anteriores).
Desconfiado, pedi a identificação funcional dele, e ele me mostrou só o cartão “SNCF”, sem nome ou foto (com apenas um número). Insisti que ele me apresentasse um documento com foto (provando que ele era funcionário) mas ele não mostrou (de repente ele fingia não entender mais inglês rsrs).
Então devolvi os tickets a ele, e procurei o guichê de informações da estação (pra perguntar se ele era mesmo funcionário). Nesse momento, o cara sumiu. O rapaz do guichê disse que não tinham nenhum funcionário ali ajudando nas máquinas. Depois, pesquisei na internet, e descobri um site em inglês que descreve o golpe. Realmente teríamos caído se fosse nossa primeira compra.
Enfim, NUNCA aceitem ajuda nas máquinas de tickets do metrô de Paris.”
Reafirmamos que Paris é uma cidade segura mesmo durante a noite. No seguinte artigo nós fizemos um resumão do assunto com dicas e sugestões: Questões sobre segurança em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
70 Comentários
Lena Ranghetti
Pessoal, para os que não têm experiência com máquinas, ainda há guichês com funcionários para venda de tickets. Principalmente nas estações maiores de metrô. Comprem o cartão ou se previnam levando sempre alguns extras, se não quiserem comprar nas máquinas.
Adriana Figueira Alves
Gente. Hoje fui abordada por funcionários da sncf que estavam combrando a comprovação do pagamento da passagem. Apresentei meu cartão com foto da Navigo. A funcionária me aplicou uma multa de 33 euros porque eu não coloquei meu nome e assinatura no cartão. Estou passando só pra avisar ao pessoal que opta pelo cartão de não se esquecer de colocar seu nome completo e assinatura no espaço reservado perto da foto. Depois do pagamento recebi um recibo da sncf.
Leo Alves
Oi Rodrigo! estou indo à Paris em julho/2015 com um grupo de amigos, e fiquei preocupada com as abordagens nas escadarias de Montmatre e Sacre Coeur. Se formos de carro, poderíamos evitar essas escadarias??
Grata!
Rodrigo Lavalle
Leo, não precisa ficar preocupada. Nesses artigos ensinamos caminhos alternativos: https://www.conexaoparis.com.br/2014/04/15/os-caminhos-de-montmartre/ e https://www.conexaoparis.com.br/2008/01/07/dicas-para-visitar-montmartre-4/.
Abraços.
joice
Estava em Paris semana passada e por duas vezes nos abordaram no metrô p’lace d’italie. Primeiro pensamos q era funcionário, mas desconfiada q sou, fiquei olhando p o crachá… Ele percebeu e o cobriu com a mão, qd percebi o golpe e desistimos q ele nos ajudasse. Bem insistente o rapaz.
Cristina
Olá, pessoal! Estivemos em Paris à 3 semanas atrás e pedimos ajuda ao prestativíssimo funcionário do metrô. Não tivemos qualquer problema. Entretanto, após Paris, fomos à Madrid e 3 jovens, segundo a polícia, russos, furtaram meu celular que estava em cima da mesa numa Starbucks, num golpe muito rápido. Nos abordaram falando numa língua que não compreendíamos (russo, talvez), com panfletos de farmácia. Cercaram a mesa e gesticulando muito, apontavam para os panfletos. Um destes panfletos foi colocado em nossa mesa e enquanto pedíamos para que saíssem dali, levantaram o panfleto e meu celular. Só percebi que tinham levado meu celular pois um senhor nos avisou. Tudo isso não durou 15 segundos. Cuidado em Madrid!!!!
Dillemba
Já havia lido o comentário do Antônio e esse me pareceu um golpe muito fácil de se cair. Afinal de contas, quem sabe reconhecer um verdadeiro funcionário da SNCF? Ninguém. Além disso, os funcionários “reais” são mesmo muito prestativos, perguntam se a gente entendeu bem, ou se precisa de ajuda para escolher o trajeto correto, então se aparece uma pessoa educada se prontificando para prestar um serviço quem é que vai desconfiar? Complicado!
Marina Barros
Obrigada pelas dicas! Graças a um post desses do Conexão Paris não caí em um dos golpistas das escadarias de Montmartre!
AnnE
Não caí, mas vi uma senhora tentar aplicar o golpe da aliança caída no chão na Champs Elysée. O que me surpreendeu foi a boa aparência dela, parecia realmente uma turista. Não dei oportunidade a ela de completar o esquema, gata escaldada com as ciganas romanas…
Josiane
Sofremos este golpe EXATAMENTE como foi descrito, no dia 15/05, semana passada. Até o valor foi o mesmo. Como estávamos totalmente perdidos, só notamos no dia posterior. Eu tinha lido sobre vários tipos de golpes, mas esse não conhecia. Enfim, é bom alertar a todos para não sofrerem o mesmo dano!
Mauricio Christovão
Dizem que em matéria de “pick-pockets”(batedores de carteira) Barcelona é campeã mundial…Tirando o cansativo golpe do anel em Paris, por duas vezes simpáticos e falantes garçons iam se “esquecendo” de devolver o cartão que estava espetado na maquininha.
Como algumas máquinas não pedem a senha, já viu, né? Podia ser esquecimento mesmo, mas vai saber…
Já soube até de inofensivas velhinhas que pedem para trocar dinheiro e aí, babau!!!