Por Karen Goldman, chef brasileira radicada em Paris
A madeleine é um pequeno bolo em forma de concha, feito com ovos e raspas de limão, que foi eternizado por Proust em seu livro “Em busca do tempo perdido”.
Humanista, filantropo e filósofo, ele mantinha um estilo de vida luxuoso. Diz a lenda que uma noite o convidado de honra para o jantar era o controverso escritor Voltaire. Muitos ali naquela cidade detestavam Voltaire, inclusive o mordomo e o padeiro do Duque que se recusaram a lhe servir. Para salvar o jantar do fiasco Madeleine, uma empregada da casa, improvisa uma receita de bolo ensinado por sua avó. Todo mundo aprecia e Stanislas envia um pacote de “madeleines” para sua filha. A encomenda pipoca em Versalhes e em pouquissimo tempo Commercy vira a capital francesa da madeleine.
Em 1852, a linha de trem Paris-Strasbourg é inaugurada e, a fama do bolo já é tão grande, que a prefeitura autoriza a venda de madeleines na plataforma da estação. Todos os viajantes retornam de Commercy com uma caixa debaixo do braço. Após a Segunda Guerra Mundial, a madeleine se tornou um produto comum do consumidor, sendo produzido em larga escala em fábricas em toda a França.
Receita de madeleines por Pierre-Dominique Cécillon para Larousse Cuisine
- Para 20 madeleines
- Preparação: 10 min
- Tempo de cozimento: cerca de 15 minutos
- Dificuldade: fácil
Ingredientes:
- 100 g de manteiga + para um pouco para untar
- 1/4 limão (ou outro sabor: baunilha, água de flor de laranja…)
- 2 ovos
- 120g de açúcar
- 100g de farinha
- 3g de fermento em pó
- Pré-aqueça o forno a 220°C (terma. 7-8).
- Em uma panela pequena, derreta a manteiga em fogo baixo. À parte raspe a casca de 1/4 de limão.
- Em uma tigela, bata os ovos e o açúcar até obter uma mistura espumosa. Adicione a farinha e o fermento peneirado, mexendo sempre. Despeje a manteiga devagar (para evitar deixar cair o soro de leite). Por fim, adicione as raspas de limão e misture bem.
- Unte a forma de madeleine. Preencha com 2/3 da massa. Asse em forno a 220°C durante 5 minutos, em seguida, abaixe a temperatura para 200°C e cozinhe por 10-15 minutos.
- Desenforme ainda quente e deixe esfriar antes de servir.
Dica:
Se você não usar toda a massa de madeleine no mesmo dia, você pode mantê-la na geladeira e assá-la mais tarde.
Antes de sair do Brasil, não se esqueça de contratar seu seguro viagem, que é um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo e use o código CONEXAO5 para obter 5% de desconto.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
23 Comentários
Rogério
Muito boa receita. Nunca fui a França, mas tenho um forma de 18 unidades de silicone que um amigo trouxe de Paris. Tenho um forno elétrico e precisei fazer uns ajustes na temperatura e no tempo para assar. Na primeira parte baixei para 200 graus e na segunda 180 e não precisou chegar nem a 10 minutos. Valeu pela receita!
Patty
Adorei saber desta historia tão peculiar Lina!
Estou aqui na minha cozinha assando Madeleines para uma confraternização da minha turma de Yoga ! bisous et merci
Ana Luisa Souza
Adorei o passeio …foi lindo,td de bom
espero uma proxima vez
kariny
Delicia de receita, adoro!
Mauricio Christovão
O CP continua sua campanha contra as dietas… Delícia!!!
Rodrigo
Este post apareceu também em: http://www.eucomosim.com/receitas/madeleine-historia-e-receita/?utm_source=feedly&utm_medium=rss&utm_campaign=madeleine-historia-e-receita
Rodrigo Lavalle
Rodrigo, sim, o blog ‘Eu Como Sim’ é da Karen Goldman, parceira do Conexão Paris e idealizadora dos tours gastronômicos que oferecemos.
Abraços.
Katia ramos
Ai que saudade das minhas madeleines no café da manhã em Paris!
olga
Adorei a história. Tem a do financier?
Rodrigo Lavalle
Olga, faremos um artigo sobre a história do financier. Obrigado pela sugestão.
Abraços.
Silvia
Tão gostoso, pena que no Brasil não temos pérolas de açúcar pra ficar bem igual às que eu comi em Paris!!
Vanderci
Obrigada pela receita ! Adoro madeleines.