Lyon é uma das principais capitais da gastronomia francesa e seu chef mais conhecido é Paul Bocuse. Não fomos até Collonges-au-Mont-d’Or, situada a 10 km do centro de Lyon, para conhecer a cozinha do famoso chef. Preferimos testar os bistrôs situados em torno do nosso hotel.
Como estávamos hospedados na Presq’île, a escolha era imensa.
O que nós mais gostamos foi o bistrô Vivarais com uma cozinha jovem e criativa, fora dos circuitos da cozinha tradicional e regional. Eles oferecem dois menus: um por 18 euros com prato+sobremesa+uma taça de vinho; outro a 29 euros com entrada+prato+sobremesa. Escolhemos o menu de 29 euros é tudo estava delicioso.
Restaurant Le Vivarais: 1 place Gailleton, 69002 Lyon , tel.: +33 04 78 37 85 15.
Testamos também uma das Brasseries de Paul Bocuse, Le Nord. Cozinha tradicional, pratos típicos da região. Simples e honesto.
A sopa de cebola estava deliciosa.
E o saucisson dentro de uma brioche, perfeito.
Brasserie Le Nord: 8 Rue Neuve, 69002 Lyon, tel.: +33 04 72 10 69 69
Gostamos também do Le Mercière, conhecido bouchon lyonnais. Este é o nome dado aos pequenos bistrôs onde degustamos as receitas tradicionais da região.
Aqui também estamos na simplicidade, pratos honestos e saborosos.
Le Mercière: 56 rue Merciere, 69002 Lyon, tel.: +33 04 78 37 67 35
Fora da Presqu’île, aconselhamos, sobretudo pela vista, o restaurante gastronômico Tetedoie situado na colina Fourvière.
Na hora do almoço (fora fins de semana e feriados) eles possuem um menu a 36 euros com entrada+prato+sobremesa. Este menu se chama Un déjeuner à l’Antiquaille. Vale a pena. A vista de Lyon é maravilhosa e a cozinha honesta. Quando visitarem o Vieux Lyon, almocem neste endereço.
E tentamos conhecer um dos restaurantes lyonnais mais cortejados pela crítica gastronômica, Le Palégrié, do jovem chef Guilhaume Monjuré, mas não conseguimos lugar. Não sigam meu exemplo – reservem com antecedência. Antes de abrir seu restaurante, Monjuré trabalhou com Vigato e Roellinger, dois grandes nomes da gastronomia francesa. O restaurante propõe menus no almoço por 14 euros e 22 euros. Excelente preço.
Le Palégrié: 8 rue Palais Grillet, 69002 Lyon, tel.: +33 04 78 92 94 84.
Para terminar, nos hospedamos no Hotel Carlton – MCGallery Colletion – de Lyon porque as avaliações do site Booking.com estavam excelentes.
A localização deste hotel é perfeita, na Presq’île, perto de tudo. Quartos pequenos mas bem decorados e confortáveis.
Banheiro grande, bons produtos de banho, roupão, chinelo. Os agrados clássicos de um 4 estrelas.
O café da manhã também é muito bom com frutas, sucos, frios, pães sempre frescos, queijos…
Em pesquisa recente no site de reservas Booking.com conseguimos diárias à partir de 160 euros para quarto de casal. Clique aqui para suas reservas.
E antes de finalizar, gostaria de publicar fotos da região chamada Confluence, na ponta da Presqu’île. Fomos até lá rapidinho, somente para vermos as modificações da área.
É la que acontece a Bienal de Lyon. Ficamos impressionados com a revitalização da área e a alternância entre arquitetura contemporânea e antigos imóveis industriais readaptados para programas culturais.
Brasseries Paul Bocuse – Le Nord.
Como ir de Paris até Lyon
Existem diversas opções de transporte:
- Avião: a viagem de avião dura 1 hora. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Lyon, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
- Trem: a viagem tem 2 horas de duração. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Ônibus: esta é a opção mais barata, mas também é a mais longa. A viagem tem cerca de 6 horas de duração. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
- Carro: a viagem dura cerca de 4h30. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
A Air France oferece aos seus passageiros voos partindo de Sao Paulo, Rio de Janeiro e Brasília direto para Paris e, de lá, 5 voos diários entre Paris – Charles de Gaulle e Lyon, e outros 2 voos diários entre Paris – Orly e Lyon. Para reservas, acesse o site da Air France.
Leia os outros artigos da série sobre Lyon:
- Lyon: alguns dias em uma das cidades mais bonitas da França
- O bairro mais atraente de Lyon: le Vieux Lyon
Obs.: os posts sobre Lyon são produzidos pelo Conexão Paris e patrocinados pela Air France.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
14 Comentários
Cynthia Miguens Ribeiro
Vamos à Paris em Setembro, e de lá, à Dijon, Lyon, Nice. O CP está incrível, as dicas são ótimas! Parabéns pelos posts. Estou devorando todos!
Pauliane
Ola! Leio muito e pitaco pouco… mas não vou a França sem ler o CP – obrigada a Lina e demais colaboradores e pitaqueiros. Mas hoje vou dar uma dica a quem quiser começar a viagem por Lyon: é possível ja comprar a passagem pela airfrance incluindo o TGV para Lyon. Há as duas possibilidades: pegar outro vôo ou o TGV, de trem fica R$100,00 mais caro, mais já chegamos na Gare o que facilita bastante a vida, sem enfrentarmos a burocracia do aeroporto, além da viagem de trem ser mais agradavel e mais “francesa” 🙂 Será a minha primeira vez para Lyon, mas já fiz essa opçao para Bruxelas – o atendimento AirFrance-TGV é muito bom e é bem facil sair do terminal onde chegamos e ir para a sala/terminal da airfrance-TGV. Recomendo. bjs e obrigada CP
Fernanda
Olá, gostaria de saber a possibilidade (tempo/custo) de ir de TGV para Lyon.
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Fernanda, você pode pesquisar os horários e preços de trens nesse site: http://www.voyages-sncf.com/.
Abraços.
Luciana
Ola Lina! Preciso de um help! Vou esquiar em peisey vallandry em marco! Gostaria de descer e conhecer alguns lugares. Pensei em lyon, monaco e voltar a paris por marselhe! Vc me aconcelha ir de carro? Tenho 4 dias ate restornar a paris! Se puder me aconcelhar sobre as melhores cidades visto que vai ser no inverno! Mto obrigada!!
Rodrigo Lavalle
Luciana, vá de carro sim. A estrada é ótima e na Côte d’Azur você vai precisar de carro. Você deveria escolher uma das duas: Lyon ou a Côte. Ou você faz Aix Les Bains e Lyon ou Marseille, Cannes e Nice. Todas as duas são excelentes opções.
Abraços.
jorge fortunato
Meu Deus! Tá uma perdição esse post! Aguei total… Lyon no quesito gastronomia é fantástico. Só fui nos bistrôs do Vieux Lyon e tenho ótimas lembranças.
Madá, enquanto lia seu comment um filme passou na minha cabeça. Que experiência!
jorge fortunato
Meu Deus! Tá uma perdição esse post! Aguei total… Lyon no quesito gastronomia é fantástico. Só fui nos bistrôs do Vieux Lyon e tenho ótimas lembranças.
Madá, enquanto lia seu comment um filme passou na minha cabeça. Que experiência!
Marcia Lube
Nossa Madá, que máximo !
Não deixarei de ir conhecer quando estiver em Lyon.
Madá
Tive a oportunidade de ir ao Collonges-au-Mont-d’Or do Bocuse em 2008. Foi uma experiência única. Fomos de barco até o restaurante vendo o dia se por, ao chegar lá, seguimos o ritual de aperitivos e tira-gosto no jardim, depois a entrada no salão majestoso vendo aquele órgão fantástico enorme, cheio de bonecos e operante. Data de 1900. Estavamos em uma mesa de 10 pessoas, com menu fechado, e foi tudo sincronizado, com o maitre atuando como um verdadeiro maestro, comandando a chegada dos pratos, as mulheres sempre servidas primeiro, mas o voilà (abertura da “cobertura” dos pratos ) era simultâneo. A orquestra, ou melhor o órgão, foi acionado para anunciar a chegada dos pratos, foi fantástico e na sobremesa assistíamos aos garçons descendo em velocidade pelas escadas para trazer as delícias esculpidas. Pode ser turístico, mas a comida estava perfeita e a experiência marcou para sempre.
Rosália Velloso
Ótimas dicas, Lina, obrigada!
Marcos
Le Cube Orange, mais uma arte da incrível dupla Jakob+Macfarlane!