Lyon é uma das principais capitais da gastronomia francesa e seu chef mais conhecido é Paul Bocuse. Não fomos até Collonges-au-Mont-d’Or, situada a 10 km do centro de Lyon, para conhecer a cozinha do famoso chef. Preferimos testar os bistrôs situados em torno do nosso hotel.
Como estávamos hospedados na Presq’île, a escolha era imensa.
O que nós mais gostamos foi o bistrô Vivarais com uma cozinha jovem e criativa, fora dos circuitos da cozinha tradicional e regional. Eles oferecem dois menus: um por 18 euros com prato+sobremesa+uma taça de vinho; outro a 29 euros com entrada+prato+sobremesa. Escolhemos o menu de 29 euros é tudo estava delicioso.
Restaurant Le Vivarais: 1 place Gailleton, 69002 Lyon , tel.: +33 04 78 37 85 15.
Testamos também uma das Brasseries de Paul Bocuse, Le Nord. Cozinha tradicional, pratos típicos da região. Simples e honesto.
A sopa de cebola estava deliciosa.
E o saucisson dentro de uma brioche, perfeito.
Brasserie Le Nord: 8 Rue Neuve, 69002 Lyon, tel.: +33 04 72 10 69 69
Gostamos também do Le Mercière, conhecido bouchon lyonnais. Este é o nome dado aos pequenos bistrôs onde degustamos as receitas tradicionais da região.
Aqui também estamos na simplicidade, pratos honestos e saborosos.
Le Mercière: 56 rue Merciere, 69002 Lyon, tel.: +33 04 78 37 67 35
Fora da Presqu’île, aconselhamos, sobretudo pela vista, o restaurante gastronômico Tetedoie situado na colina Fourvière.
Na hora do almoço (fora fins de semana e feriados) eles possuem um menu a 36 euros com entrada+prato+sobremesa. Este menu se chama Un déjeuner à l’Antiquaille. Vale a pena. A vista de Lyon é maravilhosa e a cozinha honesta. Quando visitarem o Vieux Lyon, almocem neste endereço.
E tentamos conhecer um dos restaurantes lyonnais mais cortejados pela crítica gastronômica, Le Palégrié, do jovem chef Guilhaume Monjuré, mas não conseguimos lugar. Não sigam meu exemplo – reservem com antecedência. Antes de abrir seu restaurante, Monjuré trabalhou com Vigato e Roellinger, dois grandes nomes da gastronomia francesa. O restaurante propõe menus no almoço por 14 euros e 22 euros. Excelente preço.
Le Palégrié: 8 rue Palais Grillet, 69002 Lyon, tel.: +33 04 78 92 94 84.
Para terminar, nos hospedamos no Hotel Carlton – MCGallery Colletion – de Lyon porque as avaliações do site Booking.com estavam excelentes.
A localização deste hotel é perfeita, na Presq’île, perto de tudo. Quartos pequenos mas bem decorados e confortáveis.
Banheiro grande, bons produtos de banho, roupão, chinelo. Os agrados clássicos de um 4 estrelas.
O café da manhã também é muito bom com frutas, sucos, frios, pães sempre frescos, queijos…
Em pesquisa recente no site de reservas Booking.com conseguimos diárias à partir de 160 euros para quarto de casal. Clique aqui para suas reservas.
E antes de finalizar, gostaria de publicar fotos da região chamada Confluence, na ponta da Presqu’île. Fomos até lá rapidinho, somente para vermos as modificações da área.
É la que acontece a Bienal de Lyon. Ficamos impressionados com a revitalização da área e a alternância entre arquitetura contemporânea e antigos imóveis industriais readaptados para programas culturais.
Brasseries Paul Bocuse – Le Nord.
Como ir de Paris até Lyon
Existem diversas opções de transporte:
- Avião: a viagem de avião dura 1 hora. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Lyon, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
- Trem: a viagem tem 2 horas de duração. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Ônibus: esta é a opção mais barata, mas também é a mais longa. A viagem tem cerca de 6 horas de duração. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
- Carro: a viagem dura cerca de 4h30. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
A Air France oferece aos seus passageiros voos partindo de Sao Paulo, Rio de Janeiro e Brasília direto para Paris e, de lá, 5 voos diários entre Paris – Charles de Gaulle e Lyon, e outros 2 voos diários entre Paris – Orly e Lyon. Para reservas, acesse o site da Air France.
Leia os outros artigos da série sobre Lyon:
- Lyon: alguns dias em uma das cidades mais bonitas da França
- O bairro mais atraente de Lyon: le Vieux Lyon
Obs.: os posts sobre Lyon são produzidos pelo Conexão Paris e patrocinados pela Air France.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
14 Comentários
Carla Dias
Ei Lina! Estamos indo para Lyon no próximo dia 21 e para Val Thorens. Amamos as dicas.
Rodrigo Lavalle
Carla, boa viagem! Depois nos contem o que acharam.