A prefeita Anne Hidalgo quer acabar com a sujeira nas ruas de Paris.
Um dos comentários frequentes feitos pelos leitores do blog é que há muita sujeira nas ruas de Paris. Na comparação com outras cidades da Europa – especialmente Londres – e mesmo da França – como Bordeaux – Paris perde feio no quesito limpeza urbana.
A culpa é de quem?
Alguns colocam a culpa nos turistas que, no afã dos passeios e das descobertas, acabam esquecendo que as lixeiras existem. Mas Londres costuma receber mais turistas que Paris e parece não sofrer desse problema.
Se você costuma frequentar os bares em Paris ou se já passou na porta de algum prédio de escritórios já reparou nas pessoas fumando do lado de fora. Invariavelmente essas pessoas – a maioria parisienses – jogam a guimba do cigarro no chão. Pois é, as 350 toneladas de guimbas de cigarro recolhidas todo ano das ruas de Paris não são obra dos turistas. Nem os cocôs dos cachorros nas calçadas.
Como dissemos aqui, o Canal Saint Martin também sofre com o lixo deixado às suas margens – ou mesmo dentro dele – depois de um final de semana ou de um dia de sol.
Mas é somente a falta de educação e de civilidade dos parisienses que deixam a cidade suja?
Em grande parte sim, mas também faltam lixeiras e até um recolhimento mais frequente do lixo. Durante o verão, nos parques e praças da cidade, a quantidade e o tamanho das lixeiras não são suficientes para o volume de lixo produzido em poucas horas de piquenique. Invariavelmente os dejetos transbordam para o chão e dali se espalham pela cidade.
Novas medidas
Com o objetivo de reverter essa situação e combater a sujeira nas ruas de Paris, a prefeita Anne Hidalgo, lançou recentemente um plano de 10 pontos. Segundo ela, limpar a cidade é a prioridade máxima do momento. Para isso ela conta com a conscientização e mudança na mentalidade dos parisienses. Como diz a prefeita – e também já diziam nossos pais: ninguém joga lixo no chão de casa e portanto não deveria jogar lixo nas ruas da cidade.
As medidas:
- Mais funcionários de limpeza pública que poderão ser contactados pela população para limpezas urgentes ou localizadas.
- Equipe noturna de limpeza. Atualmente a limpeza geral das ruas é feita pela manhã. A ideia é criar outra equipe para fazer a limpeza noturna em 11 dos arrondissements mais problemáticos assim como em Montmartre e no Canal Saint Martin.
- Mais carrinhos elétricos de limpeza de ruas e calçadas.
- Mais fiscais multando os infratores. Atualmente a multa para quem joga guimba de cigarro no chão ou não recolhe o cocô do cachorro é de 68€.
- Processar quem deixar objetos usados (colchões, sofás, móveis, aparelhos de tv) nas ruas da cidade.
- Combater os ratos! 1,5 milhões de euros foram reservados para esse objetivo.
- Mobilizar e conscientizar os parisienses.
- Educação nas escolas.
- Aplicativos pelos quais a população possa avisar às autoridades de problemas relacionados à limpeza urbana.
- Obrigação de empresas, bares e restaurantes de colocar cinzeiros na parte externa dos estabelecimentos. Quem não o fizer perderá a licença de uso das calçadas.
Clique aqui e leia outro artigo sobre as novas propostas da prefeita de Paris para tornar a cidade ainda mais linda e agradável.
Na nossa agência online Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
12 Comentários
wdm
Espero que voltem a deixar as ruas como anos atrás.
Mauro
Pensei que a França era uma referência pro mundo, mas relatos de uma tia que viajou recentemente pra lá é que é um páis sujo devido as baganas de cigarro jogadas nos vasos sem plantas e motoristas de táxis grosseiros.
Rodrigo Lavalle
Mauro, sim, guimbas de cigarro no chão são uma constante nas ruas de Paris. A prefeitura da cidade tem feito campanhas sistemáticas e aplicado multas para minimizar o problema.
Fernanda
O cheiro de urina está impregnado na cidade! Estou aqui tem sete dias e para mim foi decepcionante! Além da sujeira geral, o cheiro de urina e a falta de educação do parisiense! Não teve um passeio que não tinha um francês tentando furar fila…uma cidade tão linda nas imagens…(que não te cheiro)
Jorge Salomão
Olá, estive em Londres (fiquei em Mayfair) e depois segui para Paris (fiquei em Saint-Germain-des-Près). Chamou-me (negativamente, óbvio) a atenção a sujeira pelos mais variados bairros da Cidade Luz também! Desta vez, em junho, ficarei no Marais.
Rodrigo Lavalle
Jorge, esperamos que dessa vez você se surpreenda positivamente.
Andrea
Acabo de retornar de Paris e nunca tinha visto tanto lixo nas ruas. Cruzei 5 vezes com ratos na calcada do 7, 8, 15 e 12 arrondissement. Um horror!!
Minha sugestao para a prefeita eh :
– tirar os lixos com mais frequencia
– proibir comer nos metros
– multar os infratores
– Dar premio para o bairro mais limpo . Tipo criar uma competicao.
jorge fortunato
Não é à toa que meus clientes franceses ficam admirados com a limpeza de alguns bairros da Zona Sul do Rio!
Dourado
Concordo com os comentários, a Prefeita deve começar por remover das ruas as romenas ladras, que se multiplicam diariamente e infestam os arredores dos pontos turísticos.
Edmilson
Tem de educar mais os parisienses, os turistas e, principalmente, os imigrantes.
Maria Eliza
Acho importante todas essas medidas junto aos parisienses. Mas também precisam de medidas de conscientização junto aos turistas.
E, Ainda a limpeza das estações de metrô. Quando fui em 2015, me surpreendi com a sujeira das ruas mas, principalmente, com as estações de metrô.
Gabriel Barbato
Sugiro que a prefeita remova das ruas as romenas ladras e porcas , que deixam um rastro de delinquencia e sujeira por onde passam.