Quando me perguntam se durante uma estadia de 5 ou 7 dias em Paris vale a pena conhecer os castelos do Vale do Loire, respondo invariavelmente que não. Não vejo nada que justifique perder um dia para ver outros castelos, se em Paris se encontra o mais bonito da França e nas suas salas uma coleção de obras considerada como a mais importante do mundo: o Louvre.
Clique aqui para comprar seu ingresso com acesso prioritário para o Museu do Louvre.
Fotos do Louvre – fotógrafo Rodrigo Bressane (www.bressane.com)
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
122 Comentários
HUGO DE CARVALHO
BETH
Concordo com todas as suas colocações, com uma ressalva, a ser conferida pelo Marcello ou outro profissional da área:
O fato de uma construção estar sobreposta a outra nem sempre decorre do afundamento de camadas geológicas, embora isso também aconteça e seja até comum.Na verdade, existem cidades inteiras sob as atuais camadas geológicas – daí as escavações arqueológicas.
Entretanto, na História muitas vezes um templo é simplesmenteconstruido sobre o outro (até pirâmides), muitas vezes com o propósito mesmo de ocultar o mais antigo, por rivalidades religiosas ou étnicas. Isso ocorre particularmente em igrejas e catedrais. Lembro-me que já estive em uma igreja com três construções sobrepostas, sendo ainda parcialmente acessíveis. Em Alambra – ES, o templo cristão foi construído fundindo-se com o antigo templo Árabe. Creio que o mesmo ocorre com a Basílica de Constantinópla e com o Templo do Rei David, este efetivamente enterrado.
Quanto ao descaso com o patrimônio histórico e cultural no Brasil, nem é bom falar.
Abraço
Beth
Hugo
Ninguém enterrou nada, risos.
São as chamadas camadas arqueológicas que “afundam” naturalmente.
Eu sou a favor dos arqueólogos, que através das escavações provaram e descobriram que Creta realmente existiu, assim como Troia etc. Sem falar em Santorini,. Esta semana mesmo eu por acaso li num jornal que arqueólogos descobriram o “palácio” de Ulisses em Ática…
E quanto as demolições, tipo daquela que Haussmann fez em Paris para reestruturar a cidade, eu estou plenamente de acordo.
O que eu não aceito de forma alguma é deixar cair (nada a ver com tombar) o nosso parco patrimônio histórico como está acontecendo em Salvador (Ba,) no momento…
Isso sem falar no Rio, lembre o que Marcello falou outro dia sobre a Quinta da Boa vista.
HUGO DE CARVALHO
MARCELLO E BETH
O debate mudou de rumo, para melhor.
Pergunto aos dois:
Onde o patrimônio cultural da humanidade saiu ganhando:
1-Quando enterrou as construções antigas que agora, num futuro então muito distante, estão sendo desenterradas e descobertas pelos arqueólogos, com toda a sua História ? ou
2- Quando demoliu as antigas construções, para criar belas cidades planejadas, como Paris ?
Sem demolições, não teríamos Paris; sem o Vesúvio, não teríamos Pompéia
LuciaC
Elisandrea,
boa escolha o The Fielding. Otima localizacao.
Nao conhecia, pertinho do One Aldwich do Gordon Campbell Gray, que e’ bem posh.
No proprio site do hotel eles dao otimas sugestoes “cartao postal” imperdiveis, principalmente se e’ primeira vez.
Click no link ai’ embaixo, e’ de uma andada ate’ Trafalgar Square
so’ para vc se situar, passando pelo Lamb&Flag.
Nao gostaria de ficar no post do Palais du Louvre falando sobre London
Digite la’ em cima no “buscar” Paris/Londres… e vc chega no post especifico.
Garanto que Loulou ou eu respondemos vc.
http://maps.google.co.uk/maps?hl=pt-BR&gl=uk&q=4%20broad%20court%20bow%20street%20covent%20garden%20london&um=1&ie=UTF-8&sa=N&tab=wl
Beth
Marcello
Vc precisa conhecer Regensburg, a antiga Ratisbona dos romanos no Danúbio. É o maior “mostruário”de história da arquitetura que já tive o prazer de conhecer. De ruinas romanas a arquitetura românica, gótica, renascentista, rococó etc. Como a cidade não foi atingida pelos bombardeios da IIa. Grande Guerra todo o patrimônio foi preservado. Lá vc pode encontrar da mais bela catedral gótica da Alemanha (lindíssima) até o castelo dos Turn und Taxis onde tem uma biblioteca (barroco alemão) de tirar o fôlego! Foi lá que R.M. Rilke escreveu “As elegias de Duino” …
Abs.
Marcello Brito
Beth,
demolições sempre houveram em todas as partes e epocas do planeta. Mas não eram praxe nem metodo urbano.
A demolição como metodo de transformação urbana é uma “conquista” moderna.
O que se fazia antes era tacar terra em cima, amputar umas arestas e construir por cima dessa terra, muitas vezes aproveitando paredes e fundações das primeiras construções.
Os arqueologos agradecem! Foi devido a esse metodo secular que muitas maravilhas foram desenterradas ou descobertas por baixo das construções atuais. No proprio louvre la no subsolo podemos ver não só as fundações masparte das muralhas da antiga fortificação.
Há igrejas em que existem 2, 3 camadas de igrejas mais antigas ainda a uns 10 metros de profundidade.
Beth
LuciaC
Risos. Nada como um bom castelo inglês….
Elisandreia
Oi Lucia,
Vou ficar no The Fielding hotel, que fica bem na frente do Royal…
Já anotei as suas dicas, e assim que fizer o roteiro de Londres vou fazer questão de incluir todas…
essa semana mesmo quero fechar o de Paris… e começar o de Londres…
Em Londres, as únicas coisas certas são: Les Miserables e o Fantasma da öpera (ingressos já comprados), jogo de rugby (coisa do marido…) Inglaterra (seleção) x Samoa (ingresso já comprado), e Madame Tussauds… De resto, ainda é uma surpresa!!! que só vou ver no final dessa semana… hehehe
Beijosss
Elis
LuciaC
Elisandreia,
…e depois em novembro geralmente ja’ esta’ bastante frio e nao vai dar para passear e apreciar os jardins do Le Notre em Versailles etc e tal.
Sou a favor da sugestao sabia: conheca primeiro os palacios de Paris. Eu nao concordo e nao gosto da atividade que chamam “bate e volta”.
Acaba que voce nao conhece nada direito tamanho corre-corre.
Acho que foi esta a alerta gentil de Lina.
Quanto a Londres, Covent Garden e’ bastante turistico movimentado. Bem interessante. E’ onde fica Royal Opera House. O Market (da My Fair Lady). Neal’s Yard. Zona dos teatros e do Pub mais antigo de Londres que se chega por um beco da Rose st., Lamb&Flag. E’ tipico, categoria originalidade. Suba a estreita, toda torta escada para o restaurante e peca um fish and chips. Tem sempre um carving tambem.
Diga o nome do hotel, talvez eu possa dar alguma informacao.
Covent Garden compreende uma area que vai +ou- de Charing Cross a Bow St (west/east) e de Long Acre ate’ o Strand (north/south). Os arredores de Leicester Sq (pronuncia-se lester) sao meio barra pesada(meu ponto de vista). O tube station Covent Garden e’ o mais profundo da cidade mas vai direto para o Harrods em Knightsbridge o que e’ uma otima.
E por falar em castelos, como ja’ bem disse Beth, com o ingles nao tem para ninguem. O Warwick Castle perto de Stratford upon Avon seguindo a M4, e’ para Rapunzel nenhuma colocar defeito.
Mas divirta-se primeiro com os de minha querida Londres!
Suely
Ana
Sobre Londres posso te garantir que voce vai adorar e querer voltar tanto quanto Paris.É uma cidade maravilhosa,muito vibrante.Escolha um hotel perto da Oxford Street,Convent Garden é muito bom, este ano fiquei no St Giles Hotel,na Bedford Avenue,localização excelente.
Em Londres voce não pode deixar de ver o básico:Troca da Guarda (todos os dias as 11:30),BigBem,fazer um cruzeiro no Tamisa,Britsh Museu,Tatem Modern,Torre de Londres,Museu de cera ,Conhecer a Harrods e umas comprinhas na Oxford Street que é tudo de bom,com todas lojas que amamos.Lá é muito fácil usar os onibus e o metro também,pegue um bom guia e vá em frente.Boa viagem!Bjs