Quando me perguntam se durante uma estadia de 5 ou 7 dias em Paris vale a pena conhecer os castelos do Vale do Loire, respondo invariavelmente que não. Não vejo nada que justifique perder um dia para ver outros castelos, se em Paris se encontra o mais bonito da França e nas suas salas uma coleção de obras considerada como a mais importante do mundo: o Louvre.
Clique aqui para comprar seu ingresso com acesso prioritário para o Museu do Louvre.
Fotos do Louvre – fotógrafo Rodrigo Bressane (www.bressane.com)
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
122 Comentários
Elisandreia
Olá Ana,
Escolhi não ir até Versailles, porque apesar de ser 30 minutos de Paris, tenho que calcular o tempo de saida do hotel, o tempo de fila, o tempo lá e todo o tempo da volta… achei melhor aproveitar Paris com o tempo tranquilo, sem correria, com os olhos dos “pitaqueiros” do Conexão..
Quanto a Londres, vou ficar no bairro Convent Garden, em um hotel que meu marido escolheu… posso te falar mais do hotel só depois que voltar porque também não conheço…
Agora, quanto a programação… essa ainda não fiz nada, porque o site da Lina sobre Paris não me deixa mudar de cidade… hehehe…
Podemos trocar informações sobre Londres através do e-mail.. Vou passar um e-mail para a Lina, informando meu e-mail e pedindo para ela disponibilizar a você…
Até mais!!
Beth
Marcello
Vc já deu uma olhada o livro “Paris – Biografia de uma Cidade” do Colin Jones? Por alí vc pode ver TUDO que já foi demolido em Paris desde o seu início e porque…
Um abraço.
Kika Mello
Hugo , Marcelo e todos que colaboraram
Adorei a discussão!
HUGO DE CARVALHO
MARCELLO BRITO
Valeu.
Marcello Brito
Hugo e Amigos,
Não sou um especialista no vale do loire, mas posso dar meus pitacos:
Olha, aquela tipologia de castelo medieval, a la cinderela, no alto de uma colina definitivamente nao é frances. Podemos ate encontrar aqui e ali em territorio gaules, mas esse padrão, que é o que na realidade achamos que seja um castelo sem contestação, é fruto barbaro/germanico da europa mais central em areas sem influencia latina.
Os castelos franceses medievais seguem uma linha bem mais robusta e militar, ou seja, foram construidos a partir de fortificações.
De qualquer modo no geral essa também nao é a tipoligia encontrada no vale do Loire que inclusive é mais plana.
Alguns castelos franceses do vale do Loire são de fato da epoca medieval, mas não é regra e de novo a tipologia que prevalece é fruto de conquistas esteticas verificadas a partir do renascimento.
Bom, e o que isso significa? É simples: Demolição é algo que só existe a partir da revolução francesa e torna-se algo comum apenas no sec. 19.
Ou seja, antes disso nada era demolido. Ou se jogava terra em cima ou se abandonava ou se adaptava construindo, durante os seculos, novas alas ou mesmo colocando telhados e torres.
Então o que vemos no vale do loire e em outros castelos franceses adquiriu, na maioria dos casos, aquela forma apenas a partir do renascimento, podendo ter de fato algum nucleo ou mesmo alguma fachada medieval.
Para terminar: na minha opinião a tipologia classica de um castelo frances é Fountainebleu ou Chantilly.
Sueli OVB
Obrigada, Marcello, sei muito bem da sua correria!
Beijos
Marcello Brito
Em primeiro lugar quero parabenizar a Sueli com imenso atraso! mas quando passei por aqui ontem nao vi as indicações sobre tão preciosa data.
Fica aqui o meu carinho e os meus votos: feliz aniversario!
Sueli OVB
LOULOU, querida,
O dia de ontem foi intenso, pequeno e lindo para tantas emoções!
Já vi que você deixou seu carinho no meu e-mail, mas tenho ainda que responder a todos que o fizeram por esse meio. Farei isso logo que possa responder à altura das gentilezas.
Beijos
Sueli OVB
Ah, José Mauricio, acho mesmo que isso explica quase tudo!!!!!!!!!!
Gostaria também de dizer que concordo inteiramente com o Marcello Brito, quando diz : “Retire a grande perspectiva e as fontes de versailles e o que sobra é um maciço imenso e meio sem graça”.
Versaille é todo aquele conjunto explendoroso de Trianons, Hameau, Jardins, lindas fontes e Palácio, e eu, como uma grande apaixonada por jardins, sou encantada por Versaille como um todo, mas não pelo palácio em si.
Beijos
Loulou
SUELI OVB
Obrigada pelo carinho de sempre! Espero que tenha tido um lindo dia ontem. Enviei meus parabéns por email.
E, como vc, também sou encantada pelo Louvre – pelos tesouros que ele abriga e pelo edifício em si. Se é palácio ou castelo, o mais bonito ou menos bonito da França, tudo isso é secundário pra mim. São discussões interessantes, mas que não modificam a maneira como me sinto todas as vezes em que estou lá.