Quando me perguntam se durante uma estadia de 5 ou 7 dias em Paris vale a pena conhecer os castelos do Vale do Loire, respondo invariavelmente que não. Não vejo nada que justifique perder um dia para ver outros castelos, se em Paris se encontra o mais bonito da França e nas suas salas uma coleção de obras considerada como a mais importante do mundo: o Louvre.
Clique aqui para comprar seu ingresso com acesso prioritário para o Museu do Louvre.
Fotos do Louvre – fotógrafo Rodrigo Bressane (www.bressane.com)
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
122 Comentários
Kika Mello
STEFANIA G. ASSUNÇÃO
Adoro bonecas, suas roupas e todo tipo de apetrecho ( de malas, móveis, louças, etc).
Há dois posts nos quais nos comentários recomendo uma loja para brinquedos em geral ( Au Nain Bleu) e uma marca de bonecas ( Corolle) que tem uma gama ou ‘família’ enorme de bebês e bonecas que aparentam ser crianças mais velhas:
-post de 21 de junho 10 : Início oficial do verão
-post de 28 de julho 10: Programas para Crianças em Paris
não sei se se trata da mesma boneca mas, mesmo que não seja, você vai se encantar com essa que te indiquei. Acho que vc. encontra nas Galeries
Lafayette. Não sei o que me agrada mais : se a boneca ou se as roupas, a mala- baú que carrega a boneca dentro…. A linha de mochilas , guarda – chuvas e maletas para meninas também é linda.
Sua sobrinha vai amar, tenho certeza.!
HUGO DE CARVALHO
É isso aí BETH,
Mas ainda faço uma ressalva (sou chato):
Não diria que a diferença é exatamente entre castelos “urbanos” e não urbanos; porém entre castelos (ou palácios) sedes de governos nacionais (estado-nação) e castelo feudais (sede e fortaleza de um feudo).
A diferença de arquitetura certamente está relacionada entre a finalidade de uns e outros prédios. Os castelos feudais eram simultaneamente residência do senhor feudal e fortaleza de defesa do território do feudo. Daí sua arquitetura com torres muros, seteiras, pontes levadiças, fossos, etc.
Palácios como o Louvre e Versaillessão redutos dos goveernantes nacionais, porém não pretendem ser o núcleo de defesa de toda a nação francesa. Daí sua arquitetura mais “light” e funcional.
Mais uma vez recorro ao MARCELLO BRITO para dirimir essa encrenca: HELP ehehehehe.
Beth
Hugo
Não há comparação entre um castelo urbano como o Louvre e um castelo fortificação feudal como os do Loire… Além do mais, Luiz XIV construiu Versalhes e transferiu a corte para lá.
O Louvre também perdeu muito da sua imponência com o incêndio da Tuileries em 1871, durante a Comuna…
E finalmente, como a Lina colocou muito bem, quem não dispóes de tempo para visitar todos os castelos da França e da Europa tem mais que aproveitar e conhecer muito bem o Louvre…
Eu pessoalmente gosto muito dos castelos ingleses, risos.
Abs.
HUGO DE CARVALHO
SUELI,
Bom fim de noite
Curta o seu aniversário.
Um grande abraço
Hugo
Terezina
Sueli OVB
Parabens pelo seu dia !
Desejo a você felicidades e muitas viagens a Paris e a todos os lugares que você deseje ir.
Um grande abraço
Beth
Sueli
Eu já deixei meus parabéns para vc no post “Óperas” de ontem. Eymard deu a notícia exatamente a Zero hora do seu niver…
Abs.
Sueli OVB
Obrigada, queridos Jorge Fortunato, Eduarda, Orlando, Kika Mello, Karina, Monica Lamonato, Lina.
Edu, eu adoraria uma XXL, presentão.
Patrícia Venturini, fiquei envaidecida com o seu carinho.
Vivian Campaneli, que me fez conhecer o Moleskine, fiquei emocionada com a sua homenagem. O Amir é um homem fantástico. Também estarei em Paris no final de setembro, início de outubro.
José Maurício, você já conseguiu escapar de me conhecer pessoalmente duas vezes. Quem sabe um dia? A vida não é a arte do encontro?
Suely, parabéns para sua filha! Agora sei que você não esquecerá nunca do meu aniversário.
Cláudia Oiticica, o máximo é você! Conhecê-la foi um enorme prazer. Você é D+!
Sonia S, não tenho palavra para agradecer o seu enorme carinho. Amigo é aquele que nos faz crescer e nos tornar, a cada dia, um ser humano melhor. Obrigada por ser minha amiga! Você e a Cláudia estão me mimando muito.
Agradeço a todos vocês que hoje aqui me desejaram um feliz aniversário e a todos os outros que expressaram seu carinho por e-mail, telefonema e até mesmo uma visita com presente. Meu muitíssimo obrigada, vocês tornaram o meu dia melhor e ainda mais feliz. Queria fazer aniversário todos os dias!
Beiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiijos
HUGO DE CARVALHO
A TODOS
Sem dúvida o Marcelo Brito sabe do que está falando, já que é arquiteto e pessoa de muita sensibilidade artísticas, como tive oportunidade de constatar em nosso jantar no Rio..
Entretanto, ouso discordar um pouco: Quando falamos em “castelos do Loire”, pensamos naquelas típicas construções medievais, representativas do feudalismo. Ou seja, castelos dos srs. feudais, que remanescente das “cidades-estado” da Antiguidade, têm estilo próprio, localizados geralmente no alto de alguma colina dominando um vale. São diferente dos palácios reais do período monarquistas, como o Louvre e Versailles, Shombrum em Viena, Buckingham em Londres etc..
Sob est aspecto – e apenas como palpiteiro – não me parece que a ausência na França (assim como na Alemanha, Espanha, Portugal etc.) de mestres italianos como Brunelleschi, tenha sido obstáculo para a construção de “Castelos de Contos de Fadas” como aqueles que vemos não só no Loire, como em toda a Europa. Não vejo como comparar coisas diferentes.
Acho que o MARCELLO BRITO é a pessoa mais indicada para responder esse meu questionamento. Gostaria de ouvir um pouco mais da sua opinião. Como bem observou a Lina, o debate enriquece o conhecimento e, não sendo eu qualificado em arquitetura, estou aqui para aprender com quem sabe.
BETH:
Casualmente, até tinha visto o texto da Wikpedia que você indicou. Mas veja, não estou negando o valor histórico do Palácio do Louvre, que foi inclusive sede do Governo de Napoleão. Admito até que o prédio tem alguns detalhes arquitetônicos interessantes, sobretudo na decoração das fachadas. O que não concordo é considerar o prédio em si entre os mais bonitos castelos (ou mesmo palácios) da França.
No mais, reitero que estou de acordo com quase todas as colocações feitas neste debate, no que resumo: Quem está em Paris, não deve sair para visitar castelos no Loire. 2- Quem puder, deve fazer um tour pelo Loire – vale a pena.
Um abraço
Hugo
Ana Elisa
È 5 a 7 dias não dá!
Só que para a realidade da maioria dos brasileiros ir a Paris já é muito.
Então a pessoa fica o quanto pode.
Karina
Mais uma vez, aplausos ao Marcello. Claro, objetivo e elegante.
Sueli OVB, parabéns!!! No post anterior não fiz menção especial, mas cá estão minha felicitações, fazendo coro aos demais.