O Louvre se tornou sexy para os jovens da periferia parisiense
De repente o Louvre se tornou sexy e glamour para os jovens da periferia parisiense. Razão do milagre? Um maravilhoso retorno positivo do clipe Apeshit de Beyoncé e Jay Z filmado no museu. O clipe agiu como incentivo para milhões de adolescentes que sempre se sentiram intimidados de entrar nesta famosa instituição.
O Louvre possui uma proposta de visitas guiadas para jovens que tiveram um percurso difícil, todos vivendo em cidades em torno da capital. Sempre foi complicado atraí-los. Isso até o grande acontecimento Beyoncé/Jay Z. Em apenas algumas semanas o clipe se tornou uma formidável ferramenta pedagógica para os acompanhantes do museu.
Apeshit mostra dezessete obras do museu, muitas delas escolhidas porque tratam da questão racial e africana. A mensagem foi direta e muito bem recebida. De três acompanhantes voluntários, o Louvre teve que contratar mais sete, dez no total. Normalmente o circuito dura quarenta minutos. O máximo que os jovens conseguiam suportar. Agora o tour é feito em duas horas e, no final, todos partem entusiasmados, radicalmente fãs. A mensagem política do vídeo é clara e oferece outra visão das obras.
O museu deixou de ser uma instituição elitista, branca e empoeirada. O clipe, além de veicular uma imagem atraente do Louvre, mostrou aos jovens que eles são herdeiros e protagonistas de uma longa história. Nas obras apresentadas eles descobrem suspresos uma Marianne (rosto feminino que representa a República francesa) negra.
Após o clipe, os responsáveis elogiam estes novos frequentadores que adquiriram força suficiente para domar um espaço desconhecido e hostil. À vontade, os jovens posam diante das obras como grandes estrelas. O que todos os turistas se permitem todos os dias, eles nunca tinham se permitido.
A presença destes jovens incitou o site do Louvre a criar um percurso que pode ser impresso ou baixado. Sem acompanhantes eles seguem o mesmo percurso das dezessete obras mostradas no Apeshit.
E atenção, o resultado benéfico do clipe é bem mais vasto. Visitando Paris, turistas adolescentes americanos se interessam pela Vênus de Milo, pela Vitória de Samotrácia e todas as outras obras graças ao famoso casal.
A direção do Louvre agradece, todos os dias, essa outra maneira de conhecer o museu. Essa janela que se abriu atraindo o olhar popular. O museu recebe entre oito e nove milhões de visitantes por ano. O clipe teve mais de 70 milhões de visitas em somente três semanas.
Fabuloso encontro, quando o top da pop culture cruza com o top da cultura clássica.
Quando publicamos o artigo sobre o clipe (veja aqui), alguém deixou um comentário pejorativo sobre a cultura de massa. Do nosso ponto de vista, batemos palmas para a cultura pop e deixamos nas margens os comentários esnobes.
Esta matéria foi escrita à partir do artigo publicado pelo Le Parisien.
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Guia: caso você queira uma ajuda especializada para melhor visitar o museu, sugerimos o guia O Essencial do Museu do Louvre que traz um roteiro de cerca de 3 horas passando por 18 obras obrigatórias do museu (clique aqui e compre o seu).
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10 Comentários
Marcia Regina Peixoto
Particularmente, prefiro sem o JayZ,rsrsrs…mas, foi muito legal, sim! Apesar do dia tumultuado, era final da Copa do Mundo, o acesso ao Stade de France via transporte público foi tranquilo e ainda exibiram o jogo no telão antes do show, foi perfeito!
Parabéns pelo blog, fiquei fã de carteirinha!!
Rodrigo Lavalle
Marcia, que sucesso assistir ao jogo no telão! Obrigado por nos acompanhar.
Marcia Regina Peixoto
Acabei de voltar de Paris, onde assisti ao show da Beyoncé junto com minha filha adolescente! Aliás, utilizei seu roteiro de 5 dias como base para mostrar a ela essa cidade que amo tanto! Fiquei surpresa ao saber que jovens franceses se sintam intimidados em conhecer o Louvre e fiquei imensamente feliz em ver a cultura pop os aproximando da cultura tradicional! A arte sempre une as pessoas!! Parabéns ao site!!
Rodrigo Lavalle
Marcia, que ótimo vocês terem ido ao show aqui em Paris? Gostaram?
Alice Maria Costa Maia
Amei ler este posto de vocês. Comentário preconceituoso como o que vimos aqui sempre vai ter. Mas o que importa é o resultado obtido, que é proporcionar a todos a contemplação do Belo, e não apenas a uma minoria privilegiada como eu, por exemplo, que aí já estive duas vezes. Que o apoio e o incentivo continuem e tragam todos para dentro do Louvre. Parabéns a quem fez o clipe, a vocês que estão divulgando e à administração do Museu.
Rodrigo Lavalle
Alice, exato. Obrigado pelo seu comentário e por nos acompanhar.
Vania Wolf
Nossa ainda bem que teve um lado positivo dessa história, porque eu particularmente, na minha opinião achei o clipe horrível, de um mal gosto absurdo (nem consegui assistir até o final) mas não achei que eles quiseram valorizar, ao contrário, beira a falta de respeito, como se eles tivessem na sala de estar deles, que tivessem comprado tudo aquilo só pra ter um “pano de fundo” incrível pro clipe, e aliás compraram mesmo, e muito caro, o dinheiro compra tudo. Mas enfim se é esse o tipo de “propaganda” que precisa ser feita, fazer o quê….
Gil
Muito legal ler que mais jovens da periferia tenham acesso ao Louvre e se interessem por artes plásticas.
Patrícia
Que legal! Lendo o post fiquei pensando no “desperdício” que era eles estarem tão pertinho do Louvre e não o conhecerem. Realmente desmistificar a arte como uma coisa elitista e torná-la mais natural e acessível é um grande desafio, sempre. Espero que seja duradouro! Adorei o post.