Na semana passada, publicamos um relato sobre a visita guiada ao Museu do Louvre em companhia da guia Zildinha. Entre as grandes obras-primas do museu, Zildinha apresenta também os aposentos de Napoleão III e nos conta a deliciosa história de Louis Vuitton, o empacotador de malas do império. Conforme prometido, aí está a história.
No século 19, não havia malas. Para viajar, os nobres deviam contratar um embalador, que fazia pacotes sob-medida para proteger roupas e objetos de valor durante a geralmente longa jornada. Os vestidos com creolina, que chegavam a medir até 5 m de diâmetro, eram acomodados em grandes caixas brancas, pesadas e com a tampa curva, que depois eram jogadas fora.
Em meados do século, Louis Vuitton, aprendiz do ofício de empacotar, é descoberto pela esposa de Napoleão III, Eugênia, que logo se encanta pelo trabalho do jovem e passa a exigir que suas bagagens sejam embaladas apenas pelo cuidadoso e detalhista Vuitton. Após cair nas graças da imperatriz, Vuitton começa a empacotar os vestidos de todas as elegantes de Paris.
Convencido do seu sucesso, em 1854, Vuitton abre a sua própria loja no número 4 da rue de la Neuve des Capucines, perto da praça Vendôme, oferecendo as tradicionais malas de viagem com a tampa curvada para fora – mas bem mais leves do que as que circulavam no mercado.
Sucesso imediato, Vuitton segue aprimorando ainda mais suas malas, visando uma clientela que começava a viajar com frequência pelas novas estradas de ferro e navios a vapor. Em 1858, Vuitton lança a sua primeira série de mala de viagem, gris-tranon. Com a tampa reta, uma grande novidade, as malas eram fáceis de serem empilhadas e guardadas.
Louis Vuitton está na origem da alta costura, junto com o costureiro Worth, que abre sua primeira boutique em 1857 ao lado da LV e vai encomendar as embalagens ao já consagrado artesão de malas.
Para responder ao sucesso, Louis Vuitton muda seu ateliê, em 1859, para Asnière, a cinco quilômetros do centro de Paris. Em seguida, abre uma segunda boutique na rue Scribe, perto do grande hotel onde fica o café de La Paix e toda a sua elegante clientela.
Em 1872, já com muito sucesso e sendo copiado no mundo inteiro, ela lança a mala listrada, à rayures, com listas vermelhas e fundo bege. Quatro anos depois, lança a bege-marron que se torna a assinatura gráfica da casa. Em 1889, no momento da Exposição Universal, lança o modelo jogo de Damas, Damier, com revestimento de pele de toupeira e deposita sua marca com uma fechadura à Gorge (uma única chave para todas as bagagens).
Em 1892, antes de falecer, Vuitton prepara um catálogo com todas as suas fabricações para seus descendentes.
Esta é uma das histórias contadas por Zildinha durante a visita guiada ao Museu do Louvre. Clique aqui e aqui e conheça os outros passeios guiados pela Zildinha.
No antigo ateliê na cidade de Asnière funciona atualmente a Galeria Louis Vuitton, espécie de mini museu da marca. Ela estará aberta para visitação todos os finais de semana de 17 de março a 15 de abril 2018. A visita é gratuita, mas é necessário agendar, clique aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
18 Comentários
Eliete Veras
Admiro demais as pessoas criativas que obtém sucesso…..
Jose francisco
adorei a conhecer a historia desse Icone de elegancia gostaria muito de conhecer o museu,principalmente a colaboradora da conexão Paris,gostaria de conhecer como tudo começou.
Marcy
Gostei de aprender; já havia lido q ele começou fazendo malas para um Imperador (achava q fosse o da Russia). Tinha muita criatividade e visão.As bolsas, malas são lindas e super duráveis. Que mulher não sonha mmo c uma.
Coralice
Parabéns……Gostei de aprender mais um pouco.Em abril de 2015 voltarei à Paris e procurarei esse Museu.
Monica
Vi uma guia brasileira no Louvre semana passada e pensei: “será que é a Zildinha?” Pena q minha viagem foi tao corrida. Mas da próxima vez quero fazer a visita com a guia Zildinha. Ah! Ela estava explicando a historia da obra ” psique”.
Renata
Wow!!! Sério que esse do desenho é o Louis Vuitton?! Ele era feio, mas tinha jeito!! E criatividade!! E visão do futuro!! Realmente um visionário!!! Quem nunca quis uma LV?! Eu quero muito!!! Zildinha, obrigada por nos fazer saber quem ele foi, e é!!!
Cintia
História muito interessante,quando eu for a Paris certamente irei ao Museu!
Maria virginia Paiva Otero...
Adorei conhecer a história desse ícone de elegância até os dias de hoje…com certeza estando em Paris visitarei o museu..e agendarei encontros guiados com essa delicada colaboradora do Conexão Paris….gostar é uma coisa ….mas,conhecer como tudo começou é melhor ainda…!!!
Renata Espíndola
Adoro vir ao site e aprender. Deliciosa postagem!
Roberto Halfin
Muito legal! Não sabia sobre esse começo de Vuitton…..Adorei Fernanda!
Rodrigo Lavalle
Roberto, quem escreveu o artigo foi a Zildinha, a guia turística que o Conexão Paris indica: https://www.conexaoparis.com.br/servicos/visitas-guiadas-ao-castelo-de-versailles-louvre-e-outros-museus/.
Abraços.