Há algumas semanas fizemos instastories na loja da Hermès da rue de Sèvres e muitos seguidores ficaram encantados com a sua beleza. Ela é realmente uma das lojas mais bonitas de Paris mas não é a única…
Veja abaixo três das lojas mais bonitas de Paris:
Hermès (17 rue de Sèvres, 75006)
Essa foi a 3ª loja Hermès inaugurada em Paris. No local funcionou, de 1935 a 1970, a piscina pública Lutetia. Em seguida, uma loja da marca Dorothée Bis ocupou o espaço até 1998 e, em 2005, o prédio foi classificado como monumento histórico.
Para que a Hermès pudesse abrir sua loja (em 2010), tudo teve que ser restaurado como o original. A piscina em si, onde a maior parte da loja acontece, foi coberta por um piso – independente da estrutura – que foi em seguida revestido com o mesmo tipo de mosaico que já existia no prédio. Apesar de não “entrarmos” na piscina, é como se caminhássemos sobre suas águas.
Apesar de toda a beleza da arquitetura e dos acabamentos do prédio original, as grandes estrelas da loja são as cabanas-casulo feitas de ripas de madeira trançadas. Um misto de artesanato, técnicas ancestrais e alta tecnologia. A cara da Hermès e seus produtos.
Loja da Hermès da rue de Sèvres
L’Éclaireur (10 rue de Hérold, 75001)
A L’Éclaireur tem 5 lojas em Paris. Apesar de sempre focar em estilistas avant-garde e menos conhecidos, o estilo das 5 lojas varia de acordo com a vizinhança e o público. Algumas são mais luxuosas, outras mais bling-blings, outras mais vanguardistas.
A mais interessante delas é a da rue Hérold, no 1° arrondissement de Paris. Não há vitrine e nem placa. Tocamos um interfone e a grande porta verde se abre revelando um corredor à meia luz. Ambiente cru, chão de cimento, paredes descascadas e manchadas pelo tempo, móveis brutalistas. Voltamos à Idade Média, porém uma Idade Média chique e caríssima.
A L’Éclaireur está no extremo oposto estético da Hermès onde tudo é leve, iluminado, clean, discreto. O luxo de ambas, porém, é o mesmo.
Entrada da L’Éclaireur da rue Hérold
L’Éclaireur da rue Hérold
Aésop (256 rue Saint Honoré, 75001)
Menos monumentais – mas não menos instigantes – que as duas anteriores são as lojas da marca australiana de produtos de beleza Aésop. Apesar da organização espacial e da abordagem minimalista das 9 lojas da Aésop em Paris serem semelhantes, o mobiliário, os materiais e as soluções arquitetônicas variam de uma para outra.
Os projetos de muitas das Aésops parisienses ficaram a cargo do escritório ciguë – jovens arquitetos e designers franceses que também trabalharam com Alain Ducasse, Céline, Isabel Marant etc.
No entanto, a loja mais bonita da Aésop em Paris é a que fica na rue Saint Honoré. O arquiteto australiano Rodney Eggleston se inspirou nos chãos de tábuas dos apartamentos parisienses e criou uma espécie de caverna onde chão, paredes e teto são revestidos com cerca de 3.500 tábuas de madeira.
Aésop da rue Saint Honoré
Acesse nosso novo site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
1 Comentários
Thamís
Puxa, que incríveis! Muito lindas! 🙂