por Rodrigo Lavalle
Inès de la Fressange foi alçada à fama mundial nos anos 80 ao ser a primeira modelo a assinar um contrato de exclusividade com uma marca de luxo, no caso, a Chanel. O estilista da marca, Karl Lagerfeld, é conhecido por sempre ter uma modelo preferida com a qual ele trabalha incessantemente até partir para a próxima.
Quando se desligou da Chanel em 1989, Inès já era conhecida o suficiente para dar início aos seus próprios empreendimentos. Ao longo dos anos ela lançou sua própria grife (posteriormente perdida), abriu uma loja (fechada em 1999), virou embaixadora da marca de sapatos Roger Vivier e se transformou na personificação da parisiense chique porém leve, sempre elegante sem muito esforço e de bem com a vida. Tudo isso ela ensina no seu livro “A Parisiense” lançado em 2010 (leia sobre ele aqui) e sucesso no mundo todo.
Há cerca de dois anos, Inès relançou sua grife de maneira lenta. A oferta girava em torno de óculos de sol, lenços, jóias, artigos para casa e papelaria. Finalmente, no fim de maio passado, ela abriu uma loja na rive gauche parisiense. Localizada na chique e discreta rue de Grenelle (que conta com dezenas de lojas de outras marcas de luxo: Prada, YSL, Céline, Louboutin, etc), a loja ocupa o espaço de uma antiga fundição. O espírito de ateliê antigo continua na decoração e nos materiais escolhidos; cores sóbrias misturadas com tons mais alegres e muita luz proveniente de um teto de vidro. Os produtos são dispostos sem muita ordem e ocupam antigos armários que correm ao longo das paredes da loja. A idéia é de uma “bagunça organizada”.
A seleção de produtos é variada e todo mundo acaba achando algo para comprar, nem que seja uma lembrancinha. Além dos produtos citados acima, há também sapatos e roupas desenhadas por Inès e seu time. Tudo é produzido em Paris com o maior cuidado e qualidade. Algumas peças são feitas com tecidos vintage em edições limitadas e numeradas. Tudo é simples, elegante (e caro) e sem grandes afetações de tendências, refletindo a aura chique e atemporal de sua criadora.
No fundo da loja há um lounge e, anexo a ele, um escritório/estoque/ateliê de costura onde, no dia da minha visita, a própria Inès estava servindo de modelo de prova das roupas. Ela estava bem simpática e acessível, conversando e tirando fotos com todos. Sem dúvida uma presença marcante.
Inès de la Fressange: 24 rue de Grenelle, 75007. Metrô linha 4, estação Saint-Sulpice. De segunda a sábado das 11h às 19h.
Leia também:
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
5 Comentários
Tânia Ziert Baião
Fiquei encantada com a bicicleta!!! Quero passar na loja só para ver ao vivo!
Fabiola
Rodrigo não seria esse o post mas vou te fazer aqui a Perguntinha, aceita-se dólar no Dutty free de Paris?
Luciana - Montreal
Eu amo de paixao a Ines e sempre acompanho tudo sobre ela! Vc viu que ela fez uma coleçao pra UNIQLO? Tinha peças muito legais e com um preço otimo. Obvio que a qualidade de uma peça UNIQLO e uma da loja propria eh incomparavel, mas eh uma otima opçao. Adoro suas materias e sempre estou por aqui. Sucesso!
ana lucia
Imagino que seja tudo caro mesmo.mas acho que vale uma ‘passada’.
Ana lucia
Phillipe
Rodrigo, parabéns pelo post e pelo encontro!