Por Tânia Ziert Baião
Minha relação com o artesanato, mais especificamente com o bordado em Ponto Cruz, vem da infância.
Meus avós paternos migraram para o Brasil em 1929, fugindo da dominação russa e da grande fome na Ucrânia. Minha avó, como quase todas as mulheres da sua geração, principalmente as dos países de invernos rigorosos, era uma verdadeira artista e expert em trabalhos manuais. Eu passava todas as minhas férias com eles e, claro, acabei por aprender algumas técnicas básicas.
Não tenho, nem de longe, a habilidade e o conhecimento que ela tinha, mas gosto do ofício; uso o bordado como uma maneira de relaxar, de criar objetos únicos e personalizados para os amigos.
Sempre que estou em Paris, procuro lojas sobre o assunto. Não é fácil. Elas estão localizadas em bairros afastados, pouco conhecidos do público e dos guias em geral.
Já visitei em outras ocasiões a Le Bonheur des Dames e a Les Brodeuses Parisiennes. Todas interessantes, inclusive com ofertas de cursos para interessadas.
Nessa temporada outonal em Paris, sai à procura de tecidos especiais para bordar, coisa rara de encontrar no Brasil. Pergunta aqui, olha mapa ali, troca de metrô várias vezes, e finalmente com a eficaz ajuda de uma caixa de supermercados, localizamos (marido e eu, afinal ele é o grande companheiro de todas as horas, inclusive nas furadas) a loja indicada.
Paraíso na terra!!! Não queria mais sair dali. Quem sabe, trazer a loja para o Brasil?
La Croix et la Manière é o seu nome. Fica no 11° arrondissement, no 36 rue Faidherbe. Sua proprietária é Monique Lyonnet, uma dama gentil, acolhedora, simpática e divertida. Ela tem vários livros publicados sobre o assunto, cria e realiza trabalhos para a revista Marie Claire. Seus tecidos e fios são únicos, tonalizados por ela. Você pode ver e encomendar na loja virtual (claro que já fiz algumas encomendas!), mas, se estiver em Paris e gostar do assunto, vale a pena visitar a loja e conversar com Monique.
Atualização dezembro 2017 com mais um endereço:
Sajou:
47 rue du Caire, 75002 Paris
Tel.: +33 01 42 33 42 66
Metrô linha 3, estação Sentier
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
43 Comentários
Neusa Benatti
Tenho sempre contato com Paris por intermédio de uma filha que estudou lá. Da próxima vez que ela for pedirei para olhar para mim, pois sou muito boa de Ponto de Cruz.
Marli rosetti
Da próxima vez irei conhecer esse local com certeza pois amo bordados!!!! Bjoss!!!
Kariny
Adorei! Gosto muito de bordados “terapêuticos” rsrsrs. Não conhecia a loja. Marcado para a próxima viagem.
Inês
Olá, Tânia
Que bom saber que outras brasileiras também se interessam pelas lojas especializadas em bordados quando viajam a Paris. Eu adoro! Além das que você citou há uma muito simpática no n° 1, rue Chabannais (75002) que se chama Des Fils et une Aiguille. No Bon Marché também se pode encontrar muita coisa bonita, inclusive uma marca de que sou fã chamada Un Chat dans l’aiguille de bordados tradicionais e que vem da cidade de Bourgoin-Jallieu.
Esta marca, aliás, conheci aqui em Florianópolis onde moro, num atelier de uma francesa que borda lindamente.
Bons bordados a todas.
Alice
Ótima dica. Obrigada.
Tânia Ziert Baião
Obrigada Lina pelo convite e pela confiança. E obrigada amigas pelos elogios. Fizeram bem ao ego. Certamente 2014 será um ano de belas e novas criações com esse estímulo todo.
Nilza Freire
Tania, que lindo post, parabéns e obrigada! Esse artigo está muito informativo, mas também com enorme carga de afeto do ofício herdado e recebido de sua amada avozinha, simplesmente tocante! Eu também quero me apresentar como sortuda detentora de um bordado natalino personalizado seu e dizer que já anotei o endereço da loja no 11. quartier para visitar durante minha viagem em 2014, já que me hospedo justamente na Bastille! Bingo! Merci!
Vivian Mara Côrtes Camargo
Boa dica, Tania! você descobre o caminho das pedras e divide conosco…gostei muito. Sorte a minha estar entre as presenteadas com seu mimo bordado, ele já está enfeitando de novo a minha casa, obrigada!
Francy
Tania ,que texto delícia ,bem a seu jeito,suave e instigante .Como Madá e Marcia ,tenho o privilégio de adornar meu lavabo com a toalha natalina ,e linda ! Agora você ainda me dá uma ” Tour ” prá agendar a volta à Paris . Marido aqui (você sabe ) não tem a paciência do Jaime ,mas eu sou curiosa e já vou lá no virtual…
Cristina Bertoncini
Adorei o texto Tânia, obrigada por nos presentear com essas dicas maravilhosas. Foi muito bom saber um pouquinho da sua paixão pelo bordado, é de contagiar! Parabéns amiga…