Por Tânia Ziert Baião
Minha relação com o artesanato, mais especificamente com o bordado em Ponto Cruz, vem da infância.
Meus avós paternos migraram para o Brasil em 1929, fugindo da dominação russa e da grande fome na Ucrânia. Minha avó, como quase todas as mulheres da sua geração, principalmente as dos países de invernos rigorosos, era uma verdadeira artista e expert em trabalhos manuais. Eu passava todas as minhas férias com eles e, claro, acabei por aprender algumas técnicas básicas.
Não tenho, nem de longe, a habilidade e o conhecimento que ela tinha, mas gosto do ofício; uso o bordado como uma maneira de relaxar, de criar objetos únicos e personalizados para os amigos.
Sempre que estou em Paris, procuro lojas sobre o assunto. Não é fácil. Elas estão localizadas em bairros afastados, pouco conhecidos do público e dos guias em geral.
Já visitei em outras ocasiões a Le Bonheur des Dames e a Les Brodeuses Parisiennes. Todas interessantes, inclusive com ofertas de cursos para interessadas.
Nessa temporada outonal em Paris, sai à procura de tecidos especiais para bordar, coisa rara de encontrar no Brasil. Pergunta aqui, olha mapa ali, troca de metrô várias vezes, e finalmente com a eficaz ajuda de uma caixa de supermercados, localizamos (marido e eu, afinal ele é o grande companheiro de todas as horas, inclusive nas furadas) a loja indicada.
Paraíso na terra!!! Não queria mais sair dali. Quem sabe, trazer a loja para o Brasil?
La Croix et la Manière é o seu nome. Fica no 11° arrondissement, no 36 rue Faidherbe. Sua proprietária é Monique Lyonnet, uma dama gentil, acolhedora, simpática e divertida. Ela tem vários livros publicados sobre o assunto, cria e realiza trabalhos para a revista Marie Claire. Seus tecidos e fios são únicos, tonalizados por ela. Você pode ver e encomendar na loja virtual (claro que já fiz algumas encomendas!), mas, se estiver em Paris e gostar do assunto, vale a pena visitar a loja e conversar com Monique.
Atualização dezembro 2017 com mais um endereço:
Sajou:
47 rue du Caire, 75002 Paris
Tel.: +33 01 42 33 42 66
Metrô linha 3, estação Sentier
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
43 Comentários
Madá
Tania que texto bacana! Muito bom saber da origem do seu talento de bordadeira. Também tenho o privilégio de poder decorar minha casa no Natal com seu bordado. Parabéns! A segunda foto está fantástica.
MônicaSA
Que texto bonito, assim como os bordados.
Alice
Adorei a dica. Quem não ama bordados????? Obrigada.
Ariane
Super obrigado Tania por estas dicas. Ano passado, primeira viagem com maridão, eu só havia havia localizado a Le bonheur des dames. Com estas novas dicas, a segunda viagem será ainda mais feliz.
Adriana Pessoa
Adorei a dica Tânia!
Também guardo com grande carinho o bordado que vc me presenteou!
Como também sou bordadeira, esse é um endereço que vale ouro! Quero conhecer em uma próxima ida a Paris.
Tânia Sciacco
Tânia querida, que achado!! Também sou muito fã de bordado em ponto cruz. Em épocas passadas, bem passadas, eu bordava muito! Hoje me contento vendo os riscos do que um dia vou fazer…
Mas esta loja me animou! Beijos
Marcia Lube
Tania
Uma delícia seu texto.
Não bordo mas admiro a arte. E o seu trabalho também, pois guardo com carinho a toalhinha que me foi presenteada, bordada por você.
E a sua pesquisa em Paris e o bom resultado dela certamente irão ajudar a outras pitaqueiras bordadeiras.
Parabéns querida !
Linda
Ai que legal!! Pena não saber desse local antes, mas da próxima vez, vou aproveitar!
Zena
Meu sonho e ir a Paris visitar os museus vou me preparar adoro rendas creme e figuras antigas gosto muito deste blog pois tem muitas dicas .abraço : Aqui Brasil
Grasiela Moura
Fantástico!