Por Tânia Ziert Baião
Minha relação com o artesanato, mais especificamente com o bordado em Ponto Cruz, vem da infância.
Meus avós paternos migraram para o Brasil em 1929, fugindo da dominação russa e da grande fome na Ucrânia. Minha avó, como quase todas as mulheres da sua geração, principalmente as dos países de invernos rigorosos, era uma verdadeira artista e expert em trabalhos manuais. Eu passava todas as minhas férias com eles e, claro, acabei por aprender algumas técnicas básicas.
Não tenho, nem de longe, a habilidade e o conhecimento que ela tinha, mas gosto do ofício; uso o bordado como uma maneira de relaxar, de criar objetos únicos e personalizados para os amigos.
Sempre que estou em Paris, procuro lojas sobre o assunto. Não é fácil. Elas estão localizadas em bairros afastados, pouco conhecidos do público e dos guias em geral.
Já visitei em outras ocasiões a Le Bonheur des Dames e a Les Brodeuses Parisiennes. Todas interessantes, inclusive com ofertas de cursos para interessadas.
Nessa temporada outonal em Paris, sai à procura de tecidos especiais para bordar, coisa rara de encontrar no Brasil. Pergunta aqui, olha mapa ali, troca de metrô várias vezes, e finalmente com a eficaz ajuda de uma caixa de supermercados, localizamos (marido e eu, afinal ele é o grande companheiro de todas as horas, inclusive nas furadas) a loja indicada.
Paraíso na terra!!! Não queria mais sair dali. Quem sabe, trazer a loja para o Brasil?
La Croix et la Manière é o seu nome. Fica no 11° arrondissement, no 36 rue Faidherbe. Sua proprietária é Monique Lyonnet, uma dama gentil, acolhedora, simpática e divertida. Ela tem vários livros publicados sobre o assunto, cria e realiza trabalhos para a revista Marie Claire. Seus tecidos e fios são únicos, tonalizados por ela. Você pode ver e encomendar na loja virtual (claro que já fiz algumas encomendas!), mas, se estiver em Paris e gostar do assunto, vale a pena visitar a loja e conversar com Monique.
Atualização dezembro 2017 com mais um endereço:
Sajou:
47 rue du Caire, 75002 Paris
Tel.: +33 01 42 33 42 66
Metrô linha 3, estação Sentier
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
43 Comentários
Jeannie Miyazawa
Alguém sabe onde eu posso encontrar tecidos p ternos e blazers Ptíncipe de Gales?
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Jeannie, tente no Marché Saint Pierre. Clique aqui e leia nosso artigo sobre ele.
Paula Lima
Conheço as duas primeiras, mas vou tomar nota da última, para visitar numa próxima. E nas duas primeiras tenho “perdido a cabeça” várias vezes. 🙂
Obrigada pela dica!
Luciana
Olá! Vocês por acaso conhecem lojas com material para quilt ou patchwork?
Rodrigo Lavalle
Luciana, seguem duas opções de lojas:
– Ines – La Boutique Du Patchwork: 37 rue saint Ambroise, 75011 / site
– Le Rouvray: 6 rue des Grands Degrés, 75005 / site
Antonieta Dolores Webber Thomi
Adoro bordar! Minha terapia! Obrigada pelas dicas em Paris! Bons bordadinhos! Abraço
Antonieta Dolores Webber Thomi
Adorei sua história! Que lindo apreender bordar com sua avó! Minha avô também era emigrante. Da España. Eu adoro bordar! Apreendi ainda criança com uma vizinha bordadeira, em Santa Catarina, meu estado natal. Quando for a Paris, vou procurar as lojas que você indicou. Um grande abraço e ótimos bordadinhos!