Fernanda esteve em Paris com suas duas filhas de 5 e 10 anos. Antes da viagem, através de leitura orientada, as crianças já entraram no universo dos museus parisienses.
Veja abaixo os livros que facilitam e enriquecem o contato primeiro com a arte.
- “Lineia no Jardim de Monet” de Christina Bjork
- “Quem vai desvendar o Mistério do Jardin de Monet?” de Thomas Brezina
- “Penélope no Louvre” de Anne Gutman
- “Erica e a Mona Lisa” de James Mayhew
- “Leonardo da Vinci e seu super cérebro”de Michael Cox
- “O menino que mordeu Picasso” de Antony Penrose
- “Bruxa Onilda vai a Paris” de Eric Larreula e Roser Capdevila
- “Isto é Paris” de M. Sasek
- “Paris: tudo que você sempre quis saber” de Klay Lamprell
- “Idade Média explicada aos meus filhos” de Jacques Le Goff
- “Idade média passo a passo” de Vincent Carpentier
- “A Revolução Francesa explicada a minha neta” de Michel Vovelle
- “Degas e a pequena bailarina” de Laurence Anholt
A leitura tornou a viagem e a visita dos museus do Louvre, Orsay, Orangerie, Moyen Age, Armée bem mais interessante. De acordo com Fernanda, foi muito legal ver suas filhas procurarem as obras no Louvre e a carinha de felicidade quando as encontravam! E, outra dica da Fernanda, não se esqueça de dar uma máquina para as crianças. Elas se distraem muito e basta não ligar o flash!
Você pode também fazer uma visita guiada aos museus, específica para as crianças, com a guia brasileira Zildinha Figueiredo. Entre em contato pelo email [email protected]
Conheça o guia Paris com Crianças, escrito por Adélia Lundberg com dicas do Conexão Paris. Ele traz uma seleção dos melhores programas para a criançada, organizados em nove roteiros pelas principais regiões de Paris, com mapas detalhados, e também informações práticas para ajudar no planejamento da viagem e na estadia. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
30 Comentários
Horacio Lima
Que dicas maravilhosas! Estivemos o ano passado com nossas filhas no Louvre, e, com essa leitura prévia ,aposto que seria mais proveitoso. Muito bom!
Marcos
Lembrei de um livro que li, de um helenista do primeiríssimo time, Jean-Pierre Vernant, “O Universo, Os Deuses, O Homem”, uma introdução à mitologia grega. Ao que parece, o autor teria tido a ideia de escrevê-lo ao contar histórias para os seus netos.
eymard
Parabens Fernanda. Alem da iniciativa excelente, ainda nos dá oportunidade de conhecer alguns títulos como o do Le Goff. Usamos muitas vezes a técnica da caça ao tesouro (encontrar as obras de arte previamente examinadas). Os grandes museus costumam ter farto material para crianças e jovens. Adultos também aprendem com esse material. Muito bom.
Juliana W
Sil e Marcos,
A coleção francesa tem outros títulos, por outros feras nos respectivos campos. Digo “coleção”, mas nem sei se de fato é uma coleção “oficialmente” – sei que existem outros títulos, mas não sei se foram traduzidos – acredito que alguns tenham sido sim. São livros muito bons, independente da idade!
Cláudia Oiticica
Maravilha, Fernanda. Isso faz toda diferença.
Fernanda
Obrigada, Silvana. Quis que a viagem a Paris fosse muito além dos cartões postais.
Silvana
Fico muito feliz em saber que ainda existem mães de verdade !!! Que realmente se preocupam com a boa educação de seus filhos !!! Parabéns !!!
Adriana Pessoa
Isso é tudo!
Jacqueline
Minha menina de 7 anos já está mais motivada para conhecer Paris do que a maioria dos adultos que acham que é uma cidade como as outras e que basta subir na torre e pronto. Ainda a levo, mas vou esperar um pouco. Enquanto isso, vou listar esses livros e procurá-los.
Marcos
Juliana W e Sil,
também fiquei impressionado: Le Goff é um medievalista do primeiríssimo time e Vovelle é um especialista notável quando o assunto é Revolução Francesa. Aconselho a leitura dos autores mencionados aos papais e mamães também, além dos pimpolhos…