Fernanda esteve em Paris com suas duas filhas de 5 e 10 anos. Antes da viagem, através de leitura orientada, as crianças já entraram no universo dos museus parisienses.
Veja abaixo os livros que facilitam e enriquecem o contato primeiro com a arte.
- “Lineia no Jardim de Monet” de Christina Bjork
- “Quem vai desvendar o Mistério do Jardin de Monet?” de Thomas Brezina
- “Penélope no Louvre” de Anne Gutman
- “Erica e a Mona Lisa” de James Mayhew
- “Leonardo da Vinci e seu super cérebro”de Michael Cox
- “O menino que mordeu Picasso” de Antony Penrose
- “Bruxa Onilda vai a Paris” de Eric Larreula e Roser Capdevila
- “Isto é Paris” de M. Sasek
- “Paris: tudo que você sempre quis saber” de Klay Lamprell
- “Idade Média explicada aos meus filhos” de Jacques Le Goff
- “Idade média passo a passo” de Vincent Carpentier
- “A Revolução Francesa explicada a minha neta” de Michel Vovelle
- “Degas e a pequena bailarina” de Laurence Anholt
A leitura tornou a viagem e a visita dos museus do Louvre, Orsay, Orangerie, Moyen Age, Armée bem mais interessante. De acordo com Fernanda, foi muito legal ver suas filhas procurarem as obras no Louvre e a carinha de felicidade quando as encontravam! E, outra dica da Fernanda, não se esqueça de dar uma máquina para as crianças. Elas se distraem muito e basta não ligar o flash!
Você pode também fazer uma visita guiada aos museus, específica para as crianças, com a guia brasileira Zildinha Figueiredo. Entre em contato pelo email visiteparisape@gmail.com
Conheça o guia Paris com Crianças, escrito por Adélia Lundberg com dicas do Conexão Paris. Ele traz uma seleção dos melhores programas para a criançada, organizados em nove roteiros pelas principais regiões de Paris, com mapas detalhados, e também informações práticas para ajudar no planejamento da viagem e na estadia. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
30 Comentários
Paulo R. Filomeno
Excelente abordagem para tornar mais interessante a visita a museus. E a idéia vale não só para os museus de Paris, para os nossos também.
Tania Baiao
Adoro livros infantis sobre arte. Acabo sempre comprando algum nos museus afora!!!
Fernanda
Regina, isso foi uma coisa que me encantou também, como era época de férias, vi uma quantidade considerável de famílias francesas explicandos aos seus filhos as obras nos museus.
Regina Vasconcelos
Me encanta o que vejo nos museus franceses para crianças, livros, guias de visita, aulas de arte, professores ou pais explicando as pinturas e outros!
What a country!
Ana Paula
Quero levar meus filhos de 8 e 11 anos para Paris em julho e curti muitos essas dicas. Valeu.
Isabela Almeida
Nossa! Fiquei impressionada com a lista de livros “cult” voltados para o público infantojuvenil! Apesar de ainda não ter filhos, adorei a listinha. Vou repassar… Amei o post! Beijos!
Sil
Já que não tenho mais filho pequeno, acho que eu mesma lerei os livros citados. O mercado editorial francês é mesmo impressionante, imagine, Le Goff e Vovelle para os pequenos, é pra já entrar no mundo do conhecimento bem cedo!
Juliana W
Adorei a ideia! Dos listados, só conheço o do Le Goff – que tenho, li e foi uma ótima fonte de discussão nas aulas de licenciatura.
Recomendo, aliás, a todos os que se interessam pela idade média francesa e que queiram uma leitura leve mas ainda assim embasada!
Fernanda
Oi, Vanessa, esse esta na lista também, Paris tudo que voce sempre quis saber! Foi o primeiro livro que comprei.
Lina, o post ficou ótimo!
vanessa
estou preparando a minha viagem em familia pra Paris com 2 crincas (6 e 9 anos). Comprei o livro “Penelope o Louvre” e ele e encantador! As criancas amaram! Comprei tambem um cheio de dicas de Paris que se chama “Paris-proibido para adultos”, de Klay Lamprell, que e muito bom, cheio de curiosidades sobre a cidade e bastante ilustracoes. Esta cumprindo o proposito de agucar a curiosidade dos meus pequenos!