Quando eu vi a foto da livraria Shakespeare and Company entre as fotos enviadas por Ana Teresa e Alexandre fiquei surpresa. Livraria anglo saxônica, muito conhecida dos parisienses mas completamente fora do circuito do turismo tradicional.
Existem várias livrarias em Paris, mas Shakespeare and Company é especial. Situada na frente da catedral Notre Dame, no prédio de um antigo monastério do século XVI, ela foi fundada em 1951 por um americano Georges Whitman.
Entrar nesta livraria é uma experiência fascinante. Um caos, paredes cobertas de livros, suportes empoeirados, livros de cabeça para baixo, revistas espalhadas, jornais amontoados. Todos os grandes escritores americanos frequentaram e frequentam ainda este lugar e vários eventos são organizados durante o ano.
Com toda a certeza vocês vão passar na porta. Entrem.
Temos um vídeo lindo sobre a livreira-proprietátia da Shakespeare & Co, clique aqui para assistir.
Shakespeare and Company: 37 rue de la Bucherie, 75005 Paris. Aberta todos os dias das 10.00h às 23.00h.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
43 Comentários
Celia Diniz Souto Maior
Oi Lina, espero que meu comentário seja publicado… Em outubro de 2014 estive em Paris, e ainda não conhecia a história da Livraria Shakespeare and Company, lendo ” um livro por dia” de Jeremy Mercer, interessei-me muito conhecer a famosa livraria. Espero que na próxima vez à Paris, irei conhecer Obrigada
Rodrigo Lavalle
Célia, vale muito a pena conhecer a Shakespeare and Company. Eles recentemente inauguraram um café anexo. Leia nosso artigo sobre ele: https://www.conexaoparis.com.br/2015/10/18/shakespeare-and-company-cafe/.
Abraços.
Tina
Comprei num sebo que existia perto de minha casa , onde morei .
Tina
Esse livro está esgotado . Sem novas edições.A última é de 1984. A edição do livro que tenho.
Tina
Wesley, isso está escrito no livro de Irwing Shaw , jornalista correspondente que morava em Paris na época da “génération perdue”, de Hemingway, GStein, Lawrence e tantos outros ,em seu livro “Paris,Paris!!!!”. Ele informa sobre o que sabia através de conversas , da falta de dinheiro entre os escritores da época ,que tinham Paris como pátria .
Jeanette Rozsas
Como é que consegui ir a Paris mais de uma vez e não saber dessa maravilhosa (só pode ser) livraria? Estou lendo o livro do Jeremy Mercer e adorando.
zelia
Gostaria de saber quem escreveu Harmony of Paradoxes que se encontra na parede esterna da Livraria. Alguém sabe?
Rodrigo Lavalle
Zelia, você se refere a uma colagem como essas: http://www.18arts.org/the-harmony-of-paradoxes/ e http://www.18arts.org/the-harmony-of-paradoxes-2/?
Abraços.
evabressan
Para se sentir local em Paris, há que se dar uma passadinha na Shakespeare. Engraçado ver como muitas pessoas estão fazendo exatamente a mesma coisa: visitando pela primeira vez e fazendo cara de habitués.
Ana Azevedo
A Shakespeare and Company é muito mais antiga. Foi Sylvia Beach, livreira, editora e escritora que, em 1919, abriu a livraria numa ruela da Rive Gauche, em Paris.
O local tornou-se o epicentro da agitação cultural dos anos 20 e 30.
James Joyce, Hemingway, Fitzgerald e Gertrude Stein, além de personalidades do cinema e da música, frequentaram a livraria no período entre as duas guerras mundiais.
A Shakespeare and Company é considerada por alguns críticos e formadores de opinião a livraria mais charmosa do mundo.
Fatima Costa
Farei minha segunda viagem a Paris em maio.
Agora de uma forma diferente, visto que irei sozinha e terei todo tempo para me agradar.
Flanar pelos bulevares será minha opção de viagem. Metrô só de volta para o Hotel, pois caminharei todo o tempo.
A Livraria Shakespeare and Company está na minha lista de prioridades.
Um jantar no Le Procope também é parte do meu roteiro.
Parabéns pelo Blog dos apaixonados por Paris e dos que irão se apaixonar por ela.
Maria da Conceição
Viajando com uma amiga que é bibliotecária, sem dúvida que a Shakespeare and Co. estava no meu roteiro básico em Paris, também por conta das dicas do blog.
Qual não foi nossa surpresa ao nos deparar com o George Whitman, proprietário desde 1951, e hoje com 96 anos, lendo tranquilamente ali na entrada da livraria, perto do caixa. Ele parece parte da decoração. Foi muito simpático e tirou fotos com a gente. A filha dele, também citada no livro do Mercer, também foi muito simpática e adorou saber que tínhamos vindo do Brasil.