Quando eu vi a foto da livraria Shakespeare and Company entre as fotos enviadas por Ana Teresa e Alexandre fiquei surpresa. Livraria anglo saxônica, muito conhecida dos parisienses mas completamente fora do circuito do turismo tradicional.
Existem várias livrarias em Paris, mas Shakespeare and Company é especial. Situada na frente da catedral Notre Dame, no prédio de um antigo monastério do século XVI, ela foi fundada em 1951 por um americano Georges Whitman.
Entrar nesta livraria é uma experiência fascinante. Um caos, paredes cobertas de livros, suportes empoeirados, livros de cabeça para baixo, revistas espalhadas, jornais amontoados. Todos os grandes escritores americanos frequentaram e frequentam ainda este lugar e vários eventos são organizados durante o ano.
Com toda a certeza vocês vão passar na porta. Entrem.
Temos um vídeo lindo sobre a livreira-proprietátia da Shakespeare & Co, clique aqui para assistir.
Shakespeare and Company: 37 rue de la Bucherie, 75005 Paris. Aberta todos os dias das 10.00h às 23.00h.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
43 Comentários
conexaoparis
Wesley
Não tenho esta informação.
Wesley Moura
Olha só….
É verdade que nesta livraria pode-se trabalhar por 2 horas por dia e daí entao ter acesso as obras literárias, e em troca conseguir dormir por lá?
Me respondam por favor quem souber….valeu e obrigado.
Adriana
Tem um livro que conta mais a fundo a historia dessa livraria:
Um Livro Por Dia – Minha Temporada Parisiense na Shakespeare And Company
😉
bjo
pedro américo de farias
Cara Camila,
puxa, não lhe conheço mas parece que já somos amigos de infância;
estive na calçada da livraria, em novembro de 2007, mas não pude entrar porque estava acntecendo uma reunião de escritores, a portas fechadas;
penso sempre: que lugar bom para uma performance de vocalização dos meus poemas (falados e cantados).
Abração pedro américo, do Recife
conexaoparis
Camila
Você quer ser minha assessora neste departamento? Nossa! Você conheçe todos os homens franceses bonitos! Risos. Adorei.
Camila
Fui à Shakespeare and Company e a livraria é muito bacana, embora (ou talvez justamente por essa razão) seja realmente uma bagunça. Dúvida: todos os livros de lá são em inglês, né?
Com relação aos filmes que retratam Paris, gosto do prazer com que o Christophe Honoré parece filmar a cidade, sempre de uma forma intimista, com vitalidade e interesse. Em Paris, Canções de Amor e A Bela Junie são os que eu vi. Ele tem ainda Ma mère, que não foi lançado no Brasil. Todos são estrelados pelo charmosérrimo e talentoso Louis Garrel, ator fetiche das meninas culturettes de São Paulo.
Aliás Lina, falta um post para o seu blog ficar perfeito: um que retrate o charme e o encanto dos homens franceses. Sou fã. Tenho amigos e ex-namorado parisiense. Dos famosos, além do Louis Garrel, tem o Romain Duris, os tenistas fofos e maravilhosos Richard Gasquet, Paul-Henry Mathieu, Gilles Simon, Michel Llodra, Jo-Wilfried Tsonga e Julian Benneteau, e, para mim, o homem negro mais bonito do mundo, o jogador de futebol que tirou o Brasil da Copa de 2006 Thiery Henry.
Nossa, já escrevi demais.
Bjs. Obrigado e parabéns pelo blog.
Patrícia Simões Pires
Marcelle, depois de ficar um tempo sem aparecer nesta seção do blog, obrigada pela dica dos filmes, vou ver e rever novamente o Surpresas do Coração….. Fica também a dica sobre um filme que vi neste final-de-semana e chama “La gloire de mon père” sobre a vida do escritor Marcel Pagnol (primeira parte)…
Joyeux Noël et Bonne Année!
Marcelle
Olá para todos,
somente hoje li esta seção, mas gostaria de contribuir com algumas sugestões de filmes: Cinderela em Paris (com Audrey Hepburn, em que ela grita “Bonjour Paris!” em vários lugares da cidade – coisa que pretendo fazer em janeiro!), Esqueça Paris (com Billy Crystal – muito divertido!) e Surpresas do Coração (com Meg Ryan).
Abraços
Marcos
Meu Deus… Quanta bola fora!!! hahahaha Você não se chama Ana e ainda por cima mora aí desde de 1983?!?! Desculpa, desculpa mesmo!!! hahahaha Abs 😉
Marcos
Oi Ana, tudo bem? 🙂
Só pra complementar o que a Sônia disse (9 Sonia // Jul 23, 2008 at 6:50 pm), existe um livro muito bom da editora Casa da Palavra que trata dos “primórdios” da Shakespeare & Co.; quando ela ainda pertencia à sua fundadora, Sylvia Beach.
Seguem os dados:
Shakespeare and Company: uma livraria na Paris do entre-guerras.
BEACH, Sylvia
Casa da Palavra
Segue o link também:
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=762259&sid=01892327210119377611590260&k5=2FD031F2&uid=
Grande abraço! Ótimas leituras!!! E mais viagens inesquecíveis pra você!!! 🙂 🙂
Marcos