Quando cheguei na França, as revistas de moda utilizavam a expressão nos têtes blondes se referindo às crianças. Têtes blondes quer dizer literalmente cabeças louras. A primeira vez que li esta expressão fiquei surpresa pela redução de todas as crianças francesas em crianças louras, ou, dito de outra forma, pela exclusão de todas as crianças não louras do conceito crianças francesas.
Atualmente, o cuidado com o uso de expressões politicamente corretas favorece o inevitável desaparecimento desta em questão.
Quando me preparava para escrever o artigo sobre a nova loja de Marc Jacobs, a Little Marc Jacobs, dedicada às crianças e situada ao lado da Marc by Marc Jacobs na praça Marché Saint Honoré, me lembrei desta expressão e comecei a divagar sobre o assunto, o que resultou no parágrafo acima. Isto porque o emprego do termo nos têtes blondes se referindo às crianças francesas é tão absurdo quanto seria o emprego do mesmo termo em relação às crianças brasileiras.
Litte Marc Jacobs – 17 Place du Marché Saint Honoré 75001 Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
15 Comentários
Cláudia Oiticica
Heloísa, só se mudou agora em agosto. Em julho passado aluguei carro sem precisar da carteira internacional.
Cláudia Oiticica
Não sabia que o Marc Jacobs tinha uma linha para crianças e bom que ele conseguiu colocar sua terceira loja pertinho das outras duas.
Eu também desconhecia essa expressão para designar as crianças francesas, realmente deve ser bem antiga, já que faz muito tempo que a França abriga várias etnias. Pode até ser que muito antigamente não tivesse uma conotação racista, mas hoje é completamente descabida.
suely
Realmente muito preconceituoso esse termo,nem vi tantas pessoas louras qdo estive aí…
conexaoparis
Marisa
Entre no site: voyages-sncf para comprar Paris, saindo da Gare du Nord e Londres, chegando em St Pancras.
Heloisa
Lina,
Linda a foto da menininha.
Estou ultimando meus preparativos para a viagem no início de setembro e fiquei sabendo, agora, que estão exigindo carteira internacional de habilitação.
Você poderia me confirmar se essa informação procede?
Porque, se for verdadeira, terei que correr para conseguir.
Obrigada. Beijo.
Marisa Muros
Maria Lina
Recorro à vc., depois de procurar na coluna “Categorias” ( para não ocupa-la demais…) e não conseguir a informação: filha e genro chegam à Paris dia 05/09, pensaram em ir até Londres, mas não querem ficar fora de Paris mais que 01 dia! Como (ou onde) comprar passagem e obter informação de horario dos trens?
Obrigada pela informação.
jorge fortunato
Desconhecia essa expressão…em todo caso como ficavam os franceses que não eram louros? Até porque tem muita criança de cabelo castanho….outros tempos. Esta expressão na França de hoje,realmente, não faria o menor sentido, tendo em vista que o país caminha para uma enorme miscigenação, o que é ótimo.
Luciana
Querida LIna!!!
Recebi ontem meu guia de Paris, muito legal!!
Aproveito para dizer que fomos eu, meu marido e meus filhos à Paris, no final de julho. Utilizei suas dicas todas, pois desde o início desse ano sou sua fã incondicional. Parecia, até, que eu conhecia Paris, pois suas informações nos deram muita segurança e são informações do cotidiano, também. As dicas das malas pequenas nos trens entre capitais da Europa, com as fotos, foram muito importantes, pois impediram que eu viajasse com malas grandes. Ficamos oito dias em Paris, fizemos o Pass Museum como vc ensinou, entramos sem as filas nos museus. Mas para meus filhos menores tinha que pegar billets gratuits, na fila, pequena. Isso no Louvre, no DÓrsay e no Cluny. Tantas coisas a lhe agradecer… Valeu, continue, para viajar a Paris vc é a melhor guia. Obrigada.
Valeria
Oi Lina!
Recebi meu guia. Estou encantada. Já li ele todo.
Obrigada. Estou a espera dos próximos. Sairá algum antes de novembro?
Beijos!
Amanda
Acabei de escrever sobre nossa lua de mel em Paris, no meu blog.
Passa lá!!!
Bjs!!!!