Sou Nilza Freire, uma leitora e admiradora do Conexão Paris.
Eu gostaria de retribuir minimamente tanta informação preciosa que voce transmite aos seus leitores, muitos deles, imagino, ja se tornaram amigos seus e entre si.
Descobri que foi lançada em julho a primeira edição brasileira do livro “Próxima Estação Paris“, de Lorànt Deutsch, com mais de 1 milhão de exemplares vendidos. Ele se baseia em estações do metrô de Paris para contar, cronologicamente, toda a evolução da gaulesa Lutecia ate a nossa Paris. Achei-o fascinante!
Obrigada por tudo, minhas viagens se enriqueceram absurdamente desde que descobri o CP, há cerca de dois anos!
Observação: gostaria de complementar a dica da Nilza dizendo que o autor além de escritor é ator com uma longa lista de participação em filmes excelentes. Na França, seu livro se chama Métronome, história da França ao rítmo do metrô parisiense.
Nilza nos enviou também uma outra dica interessante. Um artigo publicado pelo National Geographic chamada Paris Subterrânea.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
79 Comentários
Rogerio
EYMARD,
GANHEI DE PRESENTE O LIVRO BIOGRAFIA DE UMA CIDADE, COLIN JONES, ESTAVA NUM POS OPERATORIO E ESTE LIVRO FOI MEU AMIGO NO TEMPO FIQUEI EM CASA DE REPOUSO.
NÃO VEM AO CASO, PERO VAMANOS. EM DEZEMBRO DE 2007 ESTAVA EM PARIS E JUSTAMENTO NO PERE LACHAISE COMECEI A SENTIR UMA VERTIGEM ESTRANHA, FORMIGAMENTO NAS MÃOS, HORAS DEPOIS ESTAVA BEM. VOLTEI PARA O BRASIL E COMEÇOU UMA PEREGRINAÇÃO DE MEDICO EM MEDICO, SÓ NÃO FUI AO GINECOLOSGISTA, E NADA DE NADA. VOLTEI A PARIS 2008, 2009, 2010 NOVAMENTE VERTIGENS E MUITA DOR DE CABEÇA, POR FIM FOI DIAGNOSTICADO UM MACRO ADENOMA HIPOFISARIO, 4 CM DE DIAMETRO, FUI OPERADO NO HOSPITAL SÃO JOAQUIM EM SÃO PAULO COM O DR ANTONIO NOGUEIRA ALMEIDA, NEUROCIRURGIÃO ,UM MEDICO BRILHANTE, MUITO COMPETENTE, SAI DE TUDO SEM SEQUELAS, DEVO ISSO AO DR ANTONIO!
SÓ PARA ILUSTRAR O ADENOMA HIPOFISARIO É UM TUMOR BENIGNO, O MEU ERA NÃO SECRETOR, MUITO COMUM E DE DIFICIL DIAGNOSTICO, LEVAVA ISSO COMIGO SEM SABER CERCA DE 9 ANOS.
O MELHOR !!! TUDO PASSA E PARIS SEMPRE VAI ESTAR ESPERANDO!!!
eymard
LuciaC, esperava voce e, como sempre, com adiçao de novos titulos e sugestoes. Tudo a conferir.
Ja “devorei” o Proxima estaçao. O passeio pelos 21 séculos é quase despretensioso. Mas o que eu achei mais interessante foi poder “interagir” com o autor completando com visitas virtuais pelo google maps, street view. Eis uma grande ferramenta de interaçao entre leitura e mundo virtual (o livro nao indica nada disso; alias em proximas ediçoes o autor poderia faze-lo com essa interaçao). Mas acabei localizando esse blog que ajuda a completar pesquisas para quem gosta. Dai a leitura fica ainda mais interessante:
http://lesparisdelorantdeutsch.blogspot.com/
(o prometido frio nao chegou ao Planalto Central. Sol, céu azul e seca)
conexaoparis
Eymard
Obrigada pelo link.
Rogerio
COMPREI O LIVRO ONTEM NA SARAIVA EM CAMPINAS,
A LEITURA É DELICIOSA, JÁ NA INTRODUÇÃO VIAJEI NA VIAGEM DO AUTOR,
MARAVILHAAAAAAAAAAA
COM O FRIO QUE ESTÁ POR AQUI, ÓTIMA DICA.
LuciaC
Nilza,
“Proxima Estação” já está em minha lista.
Obrigada.
Sugiro também Joan DeJean, autoridade americana em cultura francesa, especialidade séc XVII . Em seu livro mostra que o Paris de hoje começou com o “Monarca Iluminado” que literalmente iluminou Paris com sua idéias. O rei de luz própria, o Rei Sol.
O assunto: invenção da França, Luis XIV (l’état c’est moi) queria fazer uma França diferente, que sobrepujasse todas as potências européias a seu redor. Com ajuda de Colbert que controlava as finanças, exímio em disputas comerciais criou um “Paris não muito diferente de hoje…”, justo como disse Beth.
Lendo a “Essência do Estilo” descobre-se o como e o porque.
Não foi ao acaso que Paris tornou-se a capital mundial do luxo.
É um livro leve, que se devora na curiosidade.
Eymard , se ainda não leu, acho que você vai gostar de “Adeus aos Escargots” do jornalista americano Michel Steinberger. disseca burocracia (gastronômica?) francesa, tirania Michelin e termina com um elogio a salade niçoise de Yves Camdeborde (Le Comptoir) devidamente brindada com seu querido “morgon”.
Livro consumível em um fim de semana.
E eu aqui, encafifada na leitura de “Une Histoire de Paris…” (500 páginas) do ingles siderado na França: Graham Robb.
Montenegro, comprei o livro pois além do subtítulo afirmar “…par ceux que l’on fait…” as críticas eram de: “drôle, original, inventif…”no Le Point, a: “remarquable d’humor et d’erudition…”
Preocupada comigo, estou estacionada na página 182 faz 3 meses!
Gostei da “Descorberta da França, uma jornada histórico-geografica da Revolução à Primeira Guerra Mundial” do mesmo autor , onde sua experiência em kms kms e mais kms de bicicleta pelo “hexagone”, prova que a França não é só Paris – 75.
E foi minha mãe que me iniciou, sem saber , na “saga de Angelique”.
Já leram? Lia todos escondida, sem deixar vestígios. Cheguei a acreditar que Angelique havia mesmo existido, vivdo na corte e tinha sido amante de Luis XIV, tamanha credibilidade aos fatos reais.
Aventura “capa e espada”, de Anne e Serge Golon.
Pseudônimo, naturalmente.
Ler estes romances históricos vicia!
Acho que agora só se encontra para comprar nos sebos.
A história do casal “Anne e Serge” já é uma aventura, por isso fiz questão de colocar o link para apresentá-los, caso ainda não conheçam:
http://authologies.free.fr/golon.htm, se quiserem assinar a petição…
E “Os Reis Malditos”? Coleção imperdível!
Autoria de Maurice Druon (Academia Francesa de Letras e um pouco de sangue brasileiro correndo nas veias)
Nossa! me empolguei!
Melhor parar por aqui.
Um ótimo fim de semana para todos!
conexaoparis
LuciaC
Bravo, vai virar artigo.
Nilza Freire
Beth e Eliana, mais uma vez obrigada, estou lendo ate agora, 1 da manha. Quero terminar o “Proxima Estacao” para passar para algum dos outros indicados aqui…
RenataM
No meio de uma montanha de livros e textos para o mestrado, me dou de presente momentos de tranquilidade lendo o Próxima estação.
A idéia do livro é contar a história de Paris através das estações do metro indo do século I – Cité ao XXI – Defence. É como viajar para Paris em várias épocas num meio de transporte que todos nós já usamos e isto me deu uma sensação de estar integrada àquela história. O livro é adorável e muito agradável de ler. Em relação ao livro do Jones, tem a vantagem de ter apenas 343 paginas rsrsrs
Respondendo a uma pergunta anterior, a editora é Paz e Terra.
Beth
Montenegro
Eu estou relendo justamente o capítulo “Revolução Francesa” do Colin Jones-“Paris- Biografia de uma cidade”…
Incrível, a Paris do Luiz XV não era muito diferente da de hoje, risos… Turistas do mundo inteiro comprando e comprando… Tinha até mini-guia turístico! Fascinante…. Na página onde estou (245 de 588) Luis XVI está começando a se ferrar…
Um abraço!
Eliana Barbosa
Eymard,
Vou aguardar a sua crítica ao “Casados com Paris”, ok? Quero viajar de novo à década de 20. Dê uma olhadinha lá no post de Minuit à Paris.
Montenegro
Vou providenciar o Paris (C.Jones) e o”´Próxima parada…”.
Ótimas dicas!
Me fizeram lembrar que estou desde o início do ano com o “Revolução Francesa”, do Max Gallo, por iniciar.
Comprei pela boa crítica do Figaro, L´Express, etc.
Para quem gosta de história, vamos ver se é bom mesmo…abs
Eliana Barbosa
Em tempo: “preto e branco”.