Em 2013 teremos uma série de filmes que encontraram sua inspiração em grandes clássicos da literatura francesa ou americana.
Um dos mais esperados será o filme L’Ecume des jours de Michel Gondry, diretor dos clips de Björk. L’Ecume des jours é uma livro do grande escritor francês Boris Vian. Os personagens serão interpretados por Andrey Tautou e Romain Duris.
Os Miseráveis de Victor Hugo, outro clássico da literatura francesa, virou filme dirigido por Tom Hooper com Sacha Baron Cohen e Helena Bonham Carter.
Baz Luhrmann, diretor do filme Moulin Rouge com Nicole Kidman, filma Gatsby o Magnífico ( romance de Francis Scott Fitzgerald) com Leonardo DiCaprio e Carrey Mullingan.
E Le Misanthrope de Molière inspirou Philippe Le Guay. Seu filme tem como cenário a ilha de Ré onde dois grandes atores franceses, Luchini e Lambert Wilson, representam os papéis principais.
O romance de Diderot, La Religieuse, que relata a vida de uma jovem do século XVIII enviada pelos pais, e contra sua vontada, viver enclausurada em um convento se transformou em filme policial com as grandes atrizes Isabelle Huppert e Louise Bourgoin.
E o filme espanhol Blancanieves, de Pablo Berger, conta a história de uma Branca de Neve muda e vivendo na Andaluzia nos anos 1920. A madrasta é adepta das práticas sadomasoquistas e a mocinha será salva por um grupo ambulante de teatro chamado Los Siete Enanitos Toreros.
Resumo de artigo publicado no Les Echos.fr.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
17 Comentários
Tania Baiao
Esperando ansiosamente que eles venham TODOS para o Brasil.
Regina Vasconcelos
E que safra essa que está vindo!!!! Não deixem de assistir AMOUR, filmaço!
Regina Vasconcelos
Literatura e cinema, que bela dobradinha, tenho lido menos do que eu costumava, creio que por causa das horas que passo na internet. Mas cinema não deixo de ir, adoro! Mergulho nos bons filmes, me faz esquecer todas as mazelas da vez, rs
Cláudia Oiticica
Ótima lista! Pena que o L’Écume des Jours e o Alceste à Bicyclette ainda não tem previsão de estréia no Brasil. Amo o trabalho do Fabrice Luchini.
Renata Capute, adorei Esses Amores!!
Jane Curiosa
Amei isso!Espero ansiosa por todos,mas Les Miserables ,que amo a muito tempo,avec Sacha Cohen…hummm! E ainda Audrey Tautou ao lado daquele ator (lindo!)cheio de braços e pernas,de sorriso irretocável,totalmente cheio de vida que é Omar Sy(Les Intocables)…ai,ai,passa tempo,passa tempo!
Marcos
Aguardando ansiosamente o “De Rouille e d’Os” (assim como a Cristiane Pereira) e o filme do Gondry.
Provavelmente assistirei aos filmes “Alceste à Bicyclette” e “La Religieuse”, sobretudo pelos atores: a Isabelle Huppert (na minha opinião) salva qualquer filme! Boas peças literárias nem sempre (raramente ou quase nunca?) garantem bons filmes.
Pelo “Blancanieves” tenho um interesse perverso, aquele mesmo que me leva a assistir aos filmes do espanhol Bigas Luna e do italiano Tinto Brass. O filme é mudo, talvez a resposta adulta e sacana ao “The Artist”.
Quanto aos outros, meu interesse é (praticamente) nenhum.
Quanto ao Baz Luhrmann, não quero nem passar na frente dos cinemas que exibirão seus filmes, para não ficar nauseado. O caso dele é de interdição!
Renata Capute
a primeira foto é do filme Esses Amores / Ces amours-la, do diretor Claude Lelouch que assisti nesse final de semana… Adoro filmes que se passam na França, contemporâneo ou histórico, de qualquer época, tipo a Religiosa, que assiti com a Anna Karina na versão dos anos 60..
Fernanda
J’aime beaucoup Andrey Tautou!
Cristiane Pereira
Que ótimo encontrar um resumo com algumas das promessas de 2013. Dos citados no post, espero especialmente por Gatsby, Os miseráveis e L’écume de jours. E agora no final de janeiro, aqui no Brasil, finalmente vai entrar em cartaz o filme de Jacques Audiard, “Ferrugem e Osso”, com Marion Cotillard, que foi destaque em Cannes no ano passado e comentado aqui pelo CP: https://www.conexaoparis.com.br/2012/05/18/audiard-apresenta-marion-cotillard-em-cannes/
Vania Wolf
Esperando ansiosamente L’Ecume des jours, sou super fã do Romain Duris e da Audrey Tautou