As análises históricas sobre o vestuário mostram que as roupas listadas tiveram no passado uma conotação negativa. Durante milênios as estrias representaram o excluído, o diabólico.
As listas atraem os olhares e as pessoas com roupas listadas chamam a atenção e são percebidas com facilidade.
Por isso, desde a Idade Média, aqueles que deveriam ser evitados ou vigiados foram assim vestidos: prostitutas, condenados, heréticos, leprosos. A vestimenta listada simbolizou, durante longo tempo, a infâmia e os excluídos da norma cristã.
O mundo era povoado por pessoas normais cobertas por tecidos com uma única cor e os outros, os excluídos, identificados por duas cores superpostas.
No renascimento, as listas adquiriram uma outra conotação. Elas continuaram marginais, mas se tornaram símbolo de uma marginalidade positiva e romântica. Os hedonistas e aventureiros passaram a usar tecidos listados que os associavam à idéia de liberdade, fuga e prazer.
As listas também foram utilizadas em outros contextos. A camisa estriada dos marinheiros tinha o objetivo de os tornarem mais visíveis e facilitar a busca dos homens caídos no mar. Mais tarde, no final do século 19 e início do século 20, as listas se tornaram símbolo de países exóticos com o lançamento de roupas listadas para banho de mar e prática de esportes. De repente elas se tornaram alegres, positivas, inocentes e dinâmicas.
Apesar de algumas situações específicas, de uma maneira geral o tecido listado fez parte de um arquétipo ligado às situações de exclusão até meados do século 20.
Nestes últimos anos, e graças à estilistas contemporâneos como Jean Paul Gaultier, aqueles que adotam os tecidos estriados continuam chamando a atenção, desta vez, por uma elegância descontraída.
Me lembrei do livro L’Étoffe du Diable : Une histoire des rayures et des tissus rayés ( A Roupa do Diabo: uma história das listas e dos tecidos listados ), de Michel Pastoureau.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
11 Comentários
adriana dias
sempre achei que “listas” era roupa de presidiário
agora posso dizer que é indicativo mesmo, acho que sou medieval
obrigado, Lina, pelo suporte histórico
Jessica Costa
olá boa noite , o vídeo citado está como “privado” 🙁
Rodrigo Lavalle
Jessica, creio que o dono da conta no youtube colocou o vídeo como “privado”. Vamos tentar achá-lo em outro local.
Abraços.
Thaís
Estarei em Paris dia 20/03 e precisarei encontrar um vestido pra ir a um casamento. Vc tem dicas de lojas que vendam esse tipo de vestido e que tenham um preço ok? Que não me custe um rim rs. Obrigada desde já 🙂
Rodrigo Lavalle
Thaís, as lojas especializadas em vestidos de noivas como a Pronovias, a Rosa Clara e a Cymbeline, também vendem vestido para madrinhas e convidadas. A maioria é mais discreta e menos glamourosa que no Brasil.
Abraços.
Fabienne
Lina, agradeço a você também, sempre próxima dos seus leitores, apesar de tanto trabalho! Amo Paris, e acabei conhecendo a cidade mais neste site do que nas viagens que fiz. Por isso mandei a mensagem, para devolver a contribuição que vocês nos fazem, caso estivesse errado. Muitos beijos! 🙂
Arlei
Lina, acompanho há anos o ‘conexão’. Leitura diária. Com informações sempre ricas e dicas importantes, só tenho elogios ao site! Parabéns e obrigado a todos!
Fabienne
Obrigada, Arlei! Pesquisei e achei o mesmo site que você: http://m.brasilescola.uol.com.br/gramatica/lista-ou-listra.htm. Discordo somente em uma coisa: acho a escrita correta bastante importante também! Portanto, a exemplo do site acima citado, podemos nos espelhar também neste: http://portugues.uol.com.br/gramatica/vocativo-uma-questao-virgula.html. E que as críticas construtivas sejam sempre bem-vindas! 😉
Lina
Arlei e Fabienne
Escolhi listas por uma preferência sonora. Sabendo que poderia usar uma das duas palavras.
Toda crítica construtiva é bem vinda e desejada.
Obrigada pela participação nos comentários.
Arlei
Há vocábulos que podem ser usados como sinônimos Fabienne. Lista ou listra exemplificam isso, pois, se a situação pede o uso de risca ou faixa, as duas formas são aceitas. Pesquise um pouco.
Agora, o importante mesmo: Parabéns Conexão! Vocês são demais com essas informações preciosas! Parabéns pelo site! Abraço!
Fabienne
Não seria ‘listRas’?