Por Rodrigo Lavalle
Começa nessa próxima quarta-feira dia 11 de janeiro um dos eventos mais aguardados não só pela população francesa mas também pelos turistas: os soldes (liquidações) de inverno! Durante 5 semanas a grande maioria das lojas em todos os setores do comércio (com exceção de algumas grandes marcas de luxo como Chanel, Hermès e Louis Vuitton) oferece descontos que começam na casa dos 30% mas podem chegar a 80% nos últimos dias.
Na França as liquidações são controladas pelo governo havendo somente duas temporadas oficiais: a de inverno que começa na segunda quarta-feira de janeiro e a de verão que começa na última quarta-feira de junho (olhem o calendário antes de programar a viagem!). Fora desses dois períodos os comerciantes só podem fazer mais 2 semanas de liquidação chamada “complementar” e são obrigados a avisar por carta ou email ao ministério competente. Diz-se que isso tem por objetivo proteger os pequenos comerciantes e manter os preços equiparados entre todos.
É interessante aproveitar as liquidações de inverno para comprar aquelas peças mais caras, atemporais e de vida útil longa (como casacos de inverno e botas) por um preço menor. Além disso as coleções de inverno são sempre mais elaboradas e sofisticadas que as de verão.
Algumas outras dicas:
– o período da manhã durante os dias de semana costuma ser o menos conturbado pra se fazer as compras;
– use roupas e sapatos confortáveis e que possam ser tirados com facilidade no provador;
– geralmente os artigos em liquidação não podem ser devolvidos ou trocados, portanto experimente tudo e tenha certeza de que você realmente quer/precisa do item;
– se você já estiver na cidade vale a pena escolher e experimentar o que quer comprar antes do início das liquidações;
– tenha paciência, principalmente se você for se aventurar pelas Galeries Lafayette, Printemps, BHV…
Boas compras!
Conheça o guia de moda Paris: do alto luxo ao luxo acessível, escrito pela personal stylist Dione Ochippinti, e descubra os endereços que fazem de Paris a capital da moda. À venda no nosso site Minha Viagem Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
37 Comentários
Ana Aguiar
Aqui em Clermont Ferrand os soldes estão fraquíssimos. Na liquidação de verão do ano passado, a Galeria Lafayette tinha quase tudo com desconto e nesta apenas alguns ítens… Me lembrou a liquidação no BR, onde ou eles sobem o preço de tudo e dão 50% de desconto (que na verdade representa 5%) ou só peças “encalhadas” . Uma pena… Mas ouvi falar que em Paris os soldes estão muito mais dignos! Mas ainda assim, vale a pena garimpar!
Obs: parabéns pelo site!
angela
Olá, esqueci de falar que a passagem seria para o dia 19 de fevereiro.
angela
Olá.
Minha dúvida não é a respeito das liquidações (que espero aproveitar), e gostaria que alguém pudesse me ajudar. Minha viagem já está 99% programada com tudo reservado para os 30 dias que passarei na Europa, só tem uma coisa que não consigo resolver de geito nenhum: o trem noturno de Paris para Milão! Já tentei várias vezes e não consigo. Vocês acham que eu tenho que continuar tentando ou que eu conseguiria comprar lá mesmo? Tem dicas de sites que eu posso conseguir essa passagem? Obrigada.
Abç.
conexaoparis
Angela
Olhe esse link da estatal fracesa. Em dois segundos você compra sua passagem:
http://www.voyages-sncf.com/billet-train/horaires/resultats?rfrr=undefined_body_cliquerici&hid=1DIX
Sophia
Fernanda, não está muito frio. A temperatura durante o dia está variando de 8 a 10 graus, bem agradável. Mal tenho colocado luva e chapéu. Também tenho usado meias normais e botas de cano baixo. Uma camisa, um suéter e um bom casaco te deixarão quentinha. A não ser que venha uma onda de frio, acho que você não precisa se preocupar muito.
Fernanda Almeida
Obrigada ao pessoal da Conexão e ao José Rodrigues pela resposta.Valeu a atenção! Estou preocupada com o friooooo que está por lá e quero me garantir. Abraços
Adriana
Também passei o dia de hj na rua, ano passado estava aqui no primeiro dia, mas esse ano achei as pessoas mais entusiasmadas (os descontos estão maiores) na Galeria Lafayette uma loucura, quantas filas nas portas de algumas marcas. Tb estou moída, com os pés doendo e com a carteira vazia. Kkkk
Sophia
Hoje foi o primeiro dia da liquidação em Paris. Herói da resistência, visitei três grands magasins e mais ainda algumas lojas de rua. Já é o terceiro ano que faço isso – alguns perguntam se eu fiz alguma promessa, ou se tenho tendências masoquistas.
Os pés estão moídos, a carteira vazia, mas tenho que confessar… é tãããão divertido!
Não só porque nos divertimos vendo coisas que não precisamos a preços-mais-baixos-mas-ainda-proibitivos, mas também porque ver o comportamento das outras pessoas é algo impagável.
As orientais continuam sendo as consumidoras mais vorazes, especialmente das marcas de luxo (uma delas me espreitava, como um felino, aguardando que eu desistisse do último par de sapatos de determinado modelo; fui bem-sucedida na aquisição, mas seu olhar invejoso amaldiçoava toda a minha dinastia. Calma, chérie, é só um par de sapatos…). As francesas tentam manter um certo ar de indiferença enquanto fazem fila nas portas das lojas de rua mais tradicionais. As brasileiras se empolgam logo nas primeiras araras da entrada da loja e entram nos provadores com um volume gigantesco de peças.
E os maridos… ah, os maridos. Largados num canto, cheio de sacolas, divertindo-se com seus smart phones ou babando entre um cochilo e outro. Ou acompanhando as moças, segurando seus casacos e suas sacolas, arrastando-se pelos corredores com o olhar perdido no espaço.
Deus, Alá, Ganesh, abençoem os bons maridos, que acompanham ou aguardam pacientemente enquanto suas companheiras entregam-se ao sagrado esporte da busca de barganhas.
Rodrigo Lavalle
Aline,
dentro de Paris você vai encontrar várias pontas de estoque de várias marcas francesas. Acesse a categoria “pontas de estoque, brechós” na lista em vermelho à direita.
Outlet da Louis Vuitton não existe.
josé rodrigues
Fernanda
Na Champs Elysee tem uma loja mais ou menos no meio da avenida, do lado direito de quem sobe em direção ao arco.
Tem uma seção enorme de roupas.
Nadia
Aff… não vejo a hora de ir!
Amanhã é o nosso último dia e vamos aproveitar para fazer as comprinhas…
Mas, gostaria de saber se tem algum horário específico que as lojas abrem, pq vi que na vitrine de algumas lojas dizia que abriria mais cedo, por causa da liquidação, mas outras não… então, estou em dúvida entre chegar às 10 horas ou antes…