O bairro Les Halles, o coração de Paris, é uma região mal amada pelos parisienses. Apesar de ter qualidades extraordinárias ela não atrai facilmente o flaneur dos fins de semana. Les Halles é um dos bairros mais antigos da cidade, possui excelentes museus, belos monumentos e mil anos de história. Mas nos últimos trinta anos ele passou por um processo acelerado de decadência.
Este bairro central, o ventre de Paris de acordo com Zola, foi ocupado durante séculos por feiras e mercados. Em 1960, com a urbanização, o aumento da população e as necessidades de tornar o trânsito mais fluido, os comerciantes sofreram um exílio obrigatório e se instalaram em Rungis, fora de Paris. No seu lugar foi construído um centro comercial sem charme, com vários níveis abaixo do solo e uma estação ferroviária onde chegam três trens (RER) vindos das cidades mais próximas da capital. Este conjunto, inaugurado nos anos 1970, foi chamado Forum Les Halles.
De uma área colorida e gastrônomica, Les Halles se tornou um espaço banal e sem personalidade vendendo um prêt à porter que encontramos em qualquer centro comercial da periferia de cidades grandes e médias.
De uma área vendendo os melhores produtos produzidos neste país, onde comer e beber é um ritual respeitado e louvado, Les Halles se tornou um simples ponto final das linhas que ligam Paris e toda a periferia da cidade.
Trinta anos mais tarde, um novo projeto – ainda em execução – promete tornar o centro da cidade mais verde e charmoso. A proposta é criar um imenso jardim acessível por todas as ruas da região, reformar as estações ferroviárias e tornar o Forum Les Halles mais luminoso e alegre. No desenho acima, o novo centro da cidade e seu enorme jardim.
Estive lá recentemente. O novo projeto começa a ser visível. O jardim possui uma parte coberta chamada Canopée. Uma obra contemporânea que pretende se integrar com os prestigiosos monumentos vizinhos: a Igreja Saint Eustache, a Bolsa do Comércio, a Fontaine des Innocents, o Museu do Louvre, o Museu Centre Pompidou e o jardim Palais Royal.
Andei em torno da obra que ficará pronta somente em 2017 e aproveitei para observar, num sábado à tarde, o clima dos Les Halles.
O que temos? Uma grande área pedestre, o que já é em si uma qualidade, área jovem, animada, muitos cafés, varandas entupidas, lojas, praças com jovens fazendo piquenique, artistas de rua, um grande centrão como encontramos com frequência nas grandes cidades.
Les Halles é um ponto de encontro de jovens que aproveitam o fim de semana em Paris para compras e baladas.
Andei por lá um momento me dizendo que, mesmo em obras, Les Halles é interessante. E uma das qualidades do novo projeto é atrair os jovens que transitam pela região. Eles terão acesso a biblioteca, espaço para esportes urbanos, dança, teatro e música.
Com frequência o turista desembarca em Paris sem saber que a cidade é múltipla e heterogênea, resultado de várias camadas de imigração. Basta atravessarmos uma rua para mudarmos de ambiente e de cultura. O Les Halles faz parte deste mosaico.
Exatamente por isto Paris foi e é ainda uma das cidades mais interessantes do mundo.
Leia também:
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
10 Comentários
aparecida aragao marques tenorio
Cheguei de Paris há 3 dias e todas as vezes vou à região, passear pelas ruas Montorgueil, Tiquetonne, Montmartre e almoçar em um dos ótimos restaurantes da região como Le Escargot de Montorgueil ou no Pied de Couchon e comprar algo para cozinha na Mora, por exemplo. Adoro a FNAC que fica no centro comercial e a Pistacherie que fica na rua Rambuteau, colada ao Centre G. Pompidou. Região ótima
Francisco
Conheci Les Halles ha cerca de 20 anos. Ainda que alguns parisienses a desprezem existem outros tantos que ainda moram por lá e sabem curtir o bairro com o que ele de melhor tem a oferecer.
Saint Eustache e arredores ficarão ainda mais encantadoras apos a grande reforma.
Maria Tereza Frota
Que bom e esclarecedor ! Fui ao local há 3 anos e o canteiro de obras não me causou boa impressão. A curiosidade persistiu. Desta vez vou desmistificar o local!”Quem ama Paris como eu não pode deixar de ter essa experiência .
Monica
Não gosto da região para me hospedar, mas confesso que minha última passada por lá já foi mais agradável pela reabertura dos jardins. O centro comercial feioso,não entro, uma vez há 15 anos foi suficiente. Mas as lojas fantásticas de utensílios para cozinha profissional são imbatíveis! Parada obrigatória um almoço no L’Escargot.
inez arnoud
Estive em Les Halles em setembro de2014, aluguei umapartamento na Rue du Louvre, quase ao lado, minha grande paixão era no final da tarde sentar em uma varanda ou nas laterais da Saint Eustache, sempre movimentada e alegre. Muito desci para ver as obras e caminhamos práticamente todos os dias pelo bairro. Interessante, bom de se comprar alimentos e especiarias e com as obras abrindo-se para um público diferente. Comi bem e era tratada como moradora da região. Realmente adorei e voltarei para ver comi ficou e rever os amigos, ah e o acesso aos outros pontos da cidade é fácil, rápido, enfim, ótimo!
Mauricio Christovão
O lugar me agradou. Bem movimentado, mas com um povo mais variado, sem aquele aspcto “turístico” das atrações mais badaladas. Vi ruas e comércio interessantes, e quando passamos por lá havia um enorme canteiro de obras que atrapalhava um pouco, mas o resultado parece que vai ser espatacular.
Elizabeth Moreira Lima
Gostei do projeto desde a primeira linha escrita… Moro também em uma grande cidade e, quando adolescente, costumava andar muito pelo centro da minha cidade. A decadência é um fantasma que ronda o centro de nossas metrópoles. A minha não foge à regra. Sonho em vê-la esfuziante como antigamente…
Jose freire
Parabéns. Fico conhecendo minha linda Paris por meio do excelente trabalho de vocês. Obrigado.
Maurício
Fomos em 2012, ficamos a uma quadra de Les Halles, só fomos descobrir o centro comercial, estação no último dia, pois achamos que a obra tinha fechado tudo e e impressionante ver a organização de se fazer uma obra complexa e continuar com a cidade funcionando. Visitei o site do projeto para conhecer mais, pois até então a única coisa que se via era um canteiro de obras extremamente organizado com três gruas mas não dava pra ter uma ideia do que seria é uma aula pra grandes cidades que não conseguem fazer uma única estação de metro sem atrasos e com grandes implicações negativas para o entorno. Espero poder voltar para ve-la pronta