Por Penelope do blog Sob o Céu de Paris
Never on Sunday é a versão em inglês de uma música grega composta especialmente para o filme homônimo. A película, dirigida por Jules Dassin – pai do cantor e compositor Joe Dassin – fez grande sucesso no mundo todo em 1960 e ganhou o Oscar de melhor canção original. A música, originalmente cantada em grego, logo foi traduzida para o inglês e estourou na voz das simpáticas Chordettes, em 1961.
Depois disso, a canção foi regravada em mais de 10 idiomas e cantada por nomes como Dalida, Doris Day, Petula Clark, Bing Crosby, Georges Moustaki e Pink Martini. Em francês, ela ficou conhecida como Les enfants do Pirée (uma tradução muito mais próxima à original grega, diga-se de passagem) e foi regravada por Dalida, tornando-se um grande sucesso. Recentemente, o cantor Dominique A lançou a sua própria versão da música.
E, por falar em Joe Dassin, que tal relembrar uma de suas canções? Bom fim de semana a todos!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
13 Comentários
eymard
Penélope, Lucia, Beth e Dodo: voces batem um bolao, hein! Caçadores de pérolas. Quem nao conhece essa música ou nao a tem em alguma circunstancia. Deliciosos clipes.
Dodô
Penélope,
Faço coro com o Mauricio Christovão: grande achado. Sobretudo, oportuno.
Quando a comunidade econômica internacional finge ter esquecido que foi cúmplice da catástrofe, e canta para a Grécia a música da Geni, trazer de volta este hino à vida é um gesto de desagravo a uma cultura que nos legou o teatro trágico de Sófocles e Esquilo, mas também o inconformismo ante o desígnio dos deuses. Segundo a versão de Melina Mercouri no filme, Medéa pegou os filhos… e foram todos para a praia.
Jacqueline
Iiih! Faltou o “s” de fois.
Jacqueline
Fui direto para o video de Joe Dassin. Assisti em Paris a “Il était une foi Joe Dassin”, espetáculo montado por Julien Dassin, filho de Joe. Comovente. Eu já sabia de cor todas as letras apresentadas no show. Sempre gostei muito desse cantor e compositor. Triste ter falecido tão cedo.
Beth
LuciaC
Adorei ouvi vc falar nos maravilhosos shows do Copacana Palace!
Ainda mocinha, levada pela família assisti um show espetacular no Golden Room do Copa http://marlenedietrichnobrasil.blogspot.com/2009/07/o-show-sem-duvida-o-show-de-marlene.html
Anos mais tarde (73) assisti o último show de Marlene Dietrich no Olympia de Paris. Por acaso, coincidiu com o fim do seu romance com Burt Bacharach….
Mauricio Christovão
Beleza, Penélope!!! Continue nos brindando com essas preciosidades que você garimpa por aí!!! Mme S. também gostou muito.
jorge
Penelope
òtimo este post. Sobretudo por trazer Dalida – cantora que dispensa comentários. A primeira vez que vi o “clip” – acho que não chamavam assim nos anos 1960 – fiquei fascinado com a voz e a presença de Dalida (ainda morena). Abaixo o link para ver Dalida na versão morena:
http://www.youtube.com/watch?v=VA1XPpDRo5c
Abraços
Lucia C
Não resisti!
Aí vai Dalida em pleno Sirtaki.
http://www.youtube.com/watch?v=Fpc1MyCUT5w&NR=1&feature=endscreen
La Danse de Zorba!
Zorba, O Filme!
Alias, a cena de Anthony Quinn dançando na praia é antológica!
Não tem para ninguém!
conexaoparis
LuciaC
Lindo. Publiquei na página CP Facebook e twitter.
Lucia C
Sou encantada por seu trabalho Penelope.
Por suas escolhas e suas publicações.
Assim como Carlos, logo lembrei de Melina Mercouri que alías foi casada para sempre com Jules Dassin. Era também sua atriz preferida. Depois que ela abandonou a profissão dedicou-se à política e foi ministro da cultura durante muitos anos em seu país, primeira mulher a exercer o cargo na Grecia.
Minha mãe adorava musica e filmes franceses.
Apesar de “Jamais le Dimanche” não para ser um filme para crianças, na época ensaiavamos em casa o sirtaki ao som de Dario Moreno (cherie je t’aime, cherie je t’adore…) na ” vitrola estereofônica”. Ele costumava vir ao Rio para shows que meus pais assistiam no Copacabana Palace. Minha mãe gostava de seu repertório bastante eclético. O Rio de Janeiro era muito parisiense e fazia parte das tournées de importantes artistas principalmente os franceses.
Procurando pela gravação de Les Enfants du Pirée cantada por ele encontrei esta preciosidade
http://www.youtube.com/watch?v=EcA7lSiikf4
Gostei muito da versão de Dominique A .
Dalida arrasa!
Melina Mercouri comove.
Carlos
A música é muito bonita. E o filme é ótimo. Quem não viu, vale a pena procurar e ver. A grande Melina Mercouri dá um show, mais uma vez. E não deixar de notar que Dalida canta muito bem. Aliás onde posso comprar um DVD dela aí em Paris?