Das nossas viagens, o que guardamos de mais precioso são as lembranças dos momentos vividos, das experiências particulares, dos encontros marcantes e das anedotas das dificuldades encontradas.
As lembranças de viagens não estão associadas às informações objetivas sobre uma cidade e sim à exploração do que ficou registrado interiormente. Nossas lembranças tem a ver com nossas sensações e nossos humores diante do estrangeiro ou do desconhecido.
De vez em quando as lembranças reaparecem durante uma conversa de bar, quando topamos com antigas fotos arquivadas ou diante do dilema guardar ou não os souvenirs acumulados.
O velho chapéu panama me lembra de como era jovem durante a viagem ao Equador, a instransportável máscara africana do Senegal me remete à inconfortável viagem de retorno, o kimono ficará para sempre representante do choque diante da estética japonesa. A torre Eiffel miniatura me lembra a primeira e péssima impressão que tive de Paris e como em seguida mudei de idéia. Como a cidade idealizada deve ser substituida pela experiência real.
Os souvenirs podem escapar ao industrializado. Penso no marido e sua coleção de pedras recolhidas mundo afora. Pedras de cores e formatos diversos com a inscrição do lugar e da data, espalhadas pela casa.
Foi lendo o artigo sobre souvenirs de viagem do CNTraveler que pensei nos meus próprios e como nós todos temos necessidade de guardar um pedacinho do momento vivido.
A CNTraveler nos mostra souvenirs de viagens diversos com pulseiras com berloques de metal, todos originários de países diferentes.
Key cards de hotéis.
Encontrei até uma mania idêntica ao do marido.
Graças aos souvenirs as lembranças emergem.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
52 Comentários
LourdesMatos
Eu trago sempre 3 coisas. Chaveiros, imãs e abridores de garrafas. Amo.
Yara Ortega
Gosto muito de trazer de recordação de minhas viagens canecas das cidades que visito pois quando olho recordo com saudades dos locais onde estive,também gosto de trazer gravuras tenho umas lindas da Grecia, e natureza morta compradas em Madrid.
Paula Hagemann
Adoro essas lembranças! Sempre que viajo, trago canecas e miniaturas dos principais pontos turísticos. É tão bom olhar para tudo isso e me recordar dos momentos que vivi em lugares mais que especiais…
Tereza C Matteis
Coleciono miniaturas dos principais pontos turisticos, se for lugar santo trago aqueles quadrinhos folhados a ouro, de presente trago chaveiros, mas sem duvida as melhores lembranças são os perrengues que passamos, os cheiros que sentimos, as iguarias que comemos, as risadas que damos. Viajar é td de bom e com boas companhias, melhor ainda!!
Renata
Gente, eu não devo ser normal… ahahahahahahaha
eu sempre trago: caneca, ima de geladeira, copinhos , placas (tipo essas de transito mas do local, por exemplo: I Love …), chaveiro e isqueiros…
Louca!!!! hahahahahaha
Cândida Silva
Eu coleciono gatos! Cada lugar que visito procuro um gato pra minha coleção. São minhas lembranças favoritas.
Sandra Faury
Vi os comentarios e me identifiquei!Coleciono tambem lapis de museus visitados .Tenho tres canecas em minha mesa de trabalho cheias destes lapis.Colecionamos tambem os imas de geladeira e freezer quase lotados nas tres faces disponiveis.Mania ….
Maurício Christovão
Lina: M.Hauteville precisa ir à Ilha da Pedra Furada, na Baía de Camamu/BA, onde as pedras são quase todas furadas por moluscos, para aumentar sua coleção. Além disso, há também a Pedra Furada, que é uma gruta que dá nome à ilha.
Douglas
eu tenho uma pedra em formato de coração que peguei nas praias de Nice.
ana lucia garrido
Boa tarde! eu também amo souvenirs,gosto de trazer algo pra aqueles que eu gostaria que tivessem ido comigo,e gosto de trazer pra mim também,canetas pois trabalho com elas e sempre paro e lembro com saudosismo por onde andei,também canecas com o desenhos dos lugares…ahhhh gosto de qualquer coisa que me faz lembrar os lugares por onde andei ou vivi,como a Espanha.
Ps.Visitei Paris meio sem querer e me apaixonei perdidamente,vou voltar!