Das nossas viagens, o que guardamos de mais precioso são as lembranças dos momentos vividos, das experiências particulares, dos encontros marcantes e das anedotas das dificuldades encontradas.
As lembranças de viagens não estão associadas às informações objetivas sobre uma cidade e sim à exploração do que ficou registrado interiormente. Nossas lembranças tem a ver com nossas sensações e nossos humores diante do estrangeiro ou do desconhecido.
De vez em quando as lembranças reaparecem durante uma conversa de bar, quando topamos com antigas fotos arquivadas ou diante do dilema guardar ou não os souvenirs acumulados.
O velho chapéu panama me lembra de como era jovem durante a viagem ao Equador, a instransportável máscara africana do Senegal me remete à inconfortável viagem de retorno, o kimono ficará para sempre representante do choque diante da estética japonesa. A torre Eiffel miniatura me lembra a primeira e péssima impressão que tive de Paris e como em seguida mudei de idéia. Como a cidade idealizada deve ser substituida pela experiência real.
Os souvenirs podem escapar ao industrializado. Penso no marido e sua coleção de pedras recolhidas mundo afora. Pedras de cores e formatos diversos com a inscrição do lugar e da data, espalhadas pela casa.
Foi lendo o artigo sobre souvenirs de viagem do CNTraveler que pensei nos meus próprios e como nós todos temos necessidade de guardar um pedacinho do momento vivido.
A CNTraveler nos mostra souvenirs de viagens diversos com pulseiras com berloques de metal, todos originários de países diferentes.
Key cards de hotéis.
Encontrei até uma mania idêntica ao do marido.
Graças aos souvenirs as lembranças emergem.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
52 Comentários
Zuleide Gomes
Trago pedrinhas dos lugares por onde passo. As vezes fotografo as pedras na mão diante do local para não esquecer!!!
Eduardo Chiaratti
Esqueci de dizer. Deixo até a roupa, mas não deixo de trazer meus livros e a papelada de guias e informativos. Tudo pela cultura e leitura. Rsssss
Eduardo Chiaratti
Eu sou maníaco por bugingangas de viage. Tem caixas delas. Gosto de trazer livros, imã de geladeira, bonés, camistas que acabo nunca usando, colherzinha de café, e uma tonelada de papel daqueles folders de hotéis, mapas, informativos de museus. Ja cheguei a pagar excesso de bagagem por conta de luvros e papéis. Sou capaz de dar a mala de roupa inteira como fiz uma vez em Paris para um senhor que morava na rua e cuidava de dois cachorrinhos ali perto da Notre Damme. Eu ia voltar para o Brasil de Navio e não ia usar mais nada daquelas coisas quentes e para ele deve ter sio muito bom, pois logo em seguida omeçou a nevar em 2010 e ele deve ter aproveitao muito as botas de neve e os casacos. Ele com os dous cachorrinhos são a melhor lembrança que tenho da cidade, e do amor que ele tinha pelos cachorros, que ficou eternizado em uma foto que fez muito sucesso na internet.
MARIANA
As lembranças são sempre as melhores viagens que fazemos depois de voltar, e como hoje em dia é difícil revelar fotos, minhas recordações são postais diferentes, inusitados, sem dizer na imagem de onde vem aquele postal, pra me fazer exercer o momento, o dia da compra e tudo mais!
Bruno Neves
Mariana boa tarde! Será que você poderia fazer uma lista com os restaurantes que você gostou e recomenda?
Abraços,
Bruno.
Maurício Christovão
Já guardei muita bugiganga, mas agora estou na fase do imã de geladeira. O problema é arranjar uns que não quebrem, pois a minha empregada de vez em quando desprega alguns na limpeza…
Sílvia
Quem sabe o seu marido pensa construir um castelo com essas pedras, para oferecer á sua rainha! 🙂 Beijinhos e abraços
Mariana Ribeiro
Eu li esse blog por nove meses seguidos, planejei toda minha viagem a Paris através do CP. Volto hoje ao trabalho depois de uma semana incrível na cidade luz. Foi como um sonho, tudo perfeito e muito bem planejado. Não tive nenhum problema e recomendo a todos os leitores que virem esse blog de ponta cabeça como eu fiz. De todos meus acertos, o maior de todos foi o bairro escolhido, fiquei num apto alugado pelo Airbnb no Quartin Latin. Não hesitem em ficar no bairro, é excelente! Obrigada CP pelo apoio em ajudar nas minhas melhores lembranças! Bjs.
Sonia Quaresma
Eu guardo colherzinhas…rsrs
Luciana Albuquerque
Eu também guardo pedras! Quando há nos lugares por onde passo, claro.