O lugar é o mais simples possível. Na frente, funciona a peixaria.
Atrás, os proprietários colocaram algumas mesas bem pequenas e apertadas, pintaram as paredes com cenários (bizarros!) de beira mar, colocaram um som ambiente de gaivotas gritando, et voilá! Estranho? Sim, mas não se engane, é maravilhoso! Para você ter uma ideia, o lugar foi apontado como um dos melhores endereços de Paris por Alain Ducasse, o grande chef francês.
Fomos experimentar a pequena peixaria enquanto estávamos no Le Meurice. A ideia era comer ostras, tomar um vinho, e depois ir jantar no Palais Royal. Pois o programa foi tão bom que acabou virando jantar e o Palais Royal ficou para outro dia.
Primeiro, pedimos as famosas ostras, já que são o carro chefe do lugar. Você escolhe o tamanho e o tipo, de acordo com o gosto e o bolso. Os preços variam entre aproximadamente 25 e 70 euros a dúzia. Para acompanhar, pedimos uma taça de Sancerre.
Aí empolgamos e o Palais Royal foi pras cucuias. Pedimos na sequência camarões para mim, que sou menos corajosa. E frutos do mar para o maridon. Ouriço e outras coisas que nunca antes tínhamos visto ou ouvido falar. Ele foi alertado que não seria fácil, mas foi em frente.
Bem, a segunda parte para mim foi maravilhosa. Para meu marido, forte! Para vocês terem uma ideia, ele disse que algumas das conchas tinham gosto de tétano! Sabe-se lá que gosto isso tem, mas eu não tive coragem de experimentar. Mesmo meu querido padrasto Alby, que é praticamente um pescador corso, não soube identificar os frutos do mar servidos.
Mas comer ostras e camarões tão frescos e de uma qualidade tão excepcional e poder experimentar (mesmo que via o marido) coisas tão raras, foi uma experiência única. Para nós, um luxo puro. Mesmo o lugar sendo bem tosco e, a princípio, a antítese do luxo.
Se você gosta de frutos do mar, anote este endereço.
L’Écume Saint-Honoré: 6 rue du Marché-Saint-Honoré | 75001
Clique aqui para reservar uma mesa no restaurante Écume Saint-Honoré
Outros posts da série Luxo em Paris:
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse nossa agência online Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
65 Comentários
Cláudia Oiticica
O paraíso para quem gosta de frutos do mar. Conheci por acaso.
Maria das Graças
Madá, não tenho utensílio próprio para abrir as ostras. Abro-as com uma faquinha de ponta pequena. Tem funcionado bem.
O principal é a utilização de um pano de prato dobrado em quatro para proteger a mão tanto da ostra como para evitar acidentes com a faca.
Maria das Graças
Madá, em um comentário seu, de algum tempo atrás, voce falou da Maria vai com as Ostras. Como voce não disse de onde era e tem no Espírito Santo, foi para eles que enviei um e-mail que até hoje não responderam. Vou tentar contato com a de Florianópolis.
Madá
Marilia Boos Gomes, já encomendei duas vezes ostras da Maria Vai com as Ostras (de SC). Eles embalam as ostras com gelo numa caixa de isopor e entregam em casa!!!! Uma maravilha. Chegam ainda bem geladas e deliciosas. Haja paciência e mão firme para abrí-las. Mesmo com as faquinhas próprias para abrir…
Maria das Graças
Beth, obrigada pela informação sobre o Grand Véfour.
Beth
Maria das Graças
Já tive o prazer de ir ao Véfour e gostei muito.
Atendimento perfeito e comida melhor ainda…
E não é o restaurante mais caro de Paris!
A não ser que vc resolva pedir o vinho mais caro da casa, rsrs
Abs.
Maria das Graças
Marcia Lube, nunca frequentei restaurantes estrelados e não pediria um menu degustação, mesmo sendo brinde da casa, porque como pouco e seria um descaso com o chef não aceitar todos os pratos.
Mas os grandes chefs tem muito a nos ensinar. E eu aprendo muito com eles. E a Internet nos proporciona tudo isso.
Outro que gosto de ver é o Alain Passard, do L’Arpèrge. É um luxo saborear uma verdura, legume ou outro ingrediente de qualidade preparado de forma simples.
E a cada dia nos dias de hoje eu me convenço de que o menos é mais. Para mim isso é o luxo do luxo.
Marcia Lube
Sempre é dito que o Grand Véfour é caríssimo.
Passei pela porta do restaurante em um dia em que estava passeando pelas redondezas.
Fiquei surpresa com o preço do Ménu Dégustation : é só E$ 10.00 a mais do que é cobrado no Jule Verne do Alain Ducasse.
Vale para uma comemoração !
Maria das Graças
Beth, não está nos meus planos uma ida ao Le Grand Véfour por isso torço para que a Mariana vá lá e nos conte como é. rsrsrs
O Grand Véfour me chamou a atenção porque o Guy Martin, chefe proprietário desse restaurante, faz um programa muito interessante na TV5 que se chama L’Épicerie Fine que vejo ou às terças ou aos domingos às 19:30hs. No programa ele demonstra ser um apaixonado pelo que faz dai a minha curiosidade. rsrsrs